Seminário de Minas Gerais começa nesta quarta, 07 de maio

Nesta quarta-feira 7 de maio, o projeto Brasil Afroempreendedor dá a largada para o Seminário Estadual de Minas Gerais. Diferente de outros estados, em Minas o seminário realizará a abertura um dia antes das atividades formativas. A abertura do seminário será realizada a partir das 19 horas na Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), uma das entidades parceiras do projeto no estado. São esperadas várias autoridades para prestigiar o evento, além dos empreendedores mineiros, que estão respondendo positivamente ao convite para participar da atividade. No ato de abertura do seminário, será lançado o livro Patrimônio Cultural, Território e Identidades, organizado pelo professor Marcos Cardoso.

Nos outros dois dias, o seminário seguirá a estrutura padrão das atividades nos outros estados. Este será o oitavo Seminário, dos 12 previstos no cronograma do projeto Brasil Afroempreendedor. Além de apresentar mais detalhadamente o projeto aos empreendedores negros e negras, serão realizadas palestras temáticas sobre Desenvolvimento e o Empreendedorismo Afro-brasileiro, Fontes de Fomento e Financiamento e Elaboração de Planos de Negócios. Também haverá espaço para relatos de casos de sucesso de empreendedores afro-brasileiros e para o lançamento do livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro – Desafios e perspectivas para o século XXI”, uma das iniciativas do projeto que tem o objetivo de difundir dados sobre o afroempreendedorismo brasileiro. Confira abaixo a programação dos três dias do evento.

Programação

7 de maio de 2014 – Quarta-feira

Local: Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas)

Avenida Afonso Pena, 372 – 4º andar

19h

  • Mesa de abertura com Representações Institucionais e Parceiros
  • Lançamento do livro Patrimônio Cultural, Território e Identidades, organizado pelo professor Marcos Cardoso

 

8 de maio de 2014 – Quinta-feira

Local: Escola Sindical 7 de Outubro, Rua Nascimento 101 – Bairro Flávio Marques Lisboa (Barreiro)

Manhã

8h30 – Credenciamento e Acolhimento

9h30 – Apresentação do Projeto Brasil Afroempreendedor (João Carlos Nogueira – Coordenador Executivo)

10h30- Coffee-break

11h – Palestra/debate: Desenvolvimento e o Empreendedorismo Afro-brasileiro – Carlos Calazans

12h30- Almoço

Tarde

14h – Apresentação do projeto aos participantes do seminário (afroempreendedores) – Adilton de Paula – Coordenador Institucional IAB

15h – Palestra temática: Orientações para a elaboração de Plano de Negócios, Construção de Cenários de sucesso e Análise de mercado (Antônio Thobias – Consultor SEBRAE Nacional)

16h45 – Coffee-break

17h – Relatos de Experiências de sucesso – Cleide Hilda (Consultora Estadual do Projeto Brasil Afroempreendedor), Betina Borges (Salão Beleza Negra), Maria Mazzarello Rodrigues (Mazza Edições), José Gomes – Yeyé (Restaurante Pretória)

19h30 – Jantar

 

9 de maio de 2014 – Sexta-feira

Manhã

9h – Organização dos negócios, Fontes de fomento e financiamento (João Carlos Nogueira – Coordenador Executivo)

10h30 – Coffee-break

Tarde

14h – Palestra temática: Administração e controle financeiro do negócio, Gestão de tempo e Gestão de recursos (Consultoria técnica do SEBRAE/MG)

15h30 – Orientações para a elaboração de Plano de Negócios, Construção de Cenários de sucesso e Análise de mercado (Antônio Thobias – Consultor SEBRAE Nacional)

17h30 – Coffee-break

17h45 – Encaminhamentos Finais

18h – Encerramento

 

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você