Lançamento do livro Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro

[vc_row el_position=”first”] [vc_column] [vc_column_text el_position=”first last”]

Um importante instrumento na profunda mudança da realidade brasileira

A equipe do Projeto Brasil Afroempreendedor tem a satisfação de comunicar para todas as pessoas dedicadas à promoção da igualdade racial no Brasil o lançamento virtual do livro Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro. Esta é mais uma ação do projeto que visa a contribuir para o fortalecimento dos empreendimentos afro-brasileiros no País. O livro apresenta artigos de especialistas em empreendedorismo, desenvolvimento e na questão racial e servirá para instrumentalizar os 1,2 mil empreendedores que participarão das iniciativas de capacitação desenvolvidas pelo projeto a partir de fevereiro de 2014. A versão virtual do livro, que pode ser lida ou baixada no site do Instituto Adolpho Bauer (IAB), antecede a versão impressa, que estará disponível para os participantes dos seminários e para os parceiros do projeto a partir de fevereiro.

São 10 artigos sobre temas variados, que abordam desde a formação do empresariado afro-brasileiro até a democratização do crédito, passando por análises sobre a obra de grandes pensadores das políticas de desenvolvimento brasileiro, como Celso Furtado e Josué de Castro, questão rural e comunidades quilombolas, tudo tendo como pano de fundo o enfrentamento das desigualdades raciais. A obra é apresentada pelos parceiros do projeto, IAB, Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), que também assina um artigo na publicação. A editora é a Atilènde, de Florianópolis (SC), especializada em temas ligados à questão racial.

Projeto Brasil Afroempreendedor

O Projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil demandada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), de Brasília (DF), com coordenação do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP). O projeto visa ao fortalecimento do empreendedorismo afro-brasileiro. Durante dois anos, através da construção de parcerias e da rede de afroempreendedores em 12 estados do País, pretende impulsionar a construção da Política Nacional para o Fortalecimento do Afroempreendedorismo (PNFA). Para isso, fortalecerá o desenvolvimento das iniciativas dos micro, pequenos e médios empreendedores, dos microempreendedores individuais afro-brasileiros, e de representantes de comunidades de remanescentes de quilombo, replicando essas iniciativas em todo o território nacional.

[/vc_column_text] [/vc_column] [/vc_row] [vc_row] [vc_column] [vc_button title=”Baixar livro” href=”http://www.institutoiab.org.br/wp-content/uploads/2014/03/iab-livro-miolo-web.pdf” color=”btn-warning” size=”btn-large” icon=”none” target=”_blank” el_position=”first last”] [/vc_column] [/vc_row] [vc_row el_position=”last”] [vc_column] [vc_column_text el_position=”first last”]

[/vc_column_text] [/vc_column] [/vc_row]

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você