É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história

Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

Continue lendo

20 coisas que deveríamos dizer mais vezes

Em meio à um mundo caótico em que para algumas pessoas é cada vez mais difícil e, pasmem, meio surreal curtir as simplicidades do dia a dia, algumas pequenas atitudes podem gerar uma mudança significativa no seu mundo e de pessoas que circundam você.

Continue lendo

25 de novembro Dia Internacional da não-Violência contra a Mulher

O dia 25 de novembro de 1960 ficou conhecida por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas diversas vezes e presas até serem brutalmente assassinadas.

Continue lendo

UNESCO celebra 20 anos do projeto ‘A Rota do Escravo: Lições do Passado, Valores para o Futuro’

A Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO celebrou na quarta-feira (10) o 20° aniversário do projeto “A Rota do Escravo: Lições do Passado, Valores para o Futuro”, que visa “romper o silêncio” em torno do tráfico de escravos, a escravidão e suas consequências. Desde 1994, a iniciativa da UNESCO tem inspirado as lutas atuais contra o preconceito, a discriminação racial e todas as formas de escravidão que ainda atingem mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.

Continue lendo

Prêmio Brasil Criativo

O Prêmio

A premiação oficial da Economia Criativa brasileira!Desafie-se e inscreva seu projeto no Prêmio Brasil Criativo. São 22 categorias que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil. Moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades fazem parte de 5 campos principais que serão curados por um time de 30 especialistas.

Os vencedores serão anunciados em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e receberão um prêmio em dinheiro e 40 horas de capacitação em sua área, com objetivo de aprimorar e fortalecer o seu empreendimento, além do reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto.Entre para esse movimento e inscreva seu projeto!

Maiores informações no site Prêmio Brasil Criativo

 

 

Ricardo Gebrim fala sobre plebiscito popular para reforma política no Brasil

Esta semana, 400 organizações da sociedade estão mobilizadas para a realização de um plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político. Para falar sobre a campanha que acontece em todo o País, Heródoto conversou com o advogado Ricardo Gebrim, dirigente da consulta popular e membro da Coordenação Nacional da Campanha pelo Plebiscito.

Brancos e negros se beneficiam da diminuição da desigualdade

Por que ainda somos racistas? Embora o número de negros ultrapasse o número de brancos, segundo Censo 2010, o racismo ainda é um dos males que mais prejudica a população negra no Brasil. A pesquisa Participação, Democracia e Racismo,  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada em 2013, apontou que, a cada três assassinatos no País, dois vitimam negros. Quando se fala em cotas raciais, então, a polêmica é ainda maior. Será que existem pessoas que, como em séculos passados, ainda se beneficiam do racismo?

Continue lendo

Sebrae e Instituto Adolpho Bauer treinam empreendedores negros

No Brasil, cerca de 49% dos micro e pequenos empresários são negros. E para ajudar na qualificação profissional o Sebrae em parceria com o Instituto Adolpho Bauer está treinando 1200 pessoas em 12 estados brasileiros.

Matéria exibida na TV Brasil no dia 14 de março de 2014.

Importância do Programa Afroempreendedor

O Vereador Alfredinho contribuiu para o evento de lançamento do Projeto Brasil Afroempreendedor em São Paulo, no dia 05 de agosto de 2013 e está contribuindo para a organização do Seminário Estadual dos dias 13 e 14 de fevereiro 2014, também em São Paulo.

Neste vídeo o Vereador destaca os pontos principais do Programa Municipal Afroempreendedor  em São Paulo, que pretende estimular empreendedores negros, oferecendo formação, instrumento de gestão, capacitação e investimento.

 

 

 

Diálogo Nacional: Marco Regulatório do Pré Sal

É possível com o pré-sal gerar riquezas e distribuir renda com equidade de gênero e raça?

Estas e outras perguntas foram debatidas no Diálogo Nacional sobre o Marco Regulatório do Pré Sal, realizado em Curitiba no 09/10/2009 com a iniciativa do Instituto Adolpho Bauer em parceria com a Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afrobrasileires – ANCEABRA, com o objetivo de debater a geração e distribuição de riquezas e renda e a promoção da igualdade de gênero e raça na exploração do petróleo do pré-sal.

