I SENEAB – Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro

Os rumos do empreendedorismo afro-brasileiro.

O I Seminário Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-Brasileiro (I SENEAB), realizado em Brasília, no dia 20 de dezembro, de certa forma representou o encerramento de um ciclo e o começo de outro. O seminário foi promovido pelo Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O ciclo que se encerrou foi o de mobilização inicial de empreendedores e empreendedoras afro-brasileiros para debater alternativas de construção de políticas públicas para a estruturação e multiplicação desses empreendimentos. A série de encontros preparatórios realizados ao longo de 2012 culminou com o I SENEAB e a consolidação das diversas contribuições levantadas durante as reuniões locais e debatidas pelo público presente. Estiveram presentes lideranças empresariais afro-brasileiras, representantes do Governo Federal, entre os quais Fundação Cultural Palmares, ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, parlamentares, entre outros participantes.

O ciclo que se abre é o da construção efetivas das políticas públicas para os afro-empreendedores, a partir das conclusões debatidas no I SENEAB. Instrumento fundamental para tanto será a implementação do Projeto Brasil Afroempreendedor, iniciativa nacional do CEABRA/SP e do IAB com patrocínio do SEBRAE. O Projeto Brasil Afroempreendedor terá duração de 24 meses, e será desenvolvido em 12 estados da Federação. O objetivo do projeto é impulsionar a construção de políticas públicas para o desenvolvimento dos micro, pequenos e microempreendedores individuais afro-brasileiros. Para isso, pretende atingir mais de 1200 afroempreendedores, buscando consolidar no mínimo 500 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, a serem acompanhadas e monitoradas, visando à formulação de uma política pública de fortalecimento do afroempreendedorismo. O projeto soma-se aos Objetivos do Milênio da ONU, às políticas do Governo Federal de combate à fome e à miséria, às políticas de promoção da igualdade racial e à missão e aos objetivos estratégicos do SEBRAE Nacional, que tem papel decisivo pela via da ampliação do número de empreendedores e das micro e das pequenas empresas do País.

O Brasil vive um tempo em que as políticas de inclusão fornecem um contraponto decisivo à desigualdade, que ainda persiste. O campo do empreendedorismo, neste aspecto, tem uma contribuição fundamental a dar. As principais conclusões do I SENEAB, entrevistas com participantes e uma pequena mostra do que é o Projeto Brasil Afroempreendedor são apresentados ao longo desta publicação.

Boa Leitura.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você