Em Pernambuco, os consultores de Mobilização, Luciana Albuquerque, e de Plano de Negócios, José Américo Germano da Silva, têm ampliado o trabalho de mobilização e divulgação do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) junto às prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR)

Projeto Brasil Afroempreendedor avança nas parcerias com prefeituras de Pernambuco

Em Pernambuco, os consultores de Mobilização, Luciana Albuquerque, e de Plano de Negócios, José Américo Germano da Silva, têm ampliado o trabalho de mobilização e divulgação do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) junto às prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na última quinta-feira (13) e sexta-feira (14), os consultores e o coordenador institucional do PBAE, Adilton José de Paula, reuniram-se com representantes das prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para debater a proposta do PBAE e estabelecer parcerias.

A primeira parceria firmada aconteceu no dia 13 com a Prefeitura de Olinda. Na ocasião, a coordenadora da Mulher, Ceça Marinho, a diretora de Promoção da Cidadania, Ana Santana e o Coordenador Interino de Assuntos Religiosos, Cleyton Gouveia, conheceram o Projeto Brasil Afroempreendedor, que é voltado para capacitar empreendedores negros e negras e está sendo realizado em 11 capitais por meio de um convênio entre Instituto Adolpho Bauer (IAB), SEBRAE Nacional e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (CEABRA).

Na sexta-feira (14), a reunião foi com o Gestor da Política de Promoção da Igualdade Racial, Samuel da Luz Barros, e com o Secretário de Direitos Humanos, Paulo Moraes, ambos da Prefeitura de Recife. A equipe do PBAE teve a oportunidade de conhecer melhor o Programa Sala do Empreendedor, política municipal, destinada à capacitação de empreendedores recifenses.

Encontro de Afroempreendedores de Jaboatão dos Guararapes

Encontro de Afroempreendedores de Jaboatão dos Guararapes

Encontro de Afroempreendedores de Jaboatão dos Guararapes

O 1° Encontro de Afroempreendedores de Jaboatão dos Guararapes foi organizado pelos consultores estaduais do Instituto Adolpho Bauer, em parceria com a prefeitura Municipal, Secretaria Executiva da Mulher e Coordenação da Igualdade Racial desse município que faz parte da região metropolitana de Recife. O evento, ocorrido no auditório da Secretaria de Trabalho, foi um momento importante para os representantes do PBAE, pois puderam explicar como se dá a participação de micro empresários, proprietários de pequenos negócios e prestadores de serviços autônomos dentro do projeto.

Os empreendedores presentes também puderam acompanhar a palestra “Como ampliar seu negócio se formalizando”, que discorreu sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e foi proferida pelo professor Bruno César, da Faculdade dos Guararapes. Segundo a consultora de mobilização do PBAE – Permambuco, Luciana Albuquerque, a proposta desses encontros é ampliar a participação dos afroempreendedores já inscritos no PBAE e buscar a adesão de novos. “Queremos formalizar a participação de todos os afroempreendedores. As parcerias com as prefeituras têm sido importantes nesse processo porque algumas delas já têm políticas públicas que atendem a esse público. Palestras sobre o MEI, orientações sobre a importância do CNPJ e da criação de um plano de negócios possibilitam uma maior integração dos afroempreendedores”, afirmou Luciana.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você