Empreendedores afro-brasileiros da Paraíba discutem acesso a crédito

Os afroempreendedores da Paraíba tiveram o primeiro contato com o projeto Brasil Afroempreendedor nesta terça-feira, 3, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em João Pessoa. A atividade na Paraíba substituiu o seminário estadual, transferido para agosto deste ano. O mesmo já havia acontecido com o seminário do Paraná, realizado na semana que passou. Com as transferências, as inscrições para os seminários continuam abertas e podem ser feitas aqui no site do IAB.

Participaram da abertura do seminário da Paraíba o secretário de Trabalho, Produção e Renda de João Pessoa, Diego Tavares, representando o prefeito, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Lucius Fabiani Vasconcelos Souza, o ex-secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Rodrigo de Souza Soares, a coordenadora Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Maria do Socorro Pimentel, a representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Vera Lúcia Ferreira Gomes, o diretor dos Correios, José Trajano Vasconcelos, o supervisor de Sustentação a Negócios da Caixa Econômica Federal (CEF), José Cassiano da Cunha Júnior, e a coordenadora estadual da ONG Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves. As consultoras estaduais do projeto Maria Domingas, do Maranhão, e Rita Lessa, de Pernambuco, auxiliaram na organização do evento.

Além da apresentação detalhada do projeto, feita pelo coordenador institucional Adilton de Paula, os empreendedores também ouviram palestra sobre Crédito e Empreendedorismo, feita pelo supervisor da CEF, José Cassiano da Cunha Junior, e conheceram as propostas do Banco Cidadão de João Pessoa, vinculado à Secretaria do Trabalho, Produção e Renda. A apresentação foi feita por Magno Porto, técnico da secretaria. Durante a atividade desta terça, os empreendedores negros e negras também presenciaram o lançamento do selo “Umbanda: Sincretismo Religioso Brasileiro”, feito por José Trajano, da Diretoria Regional dos Correios na Paraíba.

As atividades nos estados que já realizaram os seminários estaduais continuam, com a realização dos cursos on-line pelos afroempreendedores e a elaboração dos planos de negócios. Além disso, continuam as buscas de parceiros locais para a construção das redes de parceiros. As próximas etapas do projeto estão sendo discutidas com o SEBRAE Nacional. As definições serão feitas ainda este mês e apreciadas em conjunto com os participantes do projeto.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você