Outubro Rosa 2019

Outubro é o mês de luta pela vida

Afinal, o que é o câncer de mama?
É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Neste mês de Outubro o Instituto Adolpho Bauer apoia e incentiva a todas as mulheres a realizar o auto-exame e lutar pela vida, pela saúde e pelo bem-estar de todas.

A detecção precoce é uma das principais formas de aumentar as chances de cura. O autoexame pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam.

Veja o passo a passo de como fazê-lo:

Idealmente, a avaliação deve ser feita em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitado.

Na frente do espelho

Sem roupas, observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.

Em pé

A palpação das mamas deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Os dedos devem estar esticados e fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada lado, fazer o seguinte:

  • Colocar o braço atrás da cabeça.
  • Palpar a mama em movimentos circulares: primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo.
  • No fim da palpação, pressionar os mamilos suavemente e observar se existe saída de líquido.

Deitada

A palpação deitada é como a em pé. Se desejar ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Os mesmos três passos de palpação acima devem ser feitos em cada mama nessa posição.

Detecção do câncer de mama

Fonte: Revista Galileu
Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você