Programa de Apoio a Empreendedores Afrobrasileiros

A importância do Programa do BID pelas vozes dos 30 afroempreendedores selecionados

De fevereiro a maio de 2016, os 30 afroempreendedores selecionados participaram de capacitação por meio da metodologia “Bota pra Fazer”, da Endeavor, que inclui o acesso a diversos conteúdos online, atividades presenciais, acompanhamento de especialistas e processos de monitoramento e de avaliação.

Durante o seminário que aconteceu em 11 de maio de 2016, no auditório do Insper, todos os afroempreendedores foram ouvidos. Assista os depoimentos gravados com exclusividade no site da InovaCapital, os quais expressam como o Programa de Apoio a Empreendedores Afrobrasileiros, iniciativa inédita do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já está contribuindo para a transformação dos seus negócios.

A Endeavor produziu vídeos inspiradores com três afroempreendedores participantes do Inova Capital. Conheça as histórias de vida de Adriana Barbosa (Black Codes), Henrique da Silva (Saladorama) e Matheus da Silva Cardoso (Moradigna).

O empreendedorismo é uma alavanca muito importante no desenvolvimento social e econômico de qualquer sociedade, bem como para o crescimento profissional e social do próprio empreendedor. Portanto, nós do BID acreditamos que promover o empreendedorismo afro-brasileiro é fundamental para a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social. Para os investidores, investir em afroempreendedores oferece uma opção de diversificação da carteira de investimentos com retorno econômico e comprovado impacto social. As grandes corporações e as agências governamentais de fomento têm um compromisso significativo com esse segmento populacional e incentivam empressas que possam impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento.

Luana Marques Garcia
Especialista em Desenvolvimento Social da Divisão de Gênero e Diversidade do BID -
Compartilhe!

Um comentário, add yours.

gilkaerosantos

È impactante ouvir essas experiências exitosas. Tenho 65 anos e ainda quero realizar o meu sonho de ser uma empreendedora literária.

Abraços

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você