Pernambuco confirma crescimento do Brasil Afroempreendedor

O seminário estadual do Projeto Brasil Afroempreendedor em Pernambuco confirmou a tendência de crescimento do envolvimento de empreendedores e de parceiros públicos e privados com a iniciativa. Paralelamente ao desenvolvimento de negócios, o projeto mostra possibilidades que envolvem inclusão e empoderamento de empreendedores afro-brasileiros a partir da construção de uma rede sustentável e solidária. O encerramento, nesta quarta-feira (16), foi marcado mais uma vez pelo compromisso assumido pelos empreendedores de cumprirem as tarefas de organização de seus negócios e de constituição da rede de empreendedores.

A assinatura de um Termo de Cooperação entre a coordenação do projeto e a prefeitura de Olinda motiva outras parcerias no estado, já em andamento. O termo prevê o fortalecimento da rede local, a disponibilização de estrutura para o consultor estadual atuar no estado, a participação dos órgãos públicos locais na construção nacional do Prêmio Brasil Afroempreendedor e a viabilização de estrutura para a realização de feiras de empreendedorismo para o público afro-brasileiro.

Durante a manhã de sexta, o consultor do SEBRAE/PE, Estevam Moura, palestrou sobre Gestão de finanças e de negócios, uma questão vital para os empreendedores. A participação expressiva dos presentes serviu para esclarecer muitas dúvidas sobre temas que preocupam os donos de negócios: fluxo de caixa, separação dos recursos da empresa e dos recursos pessoais, realização de gestão de negócios eficiente, gestão de estoques e estratégias para criar poupança destinada ao reinvestimento nos negócios. A tarde foi dedicada à palestra sobre fomento e financiamento de negócios, com a apresentação do programa de microcrédito Crescer, da Caixa Econômica Federal, pelo coordenador Executivo João Carlos Nogueira. A Caixa estará em todos os seminários e acompanhará os empreendedores até o final do projeto. Durante a tarde houve também oficina sobre construção de planos de negócios, atividade que ficou a cargo do consultor nacional do SEBRAE Antonio Thobias.

As características dos empreendedores participantes do seminário, voltados em muitos casos para a área da cultura, com dificuldades para a consolidação dos negócios, levará o projeto a realizar uma oficina específica em Pernambuco com estratégias de formalização e fortalecimento de empreendimentos. Em Olinda, especificamente, a regulamentação da Lei das Micro e Pequenas Empresas garante o funcionamento dos empreendedores informais mediante expedição de alvará provisório. Há muitas dificuldades nesses casos, pela falta de inserção dos empreendedores em políticas de desenvolvimento estratégico. Por isso, há muita animação dos empreendedores em participar da rede que está se formando e em discutir mais profundamente os meios de acesso a financiamento.

Seminário em Minas Gerais

O próximo seminário acontecerá em Minas Gerais, nos dias 8 e 9 de maio. As inscrições podem ser feitas no site www.institutoiab.org.br. Este será o oitavo seminário, do total de 12.

Cronograma dos Seminários Estaduais

  • São Paulo: 13 e 14 de fevereiro de 2014
  • Maranhão: 20 e 21 de fevereiro de 2014
  • Santa Catarina: 13 e 14 de março de 2014
  • Rio de Janeiro: 27 e 28 de março de 2014
  • Rio Grande do Sul: 3 e 4 de abril de 2014
  • Bahia: 10 e 11 de abril de 2014
  • Pernambuco: 15 e 16 de abril de 2014
  • Minas Gerais: 8 e 9 de maio de 2014
  • Amapá: 15 e 16 de maio de 2014
  • Goiás: 22 e 23 de maio
  • Paraná: 29 e 30 de maio de 2014
  • Paraíba: 3 e 4 de junho de 2014
Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você