passo a passo para Alunos do Projeto Brasil Afroempreendedor

Passo a Passo para Alunos do Projeto Brasil Afroempreendedor

Seja bem vindo ao nosso site.

1. Boas vindas (Acesso ao AMBIENTE VIRTUAL – ÁREA DO ALUNO)

afroempreendedores-area-do-aluno

É um prazer imenso ter você conosco neste processo de qualificação e capacitação. Esperamos que este ambiente seja extremamente agradável e útil e que você desfrute de todas as possibilidades e oportunidades que vamos disponibilizar. Neste primeiro momento, este espaço está aberto. Portanto, você já pode fazer uso e começar seu processo de estudo e aprendizagem. Em maio, você receberá uma senha de acesso para uso exclusivo da ÁREA DO ALUNO, um espaço fechado e que só poderá ser acessado por meio de senhas enviadas aos alunos devidamente matriculados e que assinarem o TERMO DE COMPROMISSO.

Aqui em nosso site você encontrará a cópia do TERMO DE COMPROMISSO. Sugerimos que você baixe e imprima o termo ou salve-o para ter com você e se recordar bem das regras de funcionamento deste processo formativo. No segundo semestre deste ano, você receberá de volta uma cópia impressa e assinada de seu TERMO DE COMPROMISSO.

 2. Estrutura e funcionamento

Baixe o Termo de Compromisso, releia-o com atenção e guarde-o com você.

3. Como acessar os Cursos do SEBRAE

É muito fácil acessar os cursos do SEBRAE. Basta entrar em nosso site (www.institutoiab.org.br) e, na página principal, clicar na caixa ÁREA DO ALUNO. Lá, você encontrará três caixas coloridas:

  • SOU UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL,
  • TENHO UMA MICROEMPRESA, ou
  • TENHO UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

Clique na caixa de seu enquadramento fiscal e você será remetido diretamente para o setor de EAD (Educação a Distância) do site do SEBRAE. Pronto, agora é só escolher o curso, inscrever-se e começar a estudar. Os cursos são totalmente eletrônicos e gratuitos.

 4. Como acessar o curso de História e Cultura Africana

O curso de História e Cultura Africana estará disponível a partir do dia 1o de junho de 2014. O curso estará distribuído em módulos mensais de 8 horas/mês. Serão 80 horas no total. O curso está sendo organizado e será ministrado/tutorado pelo professor Marcos Cardoso, em parceria com o professor Kabenguele Munanga. Você entra no site, na ÁREA DO ALUNO, baixa o curso, estuda e responde as perguntas e questões propostas pelo tutor. É um curso 100% EAD (Educação a Distância) e será certificado pelas organizações organizadoras. No site do projeto haverá um Fórum de Dúvidas onde você poderá postar suas questões e esclarecer dúvidas sobre as temáticas diretamente com os professores. A partir do dia 1o de junho o ambiente do curso estará aberto e em funcionamento. No entanto, só poderá ser acessado por alunos devidamente inscritos e registrados no projeto. A grade geral e a ementa do curso já estão disponíveis e podem ser acessadas em nosso site.

 5. Como acessar aos materiais e consultorias para Elaboração e Implantação do Plano de Negócios

É só você entrar na ÁREA DO ALUNO. Lá tem um modelo de Plano de Negócios para você baixar. É um modelo eletrônico, que você faz e grava em seu próprio computador. A planilha eletrônica fornece dicas sobre como preencher e resolver as situações de sua empresa. Quando concluir, é só levar ao nosso Consultor Estadual ou diretamente ao SEBRAE mais perto de você.

Se você tiver qualquer dúvida, é só entrar no Fórum de Dúvida sobre Plano de Negócios e postar seus comentários ou perguntas. Em no máximo 48 horas algum de nossos consultores responderá por escrito ou entrará em contato telefônico com você.

6. Agenda e funcionamento das oficinas mensais

Será realizada uma Oficina Mensal com tema relevante e complementar para a elaboração dos Planos de Negócios. Essa oficina será com especialistas em Gestão de Empresas e fará parte efetiva do processo de qualificação e capacitação dos afroempreededores.

7. Como ter acesso a Fundos e Financiamentos

O acesso a fundos e financiamentos estará condicionado à elaboração e aprovação do Plano de Negócio, à organização da documentação da empresa e do/a empresário/a e à capacitação e qualificação efetiva para o uso racional e adequado do recurso investido. Só serão encaminhadas para fomento e financiamento por intermédio de nosso Projeto as empresas e negócios que cumprirem estritamente as regras estabelecidas.

Os projetos selecionados e concluídos deverão ser apresentados ao Consultor Estadual, que vai submetê-lo à Coordenação Nacional do Projeto, para que esta dê os devidos encaminhamentos.

