Convite Florianópolis

Afroempreendedores e gestores públicos de Santa Catarina participam de evento organizado pelo Projeto Brasil Afroempreendedor

Empresários e micro empresários negros de Santa Catarina estarão reunidos nesta quinta-feira (20), no “Café dos Empresários e Afroempreendedores”, para trocar experiências, apresentar os seus produtos e conhecer melhor o Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) e as parcerias do PBAE com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo do Estado de Santa Catarina voltadas aos empreendedores afro-brasileiros. A atividade acontece no Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor – CASE (Av. Osmar Cunha, 278 | Centro |Florianópolis), das 18 às 21 horas.

Após participação no “Café dos e Afroempreendedores”, o coordenador Executivo do Projeto Brasil Afroempreendedor, João Carlos Nogueira, apresentará a segunda etapa do projeto. Lançado em 2013, o Projeto Brasil Afroempreendedor tem como objetivo estimular o desenvolvimento e facilitar a vida das micro e pequenas empresas administradas por empreendedores negros e negras. Além de mobilizar os afroempreendedores, oferecer cursos de formação e capacitação e atendimento aos afroempreendedores por meio de planos de negócios elaborados em conjunto com consultores do Sebrae, o Projeto, neste momento, tem investido esforços na mobilização dos afroempreendedores de todo o Brasil, visando a articulação de redes locais e nacional de afroempreendedores.

Segundo dados do Sebrae, entre 2001 e 2011, o percentual de micro e pequenos empresários que se autodeclaram pretos ou pardos subiu de 43% para 49%, totalizando aproximadamente 11 milhões de empreendedores negros. Entretanto, essas empresas, promotoras de emprego e geração de renda passam despercebidas na sociedade, ocultando a capacidade produtiva desse segmento da população. “A adoção de políticas de promoção da igualdade contribuiu para tornar mais evidente o problema da invisibilidade da atuação empreendedora da população negra. Há pelo menos duas décadas, empresários afro-brasileiros se reúnem em associações para discutir as particularidades de seus negócios. Esses dados revelam que o empresariado afrobrasileiro é muito expressivo, mas também demonstram o desconhecimento por parte da sociedade das atividades produtivas dos afro-brasileiros”, pontua Nogueira.

Para a consultora de mobilização de Santa Catarina, Lisiane Bueno da Rosa, o trabalho de mobilização junto aos afroempreendedores deve ser permanente, pois, segundo ela, não basta apenas entrar em contato, mas informá-los sobre a importância da formalização com CNPJ, de um bom planejamento do seu negócio e de estarem articulados. “Nosso trabalho é contínuo. Além de identificarmos os afroempreendedores do nosso estado, temos que mantê-los organizados, incentivá-los a criarem os seus planos de negócios e mobilizados. Somos 88.733 afroempreendedores em Santa Catarina. No entanto, os empreendedores não negros apresentam um rendimento médio mensal 94,3 % maior do que o empreendedor negro. Por isso, nosso objetivo maior é fortalecer a rede nacional de afroempreendedores, com a finalidade de encontrarmos um ponto que contribua para reverter essa estatística”, destaca Lisiane.

A atividade também contará com a participação da coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis (COPPIR), Flávia Lima, do presidente do Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina (Cepa), José E. Ribeiro, ambos apoiadores do PBAE e do Consultor de Planos de Negócios do Sebrae Nacional, Alexandre da Silveira. O Projeto Brasil Afroempreendedor está sendo realizado em 11 capitais, por meio de um convênio entre Instituto Adolpho Bauer (IAB), SEBRAE Nacional e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (CEABRA).

Afroempreendedores em destaque

Na sexta-feira (21), o coordenador Executivo, a consultora de mobilização e de Plano de Negócios do PBAE visitam o atelier da empresária Tamara Damares, criadora da empresa Tamara Damares Acessórios. Tamara vende suas peças (bijuterias finas) por atacado e varejo e seus produtos podem ser encontrados em diversas lojas da Grande Florianópolis. Também faz atendimento personalizado e montagem de peças exclusivas em seu ateliê. Suas criações são usadas por apresentadores de TV local e celebridades do eixo Rio-São Paulo.

SERVIÇO

O que: “Café dos Empresários e Afroempreendedores”
Data: 20 de agosto de 2015
Local: Centro de Atendimento SEBRAE ao Empreendedor – CASE (Av. Osmar Cunha, 278 | Centro | Florianópolis | Santa Catarina.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você