nogueira apresentacao produtos

Projeto Brasil Afroempreendedor divulga metas alcançadas

O Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor aconteceu na última segunda-feira (14), em São Paulo. O evento reuniu os coordenadores do projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE), parceiros, gestores públicos, donos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasileiros.  Na ocasião, o coordenador executivo do PBAE, João Carlos Nogueira, apresentou os produtos do projeto e frisou que todas as metas previstas foram cumpridas. O PBAE iniciou em 2013 e será finalizado em fevereiro de 2016.

Ao entregar os produtos, Nogueira ressaltou que o PBAE – fruto de um convênio estabelecido entre o Instituto Adolpho Bauer (IAB-Curitiba), Coletivo de Empreendedores Afro-brasileiros (CEABRA – SP) e Sebrae – é um compromisso coletivo e elaborado como um projeto piloto. A estrutura do projeto está ancorada em ações definitivas que geram impacto na microeconomia brasileira, que representa hoje 27% do PIB brasileiro e com boa parte da geração de renda ligada à comunidade negra dos trabalhadores brasileiros. Nesse sentido, Nogueira frisou a importância dessa iniciativa para o país “Cumprimos 100% de todas as metas que tínhamos colocado como desafio. Como todo projeto, ele tem início meio e fim. Como estamos caminhando para o final, os resultados precisam ser apresentados publicamente e aqui também gostaria de frisar que o Brasil Afroempreendedor é hoje um projeto piloto realizado em 11 estados, mas que precisa ser federalizado. Esperamos que daqui para diante possamos conseguir realizá-lo nos 26 estados e distrito federal”, declarou o sociólogo.

Metas do PBAE

O PBAE superou a meta da qualificação e formação de afroempreendedores. O projeto estava originalmente voltado para o atendimento de 1200 pessoas em 11 estados do Brasil, hoje são 1.593. Nesta última fase, dos 500 planos de negócios previstos, 600 já foram iniciados e mais de 52% estão consolidados. O sistema de tecnologia de informação – criado especificamente para o projeto –  ofereceu transparência, além de tornar  possível o acesso e navegação pelo banco de dados. A Revista Brasil Afroempreendedor está na fase final, pois incluirá em seu conteúdo a cobertura do seminário nacional, evento que também se transformou em outra meta alcançada e que serviu de espaço para a apresentação Pesquisa Nacional sobre o Perfil dos Afroempreendedores, também produto do projeto.

“Das cinco grandes metas, cumprimos todas em 100%. Parabenizo nossos consultores de Plano de Negócios e de Mobilização e Organização e destaco a relevância e importância do Instituto Adolpho Bauer(IAB) para a consolidação desse projeto, tanto na sua importância histórica, com para a criação da rede de afroempreendedores e para todos os passos que estamos dando.  Também agradecemos ao Ceabra – SP e ao Sebrae nacional, este último um parceiro importantíssimo porque representa, organiza e tem sido importante para as micro e pequenas empresas do Brasil e também pelo investimento no desenvolvimento do projeto”, finalizou Nogueira.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você