Projeto Brasil Afroempreendedor
Você é um empreendedor afro-brasileiro e gostaria de ganhar mais, desenvolver sua empresa ou negócio e fazer dele um caso de sucesso em nosso país? Então venha participar do Projeto Brasil Afroempreendedor.
O Projeto é uma iniciativa da sociedade civil demandada ao SEBRAE Nacional, coordenado pelo Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), pelo Coletivo de Empresários e Empreendedores Afrobrasileiros de São Paulo (CEABRA/SP) e pela Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afrobrasileiros (ANCEABRA). O comitê gestor da iniciativa tem participação de organizações da sociedade civil e do governo federal.
Depois de participar de um seminário de dois dias, durante 12 meses (em media), o afroempreendedor realizará cursos e outras atividade de capacitação, será acompanhado por técnicos e especiaistas que vao contribuir para a elaboração ou readequação do plano de negócios, para entender melhor o mercado e a possibilidade de crescimento da empresa ou do negócio, e passará a integrar uma Rede Nacional de Afroempreendedores.
Como funciona?
Esta é uma das iniciativas de inclusão das populações afro-brasileiras mais ousadas e abrangentes já realizadas no País. Durante dois anos, em 12 estados brasileiros, serão realizadas ações de capacitação e formação de micro e pequenos empresários afro-brasileiros, de microempreendedores individuais afro-brasileiros e de representantes de comunidades negras remanescentes de quilombo.
Mil e duzentos empreendedores participarão inicialmente deste processo. A partir daí será criada a Rede Nacional de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Individuais Afro-Brasileiros, focada na troca de experiências, intercâmbios e desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico deste segmento.
Os projetos selecionados terão acompanhamento específico do SEBRAE e da equipe do projeto, com ações de formação e de capacitação e recursos.
O Projeto pretende fornecer as bases para a construção de uma Política Nacional de Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-Brasileiro, estruturando propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afro-Brasileiros.
Público Alvo
Este projeto é voltado para o público afrodescendente. Pela conceituação Internacional da ONU, afrodescendentes são aquelas pessoas (pretas ou pardas) de origem ou descendência Africana e que se auto-identificam como tal
Quais os objetivos do Projeto?
- Dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento para milhões de afroempreendedores que não tem acesso ao conhecimento e às tecnologias de planejamento e gestão de negócios, para que possam dar um salto de qualidade em seu sistema de organização, aumentar sua lucratividade e se tornarem casos de sucesso de desenvolvimento do afroempreendedorismo no Brasil e no mundo;
- Qualificar incialmente 1.200 afroempreendedores em 12 Estados do Brasil;
- Construir uma proposta de política pública de apoio e fortalecimento o afroempreendedorismo brasileiro;
- Construir um Rede Nacional de Afroempreendedores;
- Desenvolver um metodologia de educação de Afroempreendedores;
- Buscar fontes de fomento e financiamento para projetos e negócios de empresários e empresárias afroempreendedores.
Quais os direitos e benefícios ofertados?
- Cursos e capacitações gratuitos e de alta qualidade;
- Estudos (práticos e teóricos) na Plataforma de Educação a Distância do SEBRAE e de seus parceiros (IAB e CEABRA);
- Consultoria de administração e gestão de negócios com profissionais e equipe altamente qualificados;
- Certificação do SEBRAE;
- Participação da Rede Nacional de Afroempreendedores;
- Apoio na busca de recursos e financiamento do Negócio e de Projetos;
- Acompanhamento na elaboração ou reelaboração e implantação do Plano de Negócios da empresa ou empreendimento;
- Apoio e estimulo de uma equipe que conhece profundamente a realidade socioeconômica e racial do nosso país;
- Ter suas informações e dados protegidas por um contrato de sigilo e confidencialidade.
Quem está ofertando este projeto e por quê?
Este projeto é uma oferta do SEBRAE em parceria com o Instituto Adolpho Bauer (IAB), com o Coletivo dos Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP) e com a Associação Nacional dos Coletivos de Afroempreendedores (ANCEABRA).
O curso está sendo oferecido e implementado como projeto piloto para o desenvolvimento de uma proposta de Política Pública Nacional de Fortalecimento do Afroempreendedorismo Brasileiro.