Brasil Afroempreendedor

Projeto Brasil Afro Empreendedor

Brasil Afroempreendedor

Quem são os afrooempreendedores brasileiros? Onde estão? A que atividades se dedicam? Que dificuldades enfrentam e quais as soluções adequadas para manter seus negócios? O Projeto Brasil Afroempreendedor pretende responder a essas e outras questões. É uma iniciativa que visa ao fortalecimento do empreendedorismo afro-brasileiro. Através da construção de parcerias e da rede de afroempreendedores, pretende impulsionar a construção da Política Nacional para o Fortalecimento do Afroempreendedorismo (PNFA). Para isso, fortalecerá o desenvolvimento das iniciativas dos micro, pequenos e médios empreendedores e dos microempreendedores individuais afro-brasileiros, replicando essas iniciativas em todo o território nacional.

quem são os afroempreendedores

Iniciativa inovadora

Iniciativa inovadora

O Projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil demandada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), de Brasília (DF), com coordenação do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP).

Público Alvo

Micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais afro-brasileiros.

Objetivos

  • Realizar 12 seminários estaduais (PR, SC, RS, RJ, MG, PE, BA, MA, PB, GO e AP), com a presença de aproximadamente 1.200 empreendedores afro-brasileiros (100 por atividade), e participação de instituições, especialistas e parceiros.
  • Acompanhar, monitorar e fortalecer 500 micro e pequenas empresas e empreendimentos individuais afro-brasileiros.
  • Subsidiar a formação e capacitação sobre empreendedorismo, em 12 comunidades negras remanescentes de quilombo, identificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC).
  • Fortalecer a rede nacional de micro e pequenos empresários e empreendedores afro-brasileiros, focada na troca de experiências, intercâmbios, desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico deste segmento.
  • Estruturar propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afro-brasileiros (PROAEABs).
  • Divulgar dados sobre micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros.
  • Publicar livro com textos de especialistas sobre empreendedorismo afro-brasileiro e os desafios no desenvolvimento nacional.

Duração e Abrangência

O projeto terá duração de 24 meses, com desenvolvimento em 12 estados da Federação (RJ, SP, MG, PR, SC, RS, GO, BA, PE, PB, MA, AP).

A escolha desses estados seguiu os critérios de organização dos (das) empreendedores (as), seja por intermédio das organizações específicas no tema , como os Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (CEABRAs), a Incubadora Afro-brasileira ou entidades locais voltadas diretamente ao atendimento a este segmento. Do mesmo modo, foram consideradas as iniciativas do poder público a partir das políticas de promoção da igualdade racial. A partir do projeto, será fortalecida a Rede Nacional de Afroempreendedores, que funcionará como um espaço permanente de socialização, intercâmbio (formativo e informativo), qualificação empreendedora e de desenvolvimento de oportunidades de negócios.

Estratégias para os afroempreendimentos

Além dos objetivos gerais, o Projeto Brasil Afroempreendedor pretende ser o ponto de partida para estabelecer estratégias inovadoras de formação e qualificação dos empreendedores afro-brasileiros. Desta forma, esse segmento estará apto para dar continuidade aos seus negócios e participar de redes que fortalecerão seus empreendimento. Veja outros pretendidos pelo projeto.

  • Elevar e dar consistência ao processo de formalização dos empreendimentos de micro e pequenas empresas afro-brasileiras e MEIs através da realização dos cursos de formação e qualificação.
  • Ampliar os conhecimentos do universo das micro e pequenas empresas e MEIs.
  • Formar e capacitar no mínimo 50% dos participantes nos seminários estaduais.
  • Consolidar as redes de pequenas e microempresas e de microempreendedores individuais afro-brasileiros, a partir de iniciativas da economia solidária, economia criativa e cooperativas, para fortalecer o associativismo.
  • Articular parcerias com iniciativas nacionais, locais e regionais, como feiras de negócios e outras iniciativas.
  • Ampliar o atendimento do SEBRAE às micros e pequenas empresas afro-brasileiras.
  • Fomentar a cultura empreendedora, a partir da interlocução das organizações das experiências da sociedade civil, em particular do Sistema SEBRAE, CEABRA e IAB, através dos cursos de capacitação e qualificação.
  • Lançar o “Prêmio Brasil Afroempreendedor”.
Compartilhe!

