Saiu a Revista Brasil Afroempreendedor!

Saiu a Revista Brasil Afroempreendedor!

Desenvolvimento e igualdade racial: o caminho do futuro

Esta revista sintetiza os resultados mais importantes do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE), que entre 2013 e 2016 ajudou a fortalecer mais de 1600 negócios liderados por negros no Brasil. Tão importante quanto esse apoio foi o trabalho de conhecer melhor as particularidades dos empreendimentos, que refletem tanto as marcas da presença histórica dos afrodescendentes no país quanto as transformações recentes na sociedade brasileira, assegurando oportunidades para a ascensão social e o empoderamento de negras e negros.

A distribuição dos afroempreendedores no território nacional corresponde à sua concentração no conjunto da população: eles são mais numerosos em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Maranhão, por exemplo. Assim, onde se encontram empresários negros, há geralmente produtos ou serviços cuja história remonta à contribuição civilizadora de africanos e seus descendentes: moda, culinária, artesanato, produção cultural, às vezes em empreendimentos com décadas de existência.

Além desses, há também negócios recentes, respostas a demandas derivadas dos processos de mobilidade social que afastaram da pobreza 32 milhões de negros na década passada e permitiram o surgimento, pela primeira vez no país, de uma numerosa classe média negra. Há hoje em todo o país, por exemplo, salões de beleza especializados que fortalecem uma estética afro, linhas de produção de cosméticos que valorizam os tons de pele e as texturas dos cabelos de negras e negros.

Empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento e inclusão social

Do mesmo modo, a presença de negócios iniciados por jovens negros no campo das novas tecnologias.

Por fim, o acesso ao ensino superior incluiu negros e negras entre profissionais liberais e prestadores de serviços das áreas mais avançadas do capitalismo financeiro, como variadas modalidades de consultoria.

Empreendimentos como esses indicam que a população negra está experimentando um processo de fortalecimento de sua identidade étnica, com efeitos econômicos e políticos ainda por descobrir. Gradualmente, o afroempreendedor ganha visibilidade. Como a ação dessas lideranças no mundo dos negócios enfrenta cotidianamente o racismo e o preconceito, esses negócios demandam políticas de apoio específicas. A competitividade não é nada igualitária no Brasil. A pesquisa nacional sobre o perfil do afroempreendedor realizada pelo PBAE confirma o já denunciado racismo estrutural e institucional nas relações de mercados e negócios.

O Projeto Brasil Afroempreendedor, que levou a todas essas descobertas, é um triunfo da cooperação entre organizações da sociedade civil articulada pelo Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (CEABRA) e o Instituto Adolpho Bauer em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A iniciativa permitiu que o Brasil conhecesse um pouco melhor as características, as contribuições e as necessidades dos afroempreendedores. O projeto piloto alcançou pleno êxito, cumpriu plenamente as suas metas, mas, sobretudo, deixa um legado: a organização e estruturação da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), que dará o suporte para a continuidade e federalização da política.

Boa leitura.

Compartilhe!

Um comentário, add yours.

Lucimar de Paiva

Para que chegassemos até aqui, alguém começou a luta com certeza.
uma mulher lutadora TEREZA DE BENGUELA uma das lutadoras corajosas, o empodeiramento dos Negros e Negras começou lá trás.
Sou Lucimar Paiva de Barra Mansa, sou Negra formada em Administração de Empresa na Universidade -UBM em Barra Mansa-rj., e hoje estou como secretária da Vice-Prefeita de Barra Mansa – RJ. Maria de Fátima Lima da Silva, uma Negra vinda de Carrancas de Minas Gerais em criança eram onze irmãos orfãos de mãe. Foi adotada por um casal da Família Paiva Luciano que a consideram como filha de verdade, estudou se formou em Pedagogia professora de Português, Inglês e também se formou em Psicalise e Teologia- Pastora construiu uma história de vida fantástica e linda na cidade de Barra Mansa.
O Prefeito atual Rodrigo Drable dá o apoio. A Gerência de Igualdade Racial – PIR esta dentro do gabinete da Vice-prefeita. Estamos caminhando, como todas as cidades Barra Mansa ainda tem muito racismo escondido.

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você