Instalação do Comitê Gestor do projeto Brasil Afroempreendedor

Instalação do Comitê Gestor do projeto Brasil Afroempreendedor será no dia 22 de outubro

Afroempreendedorismo, eu apoio essa ideia!

A reunião de instalação do Comitê Gestor do projeto Brasil Afroempreendedor acontecerá no próximo dia 22 de outubro de 2013, das 14h30min às 17 horas, em Brasília, na sede do SEBRAE Nacional. O Comitê Gestor é um instrumento de aperfeiçoamento de gestão. Terá reuniões regulares e servirá para debater e aperfeiçoar o projeto. Integrarão o Comitê entidades do governo e da sociedade civil. A coordenação do projeto é do Instituto Adolpho Bauer e do CEABRA/SP, mas a gestão será compartilhada com órgãos públicos e entidades da sociedade civil brasileira que desenvolvam ações voltadas para o empreendedorismo e para a economia criativa. Em setembro, convites foram enviados para as entidades que integrarão o Comitê Gestor. Durante a reunião de Brasília, a participação dessas entidades será formalizada.

Projeto

O Projeto Brasil Afroempreendedor foi lançado em 5 de agosto, em São Paulo. Várias ações de construção da rede de parceiros e dos instrumentos para a execução do projeto foram encaminhadas desde então. Este é um projeto piloto de 24 meses (dois anos de execução), que será desenvolvido inicialmente em 12 (doze) estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, BA, PE, PB, AP e MA) e depois expandido para todo o território nacional. Serão cerca de 1200 afroempreendedores apoiados e acompanhados neste período pela equipe do projeto, com as seguintes ações: Montagem dos Planos de Negócio, Capacitação e Qualificação Empresarial, Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios, Desenvolvimento dos Planos de Marketing, Construção de Experimentos e Casos de Sucesso.

O projeto Brasil Afroempreendedor é uma parceria entre o Instituto Adolpho Bauer (IAB), o Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP) e o SEBRAE Nacional, a partir de uma demanda da sociedade civil. Soma-se a outras ações de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial da sociedade brasileira, com objetivos de formular políticas públicas para o fortalecimento e o desenvolvimento do afroempreendedorismo no Brasil e de consolidar a Rede Nacional de Afroempreendedores.

O projeto está sendo desenvolvido a partir de uma ampla ação solidária e de envolvimento de parceiros. A participação nessa iniciativa é fundamental, uma vez que todos estarão contribuindo diretamente com a gestão do projeto, com a concretização da Rede Nacional de Afroempreendedorismo e com a formulação de uma Política Nacional de Afroempreendedorismo.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você