Feira Afro

Afroempreendedores do PBAE participam da Feira Preta em São Paulo

Além de reunir os coordenadores do Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE), parceiros e gestores públicos, o Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor, que será realizado no dia 14 de dezembro de 2015, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, contará também com a presença de donos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasileiros que fazem parte deste projeto que é realizado em 11 estados brasileiros. Eles também vão participar da Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina. Em treze edições, a Feira Preta já contou com  mais de 120 mil visitantes, os quais puderam acompanhar o trabalho de aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.

O Seminário Nacional faz parte das ações do PBAE, o qual é coordenado pelo Instituto Adolpho Bauer (IAB-Curitiba) e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Ceabra – São Paulo), em parceria com o Sebrae Nacional. Segundo o coordenador institucional do PBAE, Adilton de Paula, a parceria com a Feira Preta fortalece o afroempreendedorismo e possibilita que o afroempreendedor de qualquer parte do país amplie sua visão de negócios e seja referência no mercado. “O seminário será um espaço de apresentação da Pesquisa Nacional sobre o Perfil dos Afroempreendedores, da discussão sobre políticas públicas e de debate sobre as estratégias de sustentabilidade dos empreendimentos de negros e negras. No entanto, ao participarem da Feira Preta, os afroempreendedores que estarão expondo seus produtos – ou só visitando o evento -, poderão ver que essa feira não é uma excepcionalidade de São Paulo, mas é uma naturalidade do Brasil”, declara Adilton de Paula.

Segundo a organizadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, a edição desse ano vai refletir o amadurecimento do empreendedorismo negro. Criada em 2002, ela explica que a iniciativa desempenhou um papel importante na consolidação de um mercado pensado e realizado por empreendedores negros e negras com o objetivo de valorizar a cultura negra. “O espaço torna-se o cenário de uma segmentação que está se estruturando para atender cada vez mais consumidores antenados e interessados em consumir produtos que tem a ver com a sua especificidade”, destaca Adriana.

Brasil Afroempreendedor na Feira Preta

Na avaliação de Adriana, a participação dos afroempreendedores do PBAE na 14ª Feira Preta possibilita que eles conheçam vários empreendimentos administrados por negros e negras, e verifiquem, na prática, o funcionamento da articulação de negócios em rede. “Eles terão a oportunidade de estar perto de uma rede nacional que os conecta com outras realidades, mas com características comuns entre afro-empreendedores. Esse ‘guarda-chuva’ alimenta não só a visibilidade, mas, propõe uma reflexão de como estamos gerindo os nossos negócios. O empreendedor participa do evento motivado para a venda. No entanto, é necessário que ele amplie os horizontes para além da ação mais emergente e que consiga, também, expandir a sua base de relacionamento para fazer o pós venda”, aconselha Adriana.

Lançado em 2013, o Projeto Brasil Afroempreendedor está sendo realizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Paraíba, Bahia, Maranhão e Pernambuco. O projeto faz a capacitação e formação gerencial de 1.200 afroempreendedores e é o único do país voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo e fortalecimento de micro e pequenas empresas geridas por afroempreendedores. Ao apoiar esses empreendedores, o projeto contribui para a geração de trabalho e renda, igualdade e justiça social, bem como para o desenvolvimento do país.

SERVIÇO

14ª Feira Preta | Dia 13 de dezembro

Local: Complexo do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo – SP

Seminário Nacional Brasil Afroempreendedor | Dia 14 de dezembro

Local: Local: Hotel Holiday Inn – Parque Anhembi | Rua Prof. Milton Rodrigues, n 100, São Paulo ( capital)

Realização: Instituto Adolpho Bauer, Ceabra-SP e Sebrae Nacional
Apoio: BID, Endeavor, Anjos do Brasil, Key Associados, PMSP
Patrocínio: Hinode, Wiboo
Inscrições gratuitas: www.brasilafroempreendedor.com.br

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você