Seminário Brasil Afroempreendedor fortalecerá redes de afro-negócios

O Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor será realizado na próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro, no auditório Araçá do Hotel Holiday Inn – Parque Anhembi, em São Paulo. O  evento é promovido pelo Projeto Brasil Afroempreendedor, uma iniciativa da sociedade civil – por intermédio do Instituto Adolpho Bauer (IAB-Curitiba) e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Ceabra – São Paulo) – em parceria com o Sebrae nacional. Na ocasião, será lançada a Rede Nacional de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros – Rede Brasil de Afroempreendedores – uma articulação focada na troca de experiências, promoção de intercâmbios e desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico do afroempreendedorismo. As inscrições  para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no site:  www.brasilafroempreendedor.com.br

Rede Brasil de Afroempreendedores

Durante todo esse ano, os coordenadores do PBAE realizaram encontros estaduais com os afroempreendedores tendo por objetivo fomentar e fortalecer o desenvolvimento dos afro-negócios ligados ao projeto. O coordenador institucional do PBAE e mestre em Sociologia Política, João Carlos Nogueira, explica que o  projeto já deu um grande passo ao pensar na criação efetiva de uma rede de afroempreendedores, que vai ser debatida no seminário. “Institucionalizar a Rede Brasil de Afroempreendedores é pensar em uma organização sem fins lucrativos que vai atuar em todo o território nacional. A proposta é que ela se transforme em uma associação de compra, venda e articulação de negócios entre afroempreendedores. O fator principal é a geração de negócios e, portanto, de lucros e resultados para os participantes envolvidos”, resume Nogueira.

O seminário também tem por objetivo apresentar outros produtos do Projeto Brasil Afroempreendedor, como a Pesquisa Nacional Sobre o Perfil dos Afroempreendedores e os planos de negócios de empresas que estão participando da seleção para o Programa de Apoio a Empreendedores Afro-brasileiros, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Além disso, o evento pretende se transformar em um espaço para dar visibilidade  às micro e pequenas empresas administradas por negros e negras, fomentar o empreendedorismo e contribuir efetivamente para a construção de políticas públicas voltadas para os empreendedores afro-brasileiros”, salienta o sociólogo.

Sobre o Projeto

O Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) foi lançado em 2013 e é o único do país voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo e fortalecimento de micro e pequenas empresas geridas por afroempreendedores. O projeto  está sendo realizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Paraíba, Bahia, Maranhão e Pernambuco, atendendo a aproximadamente 1500 afroempreendedores. O objetivo é fortalecer os micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais afro-brasileiros, buscando garantir a eles o acesso à tecnologia, capacitação e qualificação empresarial.

O PBAE  conta com consultores responsáveis pela mobilização e organização dos afroempreendedores e pela elaboração de planos de negócios em cada estado onde o projeto é realizado. Os consultores trabalham em conjunto e com apoio e parcerias de governos, prefeituras e instituições da sociedade civil. Essa iniciativa do  Instituto IAB e Ceabra, demandada ao SEBRAE Nacional tem contribuído para a promoção da geração de trabalho e renda, igualdade e justiça social, bem como para o desenvolvimento do país.

De acordo com a pesquisa “Os donos de negócio no Brasil: análise por raça/cor (2003-2013)“, divulgada em maio deste ano pelo Sebrae Nacional, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/2013), do Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje quase 12 milhões de empreendedores autodeclarados pretos ou pardos. No entanto, Apenas 9% dos donos de negócios pretos e pardos são empregadores, já que ainda predominam os negócios com uma pessoa só, ou seja, indivíduos que trabalham por conta própria.

:: Seminário Brasil Afroempreendedor fortalecerá redes de afro-negócios
Dia: 14 de dezembro
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Salão Araçá – Hotel Holiday Inn | Parque Anhembi | São Paulo – SP

Inscrições gratuitas: www.brasilafroempreendedor.com.br

Compartilhe!

3 comentários, add yours.

Gil Marcos

Parabéns pela inicitiva do evento, o qual possibilitara ainda mais propagar as discussões sobre o Afroempreendedorismo no Brasil.

Cleber Roberto

Ola boa noite, sou afroempreendedor e estou com um projeto nessa vertente aqui na cidade que moro e trabalho. Nao tinha conhecimento desse Projeto de vcs e muito me interessa. Gostaria de saber como faço para fazer parte desse grupo, dos cursos e demais atividades. Estou implementando meu projeto e gostaria muito do apoio do grupo.

    Instituto IAB

    Bom dia Roberto. O Projeto Brasil Afroempreendedor finalizou em Março deste ano, porém você pode entrar em contato com a Rede Brasil Afroempreendedor (www.reafro.org), eles poderão te ajudar implantar esse teu projeto na tua cidade e te darão todo o apoio necessário.
    Um abraço.

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você