Pesquisa Nacional sobre Afroempreendedores

Depois de dois anos de execução, o Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) organiza o Seminário Nacional: Brasil Afroempreendedor, evento que será realizado no dia 14 de dezembro, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, na cidade de São Paulo. Na ocasião,  os coordenadores do PBAE irão divulgar a Pesquisa Nacional Sobre o Perfil dos Afroempreendedores e Afroempreendedoras, que traz dados dos empreendedores afro-brasileiros, dos impactos econômico e extra-econômico do projeto, bem como as características dos planos de negócio elaborados pelos participantes.

Segundo o coordenador institucional do PBAE, Adilton de Paula, a pesquisa Nacional objetivou conhecer em detalhes o público atingido pelo projeto, bem como pretende se transformar em um instrumento para dialogar com os afroempreendedores, a sociedade civil e governos sobre a importância de fomentar, fortalecer e dar oportunidades para empreendedores afro-brasileiros. “Sabendo com profundidade quem é o nosso público, podemos ampliar nossas articulações em todo o Brasil e fomentar a formulação de políticas públicas para melhorar a vida e contribuir para a promoção da igualdade racial por meio do apoio ao afroempreendedorismo”, justifica Adilton.

Metodologia

As informações da pesquisa foram extraídas durante os meses de julho e novembro de 2015, como base nos dados cadastrais do sistema de gestão do PBAE. Foram obtidos indicadores quantitativos básicos e relativos aos perfis de todos os participantes e empreendimentos vinculados ao projeto; realizados questionários online (survey) visando a obtenção de dados de perfil sociodemográfico e econômico dos empreendedores e empreendimentos; entrevistas em profundidade com participantes do projeto e com consultores estaduais do projeto; e coleta de dados documentais nos planos de negócio. “Os instrumentos da pesquisa possibilitaram a caracterização do perfil dos afroempreendedores, bem como a identificação dos impactos, a avaliação do processo e o mapeamento dos resultados do projeto. Mas também trouxeram elementos que mostram quais são as perspectivas dos afro-brasileiros,  que hoje são a maioria dos empreendedores do Brasil”, Adilton.

Sobre o Brasil Afroempreendedor

O Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) é uma iniciativa da sociedade civil – por intermédio do Instituto Adolpho Bauer (IAB-Curitiba) e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Ceabra SP) – em parceria com o Sebrae nacional. Lançado em de agosto de 2013, o projeto está sendo realizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Paraíba, Bahia, Maranhão e Pernambuco e atende mais de 1.200 afroempreendedores. “O objetivo é fortalecer o desenvolvimento das pequenas e micro empresas brasileiras e de microempreendedores individuais afro-brasileiros, trazendo a ele o acesso à tecnologia, capacitação e formação empresarial, recursos e financiamentos, elementos fundamentais para o desenvolvimento da atividade empreendedora”, finaliza Luiz Antonio de Almeida, diretor técnico do Projeto e do Instituto IAB.

Serviço

  • Projeto Brasil Afroempreendedor apresenta Pesquisa Nacional sobre Afroempreendedores em SP
  • Data: 14 de dezembro
  • Horário: das 8h30 às 18h
  • Local: Holiday Inn Parque Anhembi – Auditório Araça | São Paulo | R. Prof. Milton Rodrigues, 100.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você