18 comentários, add yours.

Inajara

Ola Bom dia !!
Gostaria de saber quando que vai ter as palestra em porto alegre …..obrigada

Paulo Nunes

Quando será o seminário no Rio de Janeiro.
A minha residência é próxima a uma população Quilombola.

    Instituto IAB

    Autor

    Boa tarde Paulo

    O Projeto Brasil Afroempreendedor do Rio de Janeiro já está em andamento. Você pode entrar em contato com a consultora estadual Ruth Pinheiro através dos telefones (21)2578 6313 ou (21)976141240 e verificar se ainda tem vaga disponível. Obrigada.

juciara da silva moreira

Gostaria de saber como faço p começar os cursos?

    Instituto IAB

    Autor

    Boa tarde Juciara.
    Entre em contato com o seu consultor estadual que ele dará todos os passos e a senha para acessar o contéudo dos cursos. Obrigada.

Claudia Teixera

Sou Claudia do rio de janeiro quando teremos uma agenda ,os cursos de formação tem aqui

    Instituto IAB

    Autor

    Boa tarde Cláudia
    Aguarde que em breve um consultor do seu estado entrará em contato para lhe dar maiores informações. Obrigada.

José Saboia Dos Santos

Prezados amigos.
Recebo no final de 2014 uma carta da Fundação informando a intenção de retornar com o Projeto Brasilafroempreendedor. gostaria que a equipe nos informassem sobre a atual situação do projeto e se possível, se ha uma previsão de reinicio.
Obrigado,
José Saboia.
Contagem – MG

    Instituto IAB

    Autor

    Boa tarde José Saboia
    Estamos em fase de testes e assim que concluirmos você receberá login e senha para conseguir assim dar continuidade ao projeto e ter acesso a área do aluno. Obrigada.

Silvio de Souza

Bom dia gostaria de receber noticias e também participar da associação pois sou microempresário.Fico no aguardo, Att. Silvio

    Instituto IAB

    Autor

    Boa tarde Silvio
    Por favor, entre em contato com a equipe do Projeto Brasil
    Afroempreendedor: brasilafroempreendedor@institutoiab.org.br.
    Curta também o Projeto Brasil Afroempreendedor nas redes sociais

Gisele De Paulo

Olá ,sou do Ceará me interessei em participar do projeto, mas como faço se o meu estado não foi um dos escolhidos? Posso me vincular a outro? Por favor, como devo proceder?

paulo roberto

bom dia! gostaria de saber, onde que eu me informo sobre empreendedorismo afro-brasileiro? pois sou do rio de janeiro. aguardo-lhe.

    Instituto IAB

    Autor

    Oi Paulo Roberto. O que bom você ser do RJ pois ali, na cidade de Rio de Janeiro, fica a sede da REAFRO onde você poderá se informar ao respeito do afroempreendedorismo brasileiro e as ações que a Rede está efetuando agora. Solicito por favor entre em contato com o telefone (21) 2533-1171 (falar com Ruth) ou presencialmente na Av. Gen. Justo, 275 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-130.

carlos

boa tarde, gostaria de saber quanto ira acontecer no rio de janeiro o premio brasilafroempreendedor ?

Marah

Prezados Boa noite!

Trabalho na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e entre os projetos realizados pela instituição temos, com muito orgulho, o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, que em 2017 realizará sua 9ª edição.

Gostaria de entender um pouco mais sobre o Projeto Brasil Afroempreendedor. Saber se o mesmo está ativo? Se conta com a parceria do SEBRAE, para tentarmos acionar o SebraeMG… Entre outras. Caso possa nos repassar um contato de telefone entraremos em contato!

Muito Obrigada

Marah Costa – Ass. Políticas de Festivais

    Instituto IAB

    Autor

    Oi Marah, tudo bem? A parceria com o SEBRAE Nacional foi durante o Projeto Brasil Afroempreendedor que se estendeu até 02/2016, hoje que assumiu e articula a gestão a nível nacional é a Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO) com sede em Rio de Janeiro. Solicito por favor entre em contato pelo telefone (21) 2532-0417 ou pelo site http://www.reafro.org/

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você