Carta Convite e Termo de Referência Convênio Nº 42

Processo Seletivo – Caráter de Urgência

1.    O INSTITUTO ADOLPHO BAUER, está contratando um/a (1) profissional para a Função de CONSULTOR/A ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL do projeto Brasil Afroempreendedor;
2.    Abaixo segue o Termo de Referência com características e informações da Função e do Trabalho a ser desenvolvido;
3.    Os interessados deverão responder, por escrito, via e-mail, esta CARTA CONVITE até as 18 horas do dia 30 de julho de 2015, manifestando seu interesse, concordância com as condições do Edital e disposição de aceite e de início imediato dos Trabalhos;
4.    Este é um processo licitatório de Contratação por Carta Convite aos moldes do sistema SEBRAE NACIONAL;
5.    Este contrato é para o período de 06 (seis) meses (agosto de 2015 a janeiro de 2016), para desenvolvimento de trabalho junto ao Projeto Brasil Afroempreendedor;
6.    A contratação é imediata, com o contrato iniciando no dia 01 de agosto de 2015;
7.    O contratado com remuneração mensal de R$ 5.000,00 (Os encargos e tributos legais correrão por conta do contratado);
8.    Este trabalho será por Prestação de Serviços de Consultoria e não poderá gerar vínculo empregatício com a entidade contratante. O Contratado deverá fornecer Nota Fiscal (Como Pessoa Jurídica com vinculo legal direto);

(01) Objeto
1.    Contratação de 1 CONSULTOR/A ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL para atuação junto ao Projeto Brasil Afroempreendedor, pelo período de 06 (seis) meses, para atuação em âmbito nacional, segundo o Convênio no 42 (Brasil Afroempreendedor), habilitado e qualificado para a colaboração na construção da Rede Brasil Afroempreendedores.

(02) Motivação
Este CONSULTOR/A será peça chave na articulação, manutenção e implantação deste CONVÊNIO, tendo em sua responsabilidade as seguintes atribuições:
1.    O Consultor Especialista em COMUNICAÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL, será responsável pelo bom andamento e desenvolvimento ….
2.    Colaborar nas ações de articulação da Rede Nacional de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros, com mobilização de parceiros nos estados e regiões, bem como, para a realização dos seminários estaduais e para a boa e efetiva divulgação do projeto.

(03) Especificações técnicas
1.    Acompanhar (de forma presencial e virtual) a Equipe do projeto Brasil Afroempreendedor em suas atividades de articulação de mídia e imprensa;
2.    Elaboração de artigos, entrevistas e matérias para alimentar as Redes Sociais em relação ao Projeto Brasil Afroempreendedor;
3.    Unificar e coordenar as ações de comunicação e mídia do Projeto Brasil Afroempreendedor;
4.    Elaborar relatório mensal das atividades e atendimentos, bem como apresentar evolução da política de comunicação de nosso Projeto;
5.    Contribuir com a estruturação da Rede Brasil de Afroempreendedores no estado.
6.    Contribuir com a coordenação nacional do projeto na estruturação e alimentação do BANCO DE CONHECIMENTOS e com a realização da Pesquisa Nacional de PERFIL DOS AFROEMPRENEDEDORES BRASILEIROS;
7.    Ter disponibilidade para deslocamentos e atuações no conjunto do estado em que o Projeto está sendo desenvolvido e implementado;
8.    Ter acesso a Grande Imprensa, as Mídias Alternativas e as Redes Sociais;

(04) Experiência comprovada em:
1.    Comunicação Social e Institucional;
2.    Bom relacionamento com grande mídia e mídias sociais;
3.    Formação de redes de cooperação, empresariais ou sociais;
4.    Facilitação em divulgação e articulação de imprensa para: workshops, oficinas, encontros, seminários, grandes eventos;
5.    Capacidade de gestão e articulação de trabalho em equipe;
6.    Capacidade didática e educacional;
7.    Experiência e capacidade na articulação e gerenciamento de Redes de comunicação e Redes Sociais;
8.    Bom texto e formulação de matérias e entrevistas temáticas;
9.    Conhecimento sobre a temática Racial e sobre Empreendedorismo;

