O Instituto

Instituto Adolpho Bauer

O Instituto Adolpho Bauer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Curitiba (Paraná) e com perspectiva de atuação em todo território nacional. O Instituto foi criado a partir de iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná, com apoio da FETIEP – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Paraná.

O Instituto IAB tem foco no Desenvolvimento Territorial Sustentável e no desenvolvimento de projetos educacionais que visem a melhoria da qualidade de vida e a busca da sustentabilidade humana, social e ambiental.

Nossa missão é: “Lutar por um mundo melhor, com sustentabilidade humana, econômica, social e ambiental, com igualdade de direitos e deveres para todos e todas”.

Combater as desigualdades e todas as formas de violências e discriminações, e promover a igualdade social, de classe e de gênero, fazem parte dos princípios e objetivos estratégicos do Instituto.

O Instituto buscamos ser uma ponte de diálogo entre os trabalhadores e as indústrias paranaenses, na busca da responsabilidade social e da qualidade de vida para todos e todas.

Em seu primeiro ano de existência o Instituto já tem um planejamento estratégico ousado, e inicia suas atividades com vários projetos de grande dimensão e importância econômica e social:

  • Pós-Graduação em Gestão Pública e Sindical em parceria com a UIM – União Iberoamericana de Municipalistas e com a Prefeitura Municipal de Curitiba;
  • o Instituto promoverá a qualificação de Gestores Públicos e Sociais, para uma nova visão de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Solidária e Equilibrada;
  • Qualificação Profissional para trabalhadores e trabalhadoras das Indústrias Plásticas do Estado do Paraná;
  • Consultoria Organizacional para empresas Plásticas e Químicas do Paraná;
  • Formação de Empreendedores e Empreendedoras Populares;
  • Desenvolvimento de Programas de Previdência, Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Inclusão Social Digital;
  • Desenvolvimento de projetos e parcerias que venham a contribuir para o combate às violências e discriminações e para a efetiva promoção do direito das mulheres e dos jovens;
  • Desenvolvimento de Convênios, Programas, Intercâmbios e Parcerias Internacionais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e ambiental de nossa gente;

Com uma pequena, qualificada e reconhecida equipe de planejamento e desenvolvimento de Projetos, o Instituto se posiciona de forma sólida e profissional no cenário paranaense e se coloca à altura dos desafios que a Classe Trabalhadora e a sociedade paranaense vivenciam.