Convite 23 de setembro - Amapá

Encontro do Projeto Brasil Afroempreendedor no Amapá debaterá articulação de negócios em rede

No dia 23 de setembro, as consultoras do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE)-Amapá promovem a Roda de Conversa com os afroempreendedores de Macapá e Região Metropolitana. A atividade contará com debate sobre a Rede Brasil de Afroempreendedores, articulação que tem por objetivo congregar afro-brasileiros que administram micro e pequenas empresas. O encontro acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, no centro de Macapá, e contará com a presença do coordenador executivo do PBAE, João Carlos Nogueira, representantes da Secretaria Municipal de Educação do Macapá, Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendente (SEAFRO), Polo Universitário Equador, Sebrae-Amapá, entre outros parceiros do projeto.

O Projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil – por meio do Instituto Adolpho Bauer (IAB) e o Coletivo de Empresários e empreendedores Negros (CEABRA) – em parceria com o Sebrae Nacional.  Segundo a Consultora Organização e Mobilização do PBAE – Amapá, Maria Neusa dos Santos, além de diagnosticar as empresas administradas por afro-brasileiros, o projeto visa fortalecer uma rede nacional de afroempreendedores, unindo os melhores negócios e dando visibilidade à criatividade empreendedora da população negra. “Além do diagnóstico, realizamos no ano passado o Seminário Estadual para explicar o que é o Projeto Brasil Afroempreendedor, fizemos encontros pedagógicos, auxiliamos os empreendedores afro-brasileiros em seus planos de Negócios e oferecemos a eles cursos na modalidade EAD [educação a distância] sobre Redes, Mercados e Desenvolvimento Afro-brasileiro para que pudessem se reconhecer nesta entidade. Nosso objetivo agora é incentivá-los a integrar a Rede”, destaca Maria Neusa.

Rede Brasil de Afroempreendedores

A Rede Nacional de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros – Rede Brasil de Afroempreendedores – é uma articulação focada na troca de experiências, promoção de intercâmbios e desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico deste segmento. A organização da Rede é um dos objetivos do Projeto Brasil Afroempreendedor, uma iniciativa fundamental para promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil, junto a microempresas e empreendedores individuais afro-brasileiros.

Afroempreendedores Brasileiros

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação entre 2003 e 2013, houve crescimento de 10% no número de Donos de Negócio no País e a quantidade dos que se declaravam pretos e pardos cresceu 24%, mudando de 9,5 milhões para 11,8 milhões de pessoas.

Esses dados estão na pesquisa do Sebrae Nacional “Os Donos de Negócio no Brasil: Análise por Raça/Cor (2003-2013)”, a qual também aponta que os setores de atividades que mais reúnem pretos e pardos são serviços (26%), comercio (24%), setor agrícola (20%) construção (20%) e indústria (10%). Em relação ao rendimento médio mensal, pretos e pardos recebiam em 2013 R$ 1.246/mês, contra R$ 2.627/mês entre brancos.

PROGRAMAÇÃO

  • 23 de setembro de 2015 | 18h às 21h
  • Roda de Conversa com Afroempreendedores
  • Atividade cultural
  • Coffee break
  • Parceiros Palestrantes:
    • Secretaria Municipal de Educação do Macapá – Dalva Figueiredo;
    • Coordenadoria do Polo Universitário Equador – Lucíola Moraes;
    • Instituto de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) – Maikon Magalhães da Silva;
    • Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendente (Seafro) – Nubia Cristina de Souza;
    • Sebrae/ Amapá – João Carlos Calazan Alvarenga;
    • Banco do Brasil – Jorge Alberto Souza.

Serviço:

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você