Encontro Em São Paulo reúne empreendedores afro-brasileiros e afro-americanos

Mais de 50 pessoas, entre elas 35 empreendedores do projeto Brasil Afroempreendedor, participaram da palestra “A utilização das redes sociais e as possibilidades de negócios entre empreendedores afro-brasileiros e afro-americanos”, feita por Kumi Rauf, empreendedor negro dos Estados Unidos que esteve em São Paulo na quarta-feira, 11 de junho. O encontro aconteceu no plenário Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Rauf é o criador do I Love being Black (Eu Amo ser Negro/a), marca de vestuário e acessórios que imprime a mensagem positiva em várias peças de comunicação, como camisas, pulseiras e calendários. Sua página do Facebook tem mais de seis milhões de usuários, sendo a maior fanpage sobre o tema na rede social.

A história de Kumi Rauf começa a partir do momento em que ele customizou, para uso próprio, uma camiseta com a frase “I Love being Black”, no começo dos anos 2000, chamando a atenção de muitas pessoas. Ao perceber a oportunidade, o empreendedor investiu num negócio próprio, criando a marca de mesmo nome, com camisetas, pulseiras, faixas, posteriormente ampliando para roupas infantis, vestidos, bonés e outros acessórios. Em 2008, Rauf criou uma página no Facebook para divulgação dos produtos e, surpreendentemente, em dois anos tinha atingido mais de um milhão de seguidores. Hoje, tem mais de seis milhões de seguidores, sendo quatro milhões dos Estados Unidos e dois milhões de outros países, inclusive Brasil.

Além da palestra do empreendedor dos Estados Unidos, empreendedores negros e negras brasileiros também deram depoimentos sobre suas trajetórias, contando um pouco das dificuldades, soluções de problemas e perspectivas. Durante o encontro, houve troca de experiências e indicações de parceiros americanos para alguns dos empreendedores presentes. Ao final, houve sessão de fotos promovida por um empreendedor, modelo de profissão, que serão postadas na fanpage de Rauf. Sugeriu-se ainda que aconteça um encontro num futuro próximo entre empreendedores afro-brasileiros e afro-americanos, com o objetivo de estabelecer aproximação e parcerias.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você