8. Como participar dos Grupos de Estudos

Em cada estado, os alunos do projeto serão distribuídos em pequenos grupos de estudo para aprofundarem as temáticas relacionadas à elaboração do Plano de Negócio e Gestão de seus empreendimentos. Serão reuniões quinzenais de curta duração, encontros de duas ou três horas, no máximo. Procure seu Consultor Estadual e veja com ele em que grupo você está e como deve fazer para participar.

9. Relacionamento com Consultores Estaduais

Os Consultores Estaduais são seus tutores educativos junto ao projeto. Suas dúvidas, perguntas e questionamentos devem ser dirigidos primeiramente a ele/a. Esta é a pessoa encarregada pelo projeto de conhecer sua empresa ou negócio e suas necessidades organizativas e educacionais. Tenha ele/a como um/a amigo/a e como um profissional qualificado e que está à sua disposição neste processo. O consultor é o representante legal do projeto no estado. Se você precisar de Ouvidoria, pode falar diretamente com a Coordenação Geral do Projeto, pelos seguintes contatos:  adilton@institutoiab.org.br, nogueira@institutoiab.org.br, pelo skype: adiltopaula ou ainda pelo fone (41) 3029-0215.

10. Relacionamento com o SEBRAE

O SEBRAE existe para apoiar e atender as micro e pequena empresas. Portanto, sempre lhe atenderá bem e estará com a porta aberta para você. No entanto, neste projeto o caminho mais fácil sempre será por meio de seu Consultor Estadual, que lhe orientará, acompanhará e, se necessário, agendará sua visita ao SEBRAE.

SEBRAE nos acompanhará em tudo que for relacionado à elaboração e à implantação do Plano de Negócio e às estratégias e necessidades para o fortalecimento e crescimento de sua empresa.

11. Participação na REDE BRASIL AFROEMPREENDEDORA

Segundo a cosmovisão africana, o crescimento e a felicidade são coletivos. Não é possível ser feliz sozinho. A felicidade é um bem coletivo. Neste sentido, o afroempreendedorismo só crescerá e frutificará se atuarmos coletivamente, se atuarmos em REDE. É por isto que o Projeto BRASIL AFROEMPREENDEDOR está construindo a REDE BRASIL AFROEMPREENDEDORA. Em julho, logo após a Copa do Mundo de Futebol, você poderá acessar nosso site e conhecer a estrutura e a forma de funcionamento de nossa REDE, cadastrando-se para participar desta importante e transformadora iniciativa. Com certeza, construiremos um forte instrumento de negociação e comércio de nossos produtos e serviços e fortaleceremos a economia da comunidade afro-brasileira, contribuindo para o desenvolvimento solidário e sustentável de toda a sociedade brasileira.

12. Como ter acesso ao Curso de Inglês

Frente à importância atual da temática do aprendizado do inglês, firmamos uma importante parceria com a ESCOLA EBONY ENGLISH. A EBONY é uma escola especializada em ensinar inglês para afrodescendentes. Com foco no inglês comercial, com certeza isto contribuirá muito para o desenvolvimento de empresas e negócios que tenham perfil e ambição de mercado internacional. Este curso não faz parte do pacote de serviços gratuitos ofertados em nosso projeto. A EBONY é uma indicação nossa de um parceiro eficiente e competente e que poderá ajudar em seu crescimento cultural e no desenvolvimento de ferramentas e produtos para o crescimento de sua empresa ou negócio. O contrato é feito diretamente com a escola. Ao entrar em contato, você deverá dizer que é aluno inscrito no projeto e negociar o desconto em sua matrícula e nas mensalidades.

13. Fóruns de dúvidas

Em nosso site, na AREA DO ALUNO, está sendo instalado um FÓRUM DE DÚVIDAS. Neste fórum, você poderá postar todas suas perguntas e inquietações, seja em relação aos cursos (SEBRAE e IAB/ANCEABRA), em relação a PLANOS DE NEGÓCIOS ou sobre qualquer outro assunto ou tema relacionado ao nosso projeto ou a sua empresa ou negócio. O Fórum será restrito a alunos do projeto. No máximo em 48 horas um representante do projeto lhe enviará por e-mail resposta aos seus questionamentos.

14. Prazos do projeto

A primeira etapa do projeto se estende de maio de 2013 a maio de 2014. Portanto, aproveite ao máximo esta oportunidade. Seus estudos e trabalhos para desenvolver o Plano de Negócios e dar um salto de qualidade em seu empreendimento ou negócio precisam ser feitos neste período, para contar com nosso apoio e acompanhamento. Não perca esta oportunidade.