Seminário estadual do Projeto Brasil Afroempreendedor - Maranhão

Seminário do Maranhão aponta caminhos para o Brasil Afroempreendedor

Apesar de ser apenas o segundo seminário estadual do Projeto Brasil Afroempreendedor, a atividade do Maranhão, encerrada nessa sexta-feira, 21, mostrou alguns caminhos para as edições que acontecerão até maio: várias cadeias produtivas estiveram representadas, como alimentos e cultura, e com algumas novidades, como um coletivo de mulheres que se dedica à marcenaria, com financiamento internacional. Do total, 90% dos participantes foram mulheres.

Os cenários que se apresentam para a equipe do projeto a cada edição dos seminários mostram realidades distintas, conforme a região, e com necessidades surpreendentes. No caso do Maranhão, a surpresa fica por conta da inovação que já está presente nos empreendimentos, nos vários setores representados. Ou seja, se os empreendimentos dos afro-brasileiros têm no projeto um instrumento para o seu fortalecimento, por um lado, por outro, apresentam realidades que orientam a prática da equipe do projeto no trabalho com esses empreendedores.

Se as iniciativas são diversificadas e os afroempreendedores já estão buscando seus próprios caminhos, o Brasil Afroempreendedor vem ocupar uma lacuna que é justamente o direcionamento necessário para esses empreendimentos, na forma de orientação para os negócios e para a construção de redes de colaboração. Os 55 afroempreendedores que participaram dos dois dias de atividades concordaram com a arrojada proposta do projeto, comprometendo-se com ele na Carta-compromisso adotada ao final de cada seminário.

As palestras da tarde de ontem, sobre administração e controle financeiro do negócio, gestão de tempo e de recursos, tiveram boa participação do público. Cursos e plataformas de EAD do SEBRAE também foram apresentados aos empreendedores. Os afroempreendedores serão acompanhados durante 15 meses pelos consultores do projeto e do SEBRAE. O próximo seminário estadual do projeto acontecerá em Florianópolis (SC), nos dias 13 e 14 de março. Tratativas ainda estão sendo feitas relativas à organização do seminário catarinense. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do IAB. Veja abaixo o cronograma dos seminários do Projeto Brasil Afroempreendedor nos demais estados.

Cronograma dos Seminários Estaduais

  • São Paulo: 13 e 14 de fevereiro de 2014
  • Maranhão: 20 e 21 de fevereiro de 2014
  • Santa Catarina: 13 e 14 de março de 2014
  • Rio Grande do Sul: 20 e 21 de março de 2014
  • Rio de Janeiro: 27 e 28 de março de 2014
  • Minas Gerais: 3 e 4 de abril de 2014
  • Bahia: 10 e 11 de abril de 2014
  • Pernambuco: 15 e 16 de abril de 2014
  • Paraíba: 24 e 25 de abril de 2014
  • Paraná: 8 e 9 de maio de 2014
  • Amapá: 15 e 16 de maio de 2014
Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você