(05) Conhecimentos necessários para atuação do consultor:
1.    Diagnóstico empresarial: mapeamento da situação global da empresa, levantamento das práticas de planejamento e de gestão, incluindo levantamento da situação financeira (controles financeiros e formação do preço de venda); análise dos modelos de desdobramento, governança da estratégia e ferramentas de gestão; análise da estrutura organizacional e seu funcionamento alinhado à estratégia de recursos humanos, sistemática de comunicação e informatização existentes; visão, missão, diretrizes  estratégicas e valores da organização; análise dos pontos fortes e fracos, proposta de valor e medidas adotadas para a solução de problemas; mapeamento dos indicadores de desempenho e mercadológicos; processo produtivo e inovação e tecnologia.
2.    Desenvolvimento local/regional e políticas públicas: estratégias de desenvolvimento local e regional por meio de políticas públicas municipais de apoio aos pequenos negócios, planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, programas setoriais (desenvolvidos no âmbito das secretarias municipais de turismo, agronegócios, desenvolvimento, meio ambiente, tecnologia, trabalho e renda, fazenda).
3.    Políticas públicas de apoio às Micro e Pequenas Empresas: conceito de políticas públicas, formulação, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas; estratégias de desenvolvimento focadas em políticas de apoio aos pequenos negócios; políticas públicas tributárias de incentivo aos pequenos negócios; desburocratização de processos de abertura e funcionamento de empresas; políticas e programas setoriais que contemplem as micro e pequenas empresas (desenvolvidos no âmbito das secretarias municipais de turismo, agronegócios, desenvolvimento, meio ambiente, tecnologia, trabalho e renda, fazenda).
4.     MEI – Microempreendedor Individual:  benefícios, processo de formalização, atividades regulamentadas;

(06) Prazo, local e condições de entrega ou execução
1.    O objeto do presente contrato é a prestação de serviços de caráter profissional junto ao Projeto Brasil Afro empreendedor, fruto do Convênio nº42, firmado no dia 23 de maio de 2013, entre o SEBRAE NACIONAL, o Instituto Adolpho Bauer e o CEABRA-SP (Coletivo dos Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo), com a finalidade única do Desenvolvimento de uma Política Pública de Fortalecimento do Afroempreendedorismo.
2.    OS TRABALHOS DO CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL SERÃO REALIZADOS A PARTIR DA SEDE DO INSTITUTO ADOLPHO BAUER EM CURITIBA – PARANÁ.
3.    Este Contrato terá a duração de 6 (seis) meses: agosto de 2015 a janeiro de 2016;
4.    Este Projeto tem Âmbito Estadual. O mesmo prestara conta mensal de seus trabalhos, por intermédio de Relatórios Escritos e descritivos, à Coordenação Geral do Projeto. O Consultor será avaliado permanentemente pela equipe dirigente do Projeto e poderá ter seu contrato cancelado antes do término do período se não estiver cumprindo adequadamente o Plano de Trabalho e as funções estabelecidas no Contrato e no Termo de Referência. A instância máxima de deliberação sobre este item será a Coordenação Geral do Projeto, sob a responsabilidade do Instituto Adolpho Bauer.

(07) Prazo e condições de garantia
1.    6 (seis) meses, para contratação imediata a partir do dia 1 de agosto de 2015;

(08) Condições e prazos de pagamento
1.    Os pagamentos serão feitos mediante apresentação da Nota Fiscal (Pessoa Jurídica com vinculo legal).
2.    O Contratado atuará a partir de salas e espaços cedidos pelos parceiros locais do Projeto.
3.    O contratado terá a tarefa e missão de acompanhar e monitorar, nacionalmente (a distância), a toda Equipe do Projeto Brasil Afroempreendedor em seus esforços de comunicação e divulgação de nosso Projeto e de nosso trabalho;

(09) Resultados Esperados
1.    Fazer com que a comunicação de nosso Projeto alcance altos indicies de visibilidade nacional;
2.    Contribuir para a Organização, Estruturação e visibilidade da REDE NACIONAL DE AFROEMPREENDEDORES;
3.    Conseguir alta visibilidade e cobertura para o Seminário Nacional do projeto a ser realizado no dia 28 de novembro na cidade de São Paulo;
4.    Construir uma ampla REDE de articulação e apoio ao nosso Projeto via Mídias e Redes Sociais e Populares;

(10) – Critérios de Seleção: (Pontuação total de 20 pontos)
1.    Conhecimento e experiência em cultura empreendedora: 3 pontos
2.    Experiência profissional com comunicação institucional e social: 4 pontos
3.    Graduação e especializações em áreas afins ao Projeto: 3 pontos
4.    Conhecimento e experiência junto a mídias sociais e populares: 4 pontos
5.    Conhecimento e experiência na implementação de itens do Estatuto da igualdade Racial: 3 pontos
6.    Conhecimento da realidade afro-brasileira:3 pontos
7.    O critério principal para desempate em caso de necessidade, será o critério de idade (maior idade) ou filhos (número de filhos).

                                                                                                                                            Curitiba, 28 de julho de 2015.

                                                                                                                                                             Adilton José de Paula
                                                                         Coordenador Institucional do Projeto BrasilAfroempreendedor

Compartilhe!

2 comentários, add yours.

TERESINHA CRISTINA FERREIRA CAMARGO

Ficarei muito honrada em fazer parte deste ProjetoBrasilAfroempreendedor.

    Instituto IAB

    Autor

    Bom dia Teresinha.
    Você ainda não faz parte do Projeto Brasil Afroempreendedor?
    Ainda dá tempo de se inscrever, para isso acesse o link http://bit.ly/1NAPdHb e assim garanta seu lugar no Projeto. Obrigada.

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você