Cinco erros que podem matar o seu negócio

Durante a crise ou fora dela, sempre haverá empreendedores com coragem suficiente para investir no próprio negócio. Além do ambiente econômico, alguns fatores ponderáveis podem influenciar o sucesso – ou fracasso – desta empreitada. A seguir, o professor do Insper e especialista em empreendedorismo Marcelo Nakagawa lista alguns erros que podem matar seu negócio já no início, ou fazer com que ele nem saia do papel.

Não empreenda sem capacitação

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Há muitos cursos, inclusive online, que oferecem capacitação para empreendedores de primeira viagem. “O Empretec do Sebrae contribui e muito para o desenvolvimento do comportamento empreendedor. Outros cursos, livros e eventos ajudam na formação técnica de planejamento, estratégia, gestão, captação de recurso”, explica Nakagawa.

Não empreenda sem uma real oportunidade de negócio

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O empreendedorismo por necessidade, que faz com que o empresário invista em um negócio apenas para estancar a sangria de um desemprego e manter a renda mensal. Esse tipo de empreitada pode, porém, ser um tiro no pé.

“Uma oportunidade real resolve um problema real, bem definido e urgente do cliente. O cliente precisa de uma solução muito melhor daquela que (não) existe no mercado. Quando maior o problema e maior o número de pessoas com esta dor, maior é a oportunidade de negócio”, analisa Marcelo Nakagawa.

Não acredite nos negócios da moda de forma incondicional

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A alternativa mais certeira para abrir um negócio quando não se tem experiência prévia, muitas vezes, aparece nas febres de consumo que aparecem no mercado de tempos em tempos. “Negócios da ‘moda’ que estão sendo criados em cada esquina”, comenta Nakagawa, que alerta para o fato de, muitas vezes, se tratarem de opções pouco consolidadas no mercado.

Não empreenda se não tiver capacidade de execução

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Muitos negócios que até resolvem grandes problemas fracassam porque o empreendedor não teve a capacidade de execução. É preciso ter pelo menos duas grandes capacidades no time de empreendedores: alguém que venda muito bem e alguém que produza com altíssima eficiência.

Não empreenda se não tiver paixão em resolver o problema do cliente

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Os empreendedores mais vitoriosos são os que gostam de revolver o problema do cliente e não exatamente do produto ou serviço que comercializam. Isto incentiva o empreendedor a sempre pensar na melhor forma de resolver o problema e não necessariamente tentar ficar melhorando ou inovado o produto em si.

“A Netflix sempre quis resolver o problema do entretenimento das pessoas em casa. Seu negócio não era alugar DVD. Por isso conseguiu evoluir para streaming. Já outros negócios de aluguel de DVD continuaram alugando fitas e discos até falirem”, analisa o especialista.

Não empreenda no desespero

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O desespero só gera mais pânico, erros e custos que só trarão mais prejuízos para alguém já fragilizado economicamente. “Empreender é uma decisão da vida não só pessoal, mas também familiar e profissional”, comenta Nakagawa.

Fonte: Estadão PME

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Dirceu

muito elucidador

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