No mês da Consciência Negra, IAB destaca a importância do afroempreendedorismo no sul do país

No mês da Consciência Negra, IAB destaca a importância do afroempreendedorismo no sul do país

Sediado em Curitiba, o IAB destaca neste mês da consciência negra a expressividade do afroempreendedorismo no estado do Paraná. De acordo com a pesquisa “Os donos de negócio no Brasil: análise por raça/cor (2003-2013)“, divulgada em maio deste ano pelo Sebrae Nacional, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/2013), do Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o sexto estado da federação com o maior número de micro e pequenos empresários e o décimo com maior quantidade de autodeclarados pretos e pardos, ou seja, os afroempreendedores. O estado conta com quase um milhão e quatrocentas micro e pequenas empresas, sendo destas 353 mil administradas por negros.

Para o coordenador do Instituto Adolpho Bauer e coordenador institucional do PBAE, Adilton José de Paula, as estatísticas do Sebrae revelam o potencial empreendedor da população negra do sul do país e a sua importância para a economia. “Nós nos perguntamos por que os estados do sul do país ainda dão pouca visibilidade à participação da população negra na formação da sua identidade? Negros e pardos já são a maioria entre micro e pequenos empresários brasileiros e respondem por 50% dos donos de negócio do país, contra 49% de brancos e 1% de outras etnias. Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande contam com mais de meio milhão de afroempreendedores. É preciso valorizar a contribuição que essa população vem dando para a economia. Não podemos omitir a capacidade produtiva desse grupo, não pode esconder o fato de que negros geram trabalho e renda e contribuem para o desenvolvimento do país” argumenta Adilton de Paula.

Afroempreendedorismo

Apesar de ser a maioria no segmento de micro e pequenas empresas, os afroempreendedores ainda convivem com problemas decorrentes do racismo estrutural e gerados pelas desigualdades raciais presentes na sociedade. Os donos de negócios negros têm menos anos de estudos, recebem rendimento mensal que equivale a menos da metade do recebido pelos donos de negócio brancos. Além disso, têm menos acesso aos recursos da telefonia e informática. “O afroempreendedorismo é uma realidade brasileira, no entanto, é preciso políticas para fomentá-lo. Hoje, diante desses dados, temos a certeza de que o PBAE cumpre a sua função social, pois promove capacitação e qualificação empresarial para 1.200 afroempreendedores, distribuídos em 11 estados brasileiros. Além disso, oferecemos seminários, oficinas, cursos EAD e acompanhamento por técnicos e especialistas do Sebrae, os quais auxiliam os afroempreendedores na elaboração ou readequação dos seus planos de negócios. Nesse sentido, o PBAE é nossa contribuição para reverter esse quadro perverso de exclusão, uma vez que buscamos, por meio de parceiros públicos – governo estaduais e municipais -, fontes de fomento e financiamento para projetos e negócios desse público”, aponta Adilton de Paula.

Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor

No próximo dia 14 de dezembro, o Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) vai realizar, em São Paulo, no Palácio de Convenções do Anhembi – Auditório Elis Regina -, o Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor, evento que reunirá os coordenadores do projeto, parceiros, gestores públicos, donos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasileiros. Os coordenadores do projeto vão apresentar os produtos e resultados construídos ao longo do desenvolvimento deste projeto iniciado em 2013, como a Pesquisa Nacional sobre o Perfil dos Afroempreendedores do Brasil,  centenas de  planos de negócios e debater as estratégias para a sustentabilidade dos empreendedores negros e negras em todo o Brasil. “No Seminário, vamos poder mostrar a força do afroempreendedorismo, conhecer melhor o perfil dos afroempreendedores, mas também dialogar sobre sustentabilidade, financiamentos e fomentos para esse segmento ”, adianta Adilton de Paula.

Sobre o PBAE

O Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) é inédito e o único do país voltado exclusivamente para a promoção da igualdade racial e do protagonismo e fortalecimento de micro e pequenas empresas geridas por negros e negras. Lançado em 2013, o projeto é realizado em 11 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Maranhão, Bahia, Paraíba e Pernambuco) e objetiva dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico para empresas e empreendimentos conduzidos por afro-brasileiros, para que estes possam dar um salto de qualidade em seu sistema de organização, aumentar sua lucratividade e se tornarem casos de sucesso.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você