Coordenadores do PBAE dialogam com governo federal sobre criação de políticas públicas

Na última terça-feira (27), em Brasília, os coordenadores do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) participaram de reunião com o chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República, Rodrigo Soares. O objetivo foi debater o afroempreendedorismo dentro da agenda de desenvolvimento nacional e a construção de políticas públicas voltadas para micro e pequenos empresários afro-brasileiros.

Para o coordenador institucional do PBAE e especialista em Planejamento e Gestão Estratégica, com Foco em Desenvolvimento Humano e Sustentável, Adilton de Paula, o afroempreendedorismo tem de estar presente na agenda do governo federal, como forma de possibilitar a criação de estratégias para fomentar os negócios dos micro e pequenos empresários afrodescendentes. “Buscamos dialogar com o governo sobre a criação de políticas públicas e outras ações que vão ao encontro do fortalecimento do afroempreendedorismo brasileiro, procurando inserir os afroempreendedores na agenda do desenvolvimento nacional”, afirma de Paula.

Segundo Adilton de Paula, o representante da Secretaria Geral da Presidência da República se comprometeu em encaminhar a proposta de um estudo, envolvendo dados dos Ministérios da Fazenda e Planejamento, que possa viabilizar ações que contribuam para o desenvolvimentos das micro e pequenas empresas. “Nesse momento, os programas de governo, sejam de quais áreas forem, estão sendo analisados pelo viés econômico. No entanto, o governo federal pode encontrar respostas aos problemas através daqueles que foram atingidos pela crise. Ou seja, esse é um momento de reflexão sobre quais as intervenções que se podem fazer em benefício das milhões de micro e pequenas empresas, já que metade destas são comandadas por empreendedores negros. E para que possa, a partir delas, conseguir a retomada do crescimento para o país”, ressalta o coordenador do PBAE.

Afroempreendedorismo em pauta

O Projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil, construída pelo Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e pelo Coletivo de Empresários e Empreendedores Afrobrasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), em parceria com o Sebrae Nacional. O projeto, inédito no país, é realizado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Maranhão, Bahia, Paraíba e Pernambuco. “O projeto é uma ação voltada para o fortalecimento do afroempreendedorismo, para o desenvolvimento dos negócios de negros e negras, segmento este sem acesso à tecnologia e à capacitação profissional e que apresenta um rendimento médio mensal 94,3 % menor do que o empreendedor não negro”, argumenta Adilton de Paula.

Estiveram presentes o coordenador institucional do Instituto Adolpho Bauer (IAB), Adilton de Paula, e o diretor técnico da entidade, Luiz Antonio de Almeida; a representante do Conselho Gestor Nacional do PBAE, Vera Gomes; o coordenador do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (CEABRA), João Carlos Martins; o consultor nacional do Sebrae e coordenador executivo do PBAE, João Carlos Nogueira e do chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República, Rodrigo Soares.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você