Seminários Estaduais Projeto Brasil Afroempreendedor

Começam seminários estaduais do Projeto Brasil Afroempreendedor

O Projeto Brasil Afroempreendedor realiza neste mês de fevereiro os dois primeiros seminários estaduais previstos em seu cronograma. Esta será a largada das principais atividades do projeto, desde o lançamento em São Paulo, no dia 5 de agosto de 2013, quando foram reunidos mais de 450 afroempreendedores no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O primeiro seminário estadual será realizado em São Paulo, nos dias 13 e 14 de fevereiro. No mesmo mês, será a vez do Maranhão, nos dias 20 e 21. Outros 10 seminários, em 10 estados, acontecerão até maio deste ano.

Os 12 seminários estaduais reunirão 1200 afroempreendedores em encontros de qualificação e formação. Até o final do projeto, em 2015, o objetivo é acompanhar os afroempreendedores selecionados na formulação de planos de negócios que os auxiliem na gestão, busca de financiamento e fortalecimento de seus empreendimentos. A partir dessas ações, pretende-se formular políticas públicas de inclusão e construir a Rede Nacional de Afroempreendedores, que funcionará como um espaço permanente de socialização, intercâmbio (formativo e informativo), qualificação empreendedora e de desenvolvimento de oportunidades de negócios.

Consultores estaduais

Para acompanhar os afroempreendedores no estados, foram selecionados 12 consultores estaduais que farão a articulação dos empreendedores afro-brasileiros com as instituições parceiras do projeto (SEBRAE, IAB e CEABRA/SP), as instituições locais e as organizações que venham a integrar a Rede Nacional de Afroempreendedores. Além disso, esses consultores acompanharão a execução dos planos de negócios dos afroempreendedores e a execução das tarefas a que se comprometerem já no ato do preenchimento do cadastro de inscrição para participar do projeto. O processo de seleção foi concluído no final de janeiro. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, esses consultores participaram de encontro de formação realizado via skype para conhecimento do projeto e qualificação para o acompanhamento dos empreendimentos dos participantes do projeto.

O Projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil demandada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), com coordenação do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), e participação da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (ANCEABRA). O projeto, iniciativa piloto para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão e fortalecimento de iniciativas afroempreendedoras, terá duração de 24 meses, com desenvolvimento em 12 estados da Federação (RJ, SP, MG, PR, SC, RS, GO, BA, PE, PB, MA, AP).

Cronograma dos Seminários Estaduais

  • São Paulo: 13 e 14 de fevereiro de 2014
  • Maranhão: 20 e 21 de fevereiro de 2014
  • Santa Catarina: 13 e 14 de março de 2014
  • Rio Grande do Sul: 20 e 21 de março de 2014
  • Rio de Janeiro: 27 e 28 de março de 2014
  • Minas Gerais: 3 e 4 de abril de 2014
  • Bahia: 10 e 11 de abril de 2014
  • Pernambuco: 15 e 16 de abril de 2014
  • Paraíba: 24 e 25 de abril de 2014
  • Paraná: 8 e 9 de maio de 2014
  • Amapá: 15 e 16 de maio de 2014

Seminário de São Paulo

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Projeto Brasil Afroempreendedor realizará em São Paulo o primeiro dos 12 seminários estaduais previstos em sua programação para este ano. O seminário será um ato de grande importância política, uma vez que reunirá autoridades locais e regionais e parceiros do projeto, além dos técnicos que procederão à formação dos afroempreendedores selecionados para participar da atividade. Os seminários terão estrutura semelhante, com dois dias de trabalho para o acolhimento e formação de 100 empreendedores afro-brasileiros escolhidos a partir de critérios pré-definidos. Além dos afroempreendedores, participarão dos seminários autoridades locais, parceiros e apoiadores do projeto, direção e técnicos do SEBRAE, sendo que estes apresentarão as ferramentas que serão a base da qualificação dos empreendedores, e o consultor estadual que acompanhará os empreendedores durante os 15 meses de formação e qualificação previstos no projeto.

No ato de inscrição dos afroempreendedores para se qualificar a participação nos seminários, cadastro será preenchido com dados desses empreendedores. Esses dados serão objeto de pesquisa a ser realizada com a finalidade de estabelecer o perfil dos participantes do projeto, e também para aferir os resultados da iniciativa. A partir desses dados, pretende-se apontar algumas políticas de inclusão dos afroempreendedores que servirão como base para uma futura Política Nacional de Afroempreendedorismo.

Programação Seminário Estadual São Paulo

Abertura

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar)

Capacitação e Qualificação dos Empreendedores

Escola de Sociologia e Política, Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque (próximo ao metrô República ou Santa Cecília)

13 de fevereiro de 2014

Manhã – Aberto a afroempreendedores e a cidadãos, movimentos e entidades da sociedade civil

8h – Credenciamento e acolhimento

9h – Atividades culturais

9h30min às 12h – Mesa de abertura: apresentação do Projeto, palestra magna e lançamento do livro “Desenvolvimento e empreendedorismo afrobrasileiro” e da revista Sustenta Brasil nº 4, especial sobre o projeto Brasil Afroempreendedor

Tarde – Somente com o grupo dos 100 afroempreendedores selecionados no Estado

14h – Apresentação do Projeto aos afroempreendedores

  • O que estamos oferecendo: cursos e plataformas EAD (teoria e prática), plano de negócios, consultorias, acompanhamentos
  • Compromissos e deveres dos afroempreendedores
  • Metodologia: processos e procedimentos
  • Entrega dos materiais de apoio

15h – Palestra “Cenários e oportunidades para o afroempreendedorismo”: Patrícia Toledo Pelatieri (Coordenadora Executiva da Direção Técnica do DIEESE, Economista, Especialista em Gestão e Finanças Públicas)

16h – Palestra sobre fomento e financiamento de projetos

17h – Relatos e casos de sucesso

14 de fevereiro de 2014

Manhã

9h às 13h – Oficinas temáticas: quatro grupos de 25 pessoas

  • Administração e controle financeiro do negócio
  • Gestão de tempo e gestão de recursos
  • Dicas para elaboração de um bom plano de negócios
  • Construção de cenários de sucesso e análise de mercado

Tarde

15h às 18h – Oficinas temáticas: dois grupos de 50 pessoas

  • Fontes de fomento e financiamento
  • Liderança e competitividade no sucesso do negócio

Fontes para mais informações

João Carlos Nogueira, sociólogo, coordenador executivo do Projeto Brasil Afroempreendedor – Fone: (48) 9617-8913; E-mail: jcnogueira@gmail.com ou nogueira@institutoiab.org.br

João Carlos Martins, presidente do CEABRA/SP – Fone: (11) 3333-1066 (martinsjcb@gmail.com)/(11) 97516-6719 (falar com Cida, consultora do projeto: aparecida.dossantos@yahoo.com.br)

João Bosco Borba, presidente da ANCEABRA – Fone:(61)9201-2482/(61)8231-7042; E-mail: joaoboscoborba58@gmail.com

Instituto Adopho Bauer. Fone: (41) 3029-0215; E-mail: brasilafroempreendedor@institutoiab.org.br.

Compartilhe!

Um comentário, add yours.

Antelina Ott

achei muito interessante este tema tratado, capacitar para o afroempreedorismo. estou interessada. pretendo participar da etapa do Rio Grande do Sul.

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você