Projeto Brasil Afroempreendedor entra em fase decisiva

O Projeto Brasil Afroempreendedor realiza neste mês de fevereiro os dois primeiros seminários estaduais previstos em seu cronograma. Esta será a largada das principais atividades do projeto, os 12 seminários estaduais que reunirão 1200 afroempreendedores em encontros de qualificação e formação, além da construção da Rede Nacional de Afroempreendedores. O primeiro seminário estadual do projeto será realizado em São Paulo, nos dias 13 e 14 de fevereiro. No mesmo mês, será a vez do Maranhão, nos dias 20 e 21. Outros 10 seminários, em 10 estados, acontecerão até maio deste ano.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Projeto Brasil Afroempreendedor realizará em São Paulo o primeiro dos 12 seminários estaduais previstos em sua programação para este ano. O seminário será um ato de grande importância política, uma vez que reunirá autoridades locais e parceiros do projeto, além dos técnicos que procederão à formação dos afroempreendedores selecionados para participar da atividade. Ainda no mês de fevereiro será realizado o seminário estadual do Maranhão, nos dias 20 e 21.

Os seminários terão estrutura semelhante, com dois dias de trabalho para o acolhimento e formação de 100 empreendedores afro-brasileiros escolhidos a partir de critérios pré-definidos. Além dos afroempreendedores, participarão dos seminários autoridades locais, parceiros e apoiadores do projeto, direção e técnicos do SEBRAE, sendo que estes apresentarão as ferramentas que serão a base da qualificação dos empreendedores, e o consultor estadual que acompanhará os empreendedores durante os 15 meses de formação e qualificação previstos no projeto.

No ato de inscrição dos afroempreendedores para se qualificar a participação nos seminários, cadastro será preenchido com dados desses empreendedores que serão objeto de pesquisa a ser realizada com a finalidade de estabelecer o perfil dos participantes do projeto, e também para aferir os resultados da iniciativa. A partir desses dados, pretende-se apontar algumas políticas de inclusão dos afroempreendedores que servirão como base para uma futura Política Nacional de Afroempreendedorismo.

Consultores estaduais

Para acompanhar os afroempreendedores no estados, estão sendo selecionados os 12 consultores estaduais que farão a articulação dos empreendedores afro-brasileiros com as instituições parceiras do projeto (SEBRAE, IAB e CEABRA/SP), as instituições locais e as organizações que venham a integrar a Rede Nacional de Afroempreendedores. Além disso, esses consultores acompanharão a execução dos planos de negócios dos afroempreendedores e a execução das tarefas a que se comprometerem já no ato do preenchimento do cadastro de inscrição para participar do projeto. O processo de seleção será concluído em breve. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, um encontro nacional será realizado em Brasília para a qualificação dos consultores estaduais que acompanharão o desenvolvimento dos empreendimentos dos participantes do projeto.

Comitê Gestor

Também no mês de fevereiro, nos dias 5 e 6, acontecerá em Brasília reunião do Comitê Gestor, instância consultiva que visa ao aperfeiçoamento da gestão do projeto. O Comitê Gestor é formado por entidades da sociedade civil e governamentais com reconhecimento na temática das relações raciais e atuação comprovada junto às micro e pequenas empresas, aos microempreendedores individuais afro-brasileiros e às comunidades quilombolas.

O Projeto Brasil Afroempreendedor terá duração de 24 meses, com desenvolvimento em 12 estados da Federação (RJ, SP, MG, PR, SC, RS, GO, BA, PE, PB, MA, AP). A partir da iniciativa, será criada uma Rede Nacional de Afroempreendedores, que funcionará como um espaço permanente de socialização, intercâmbio (formativo e informativo), qualificação empreendedora e de desenvolvimento de oportunidades de negócios.

Compartilhe!

8 comentários, add yours.

Marilene LIma

Não está claro onde e quando serão as inscrições para os afroempreendedores de São Paulo. Por favor nos orientem.

    Instituto IAB

    Boa tarde Marilene,
    Para realizar a sua inscrição por favor acesse este link.

Instituto IAB

O processo de inscrições e qualificação, será disponibilizado nos próximos dias noedital do site do Instituto Adolpho Bauer. Em virtude do ano eleitoral e da Copa do Mundo ocorreram algumas mudanças no calendário das atividades.

Carlos Roberto de Freitas

Como fazer o cadastro para participar do Projeto Brasil Afroempreendedor? Fiquei sabendo que o dia da inscrição seria hoje, mas não encontro nenhuma ferramenta para esta inscrição. O que fazer?

    Instituto IAB

    Por favor acesse neste link para realizar seu cadastro.

Carlos Roberto de Freitas

Como fazer o cadastro para participar do Projeto Brasil Afroempreendedor?

    Instituto IAB

    Boa tarde Carlos Roberto,
    Favor acesse neste link para realizar seu cadastro no Projeto Brasil Afroempreendedor.

Marilene LIma

Obrigada por todas as orientações! Inscrição efetuada!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você