O Colóquio Nacional do Pré-Sal reuniu à mesa de debates gestores públicos, estudiosos, pesquisadores e militantes das questões raciais, sociais e de gênero comprometidos com a igualdade e a luta anti-racista, além de representantes de áreas estratégicas de desenvolvimento tecnológico e dos direitos humanos.

Suspensão do feriado de 20 de novembro gera polêmica em Curitiba

Projeto sobre feriado da Consciência Negra foi suspenso pelo TJ-PR. Medida que determina a suspensão ainda cabe recurso, segundo o TJ.

O que é o feriado

O feriado da Consciência Negra remete à data da morte de Zumbi dos Palmares, que participou da luta de negros escravos que fugiram dos senhores e se refugiaram no quilombo montado por ele. Por ter sido morto, a história de Zumbi acabou se tornando símbolo da luta dos afrodescendentes pela abolição da escravatura no Brasil. A data é lembrada em todo o país, mas só é feriado em algumas cidades.

Continue lendo

Veja os principais desafios da mulher desde o nascimento

Dezesseis milhões de adolescentes mulheres têm filhos a cada ano. Na Somália, 98% das mulheres e meninas sofrem mutilação genital. Na África subsaariana, houve um grande aumento no número de meninas que frequentam as escolas, segundo a Unesco.

Estes são alguns dos desafios das 3,5 bilhões de mulheres no mundo atual. Confira acima no gráfico da BBC Brasil os números e os fatos sobre as mulheres no mundo de hoje.

Fonte: BBC Brasil

Alfredinho apresenta projeto para estimular empreendedores negros

Na segunda-feira, 5 de agosto de 2013, na Câmara Municipal de São Paulo foi palco do lançamento do Programa Brasil Afroempreededor, parceria efetivada entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), IAB (Instituto Adolpho Bauer de Curitiba), Ceabra SP (Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros de São Paulo) e ANCEABRA (Associação Nacional dos Coletivos de Afroempreendedores). O projeto prevê na primeira fase atingir 12 estados e beneficiar 1200 afroempreededores e empreendedoras, com investimentos financeiros de até R$ 5 milhões de reais.

A proposta é que o projeto seja desenvolvido em três etapas: levantamento e publicação de dados sobre os empreendedores afrobrasileiros, com a seleção e capacitação da equipe do projeto; formação de redes de apoio e realização de 12 seminários estaduais; e, por fim, monitoramento e disseminação da iniciativa.

Continue lendo

Reportagem da TV Câmara: Projeto Brasil Afroempreendedor

Na última segunda-feira, 5, na Câmara Municipal de São Paulo foi palco do lançamento do Projeto Brasil Afroempreededor, parceria efetivada entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), IAB (Instituto Adolpho Bauer de Curitiba), Ceabra SP (Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros de São Paulo) e ANCEABRA (Associação Nacional dos Coletivos de Afroempreendedores). O projeto prevê na primeira fase atingir 12 estados e beneficiar 1200 afroempreededores e empreendedoras, com investimentos financeiros de até R$ 5 milhões de reais.

Novembro Negro – Lançamento Selo Quilombola

As comemorações da data nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra no ano de 2009, em Salvador – o Novembro Negro, foi um festival inesquecível da negritude brasileira. Um dos momentos mais significativos foi o lançamento nacional do Selo Quilombola – Criação da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Essa iniciativa teve a participação de vários parceiros que se uniram para compor uma rede para valorizar a identidade cultural dos produtos. Objetivo: a auto-sustentabilidade das comunidades quilombolas.

Matéria produzida por Waurides Brevilheri Jr – Programa Amo Curitiba Vida Saudável.

Colóquio Pré-Sal (parte 2)

Uma iniciativa do Instituto Adolpho Bauer em parceria com a Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros – ANCEABRA.

O Colóquio Nacional do Pré-Sal reuniu à mesa de debates gestores públicos, estudiosos, pesquisadores e militantes das questões raciais, sociais e de gênero comprometidos com a igualdade e a luta anti-racista, além de representantes de áreas estratégicas de desenvolvimento tecnológico e dos direitos humanos.