Mês de conscientização na luta contra o câncer de mama e câncer de colo de utero

Outubro Rosa: a importância da prevenção contra o câncer

No Brasil, excluídos os tumores de pele e de mama, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022).

Este câncer é causado por uma infecção persistente ao longo do tempo por alguns subtipos do papilomavírus humano (HPV). Uma forma comprovada de evitá-lo é realizar testes (triagem) para encontrar um pré-câncer antes que se torne um câncer invasivo. Se um pré-câncer for encontrado, ele poderá ser tratado e interromper o câncer de colo de útero antes que ele comece.

Quais meios temos para prevenir o câncer do colo do útero?

  • A vacina contra o HPV: previne a infecção pelos subtipos mais oncogênicos do HPV (causando aproximadamente 80% dos casos de câncer do colo do útero).
  • O teste Papanicolau (conhecido como PAP ou Exame Preventivo) é uma forma simples e eficaz de prevenir o câncer de colo de útero. O PAP detecta lesões no colo do útero, permitindo que sejam tratadas antes que se transformem em câncer.
  • O teste de HPV: detecta a presença de subtipos de HPV de alto risco no colo do útero. Este teste está substituindo a nível mundial o teste de Papanicolaou como rastreio primário do câncer de colo do útero devido à sua maior sensibilidade, à possibilidade de auto teste e ao fato de permitir um intervalo maior entre cada teste (5 anos se der negativo).

Em caso de dúvidas, não deixe o tempo passar, consulte a/o sua/seu ginecologista de confiança.

 

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você