Outubro Rosa

Outubro: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no mundo todo que outubro é o mês para sensibilizar à população sobre o câncer de mama, com o objetivo de aumentar a atenção e apoio no diagnóstico precoce e no tratamento desta doença.

Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres do mundo e a maior parte dos casos se diagnosticam nas fases avançadas, motivo pelo qual o diagnóstico a tempo é fundamental nesta luta.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Fonte: Roche

Em 19 de outubro, Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama, o Instituto Adolpho Bauer se soma nesta campanha e divulga dicas que ajudam a criar consciência e promover o combate, mesmo após quase 2 anos de pandemia, acompanhando o controle anual da situação. Você mulher é a nossa melhor aliada nesta luta para promover a detecção precoce. Se o câncer se detectar a tempo, ele ainda é curável.

  • A educação para conscientizar é parte integrante de todos os programas de detecção precoce.
  • As mensagens de conscientização sobre o câncer de mama são mais eficazes e são apropriadas desde o ponto de vista cultural se são formuladas com a participação da comunidade.
  • É muito importante realizar o autoexame de mama y faze-lo todos os meses. Caso e detectar algo que você considere anormal, consultar o mais antes possível no seu médico.
  • A partir de 40 anos, você deve realizar os controles médicos anualmente.
  • O câncer de mama afeta tanto a mulheres como a homens.
  • Cada ano se lembra no dia 19 de outubro o Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama, para conscientizar a sociedade.
Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você