https://www.institutoiab.org.br/projeto-brasil-afroempreendedor/pesquisa-pbae/

Movimento criado pelo Sebrae incentiva compra dos pequenos negócios

Compras dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para geração de empregos, melhor distribuição da renda e desenvolvimento do país.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa da sociedade civil organizada, liderada pelo Sebrae, para apoiar os pequenos segmentos empresariais nesse momento de dificuldades na economia. O Movimento busca conscientizar o consumidor de que a decisão de compra envolve uma escolha e que o ato de comprar dos pequenos negócios contribui para fortalecer os segmentos que mais geram empregos no país, resultando em ganhos para todos.

Essa iniciativa tem como marco a data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Assim, esse Movimento evidencia que todo dia é dia de comprar dos pequenos negócios, mas que o dia 5 de outubro é um dia especial para valorizar as micro e as pequenas empresas, bem como os microempreendedores individuais. É um dia para, efetivamente, comprar dos pequenos negócios.

Com o apelo de que “esse negócio também é seu”, o Movimento convida a sociedade a refletir sobre o papel dos pequenos negócios, destacando que eles representam mais de 95% do universo empresarial brasileiro, geram 52% dos empregos e respondem por 27% do PIB. É uma importante ação de apoio, também, em um momento de conjuntura econômica difícil para o mercado.

A ideia é mostrar que de pequeno em pequeno negócio se constrói um grande país. Que os pequenos negócios geram empregos e fazem a economia girar de norte a sul, impulsionando o desenvolvimento social das comunidades onde atuam e promovendo a melhoria da qualidade de vida.  E que, por tudo isso, os pequenos negócios são importantes para os seus donos, mas são imprescindíveis para o equilíbrio social e econômico do Brasil.

Compra consciente

Vale ressaltar que não se trata de um Movimento para estimular o mero consumo. Ao contrário, é um dia dedicado à compra consciente, um dia para que consumidor dê um significado maior ao rotineiro ato de comprar dos pequenos negócios, e para que a sociedade perceba que esse ato concreto traz grandes benefícios para a comunidade e para o país.

Também não se trata de um dia para comprar dos pequenos motivado por vantagens comerciais, como promoções ou descontos. Trata-se de um dia de conscientização de que os pequenos negócios exercem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Por tudo isso, entidades empresariais de todo o país vão apoiar essa iniciativa e mobilizar os donos de empreendimentos de pequeno porte para que participem e se prepararem para o dia 5 de outubro, ápice de todas as iniciativas do Movimento.

Mas, para que ganhe força e seja compreendido como um movimento de cidadania, legítimo e autêntico, deve contar com dois atores fundamentais: de um lado, a adesão dos pequenos negócios, estampando na vitrine o orgulho de serem a base da economia do país; do outro lado, o engajamento da sociedade em seu papel de consumidor consciente.

Como participar

Os pequenos negócios podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, participar dos eventos da sua localidade, fazer download das peças, adotar a identidade visual do Movimento caracterizando-se como um pequeno negócio.Os parceiros, entidades e instituições privadas e públicas, também podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, adotando e promovendo a identidade visual do movimento para seus clientes e colaboradores, e podem ainda apoiar ou realizar eventos que tenham afinidade com os propósitos do Movimento.

Por que comprar dos pequenos negócios?

O site www.compredopequeno.com.br destaca cinco razões para o consumidor eleger os pequenos negócios ao comprar produtos e serviços. O primeiro deles enfatiza que o pequeno negócio está perto de casa, tornando o nosso dia a dia mais simples. Ter a padaria, o mercadinho, a borracharia, a loja de informática, de calçados e tantos outros produtos e serviços sempre ao dispor é tão comum que as pessoas nem percebem como os pequenos negócios fazem parte da história do bairro e o quanto eles facilitam a vida do consumidor.

O segundo motivo evidencia que as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no país, respondendo por 52% dos empregos formais. Além disso, eles desempenham um papel social de fundamental importância pela oferta do primeiro emprego para milhares de trabalhadores.

A terceira motivação está relacionada ao fato de que comprar do pequeno negócio local faz com que o dinheiro fique no bairro, gerando novas oportunidades de emprego e distribuição de renda. Destaca ainda um aspecto mais amplo com ênfase na qualidade de vida, já que optar pela compra no pequeno comércio da vizinhança evita deslocamentos pela cidade e contribui para reduzir a emissão de gases poluentes.

O quarto motivo trata dos impactos socioeconômicos decorrentes da escolha pelo pequeno comércio. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem, estimulando a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços, a atender melhor o cliente. Valorizar os pequenos negócios gera resultados coletivos e toda a comunidade é beneficiada.

A quinta e certamente a maior razão que justifica todo esse esforço conjunto do Sebrae, dos parceiros e sociedade, destaca que eleger o pequeno negócio na hora da compra fortalecer esses segmentos e impulsiona a economia. Sendo este um ato capaz de transformar o país: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil.

Com informações do site www.compredopequeno.com.br

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você