De 17 de fevereiro a 04 de março serão realizadas reuniões com jovens do RJ, SP, RS e AP

O Projeto Juventude Conectada – uma parceria entre o Instituto Adolpho Bauer (IAB), a Wiboo Commerce e Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) – objetiva capacitar 100 jovens em empreendedorismo e orientar rapazes e moças na faixa etária entre 18 a 25 anos para a montagem do seu próprio negócio. A proposta é direcionar os jovens em situação de vulnerabilidade social para o mundo do trabalho, orientando-os para a  cultura do empreendedorismo. A meta é realizar atividades e ações de combate ao genocídio dos jovens, por intermédio de uma política de inclusão digital e geração de trabalho e renda.

O projeto visa contribuir para o combate à mortalidade e violência contra a juventude brasileira, principalmente de jovens negros.  O recorte racial não é por acaso.  Segundo estimativas de População Residente do Datasus/Ministério da Saúde de 2012, o Brasil tem 52,2 milhões de jovens e 30 mil foram vítimas de homicídio naquele ano, o que corresponde a mais da metade dos homicídios no país inteiro (53,38%). Dentre as vítimas, 77,02% são negras.

Segundo o coordenador do Instituto Adolpho Bauer, Adilton de Paula, o  número de homicídios de jovens negros é três vezes maior que de jovens brancos, o que acaba denunciando não apenas a violência, mas um genocídio silenciado de jovens afrodescendentes. “E ainda temos o racismo estrutural, que está presente na nossa sociedade e no sistema de segurança do país. Por conta de uma visão estereotipada, muitos policiais reproduzem preconceitos a respeito dos jovens negros, pobres e moradores de periferia e estes se tornam as maiores vítimas de violência. No entanto, chegou a hora de por fim ao aniquilamento desses jovens cidadãos. É preciso por fim a esse genocídio”, defende Adilton de Paula.

Juventude afroempreendedora

Para a presidente da Reafro, Ruth Pinheiro, a parceria vai fortalecer o núcleo jovem dos afroempreendedores que fazem parte dessa entidade que reúne afroempreendedores de 12 capitais do país.

O papel da Reafro é identificar o protagonismo da juventude negra nas capitais e promover o intercâmbio e troca de experiências. A Rede Brasil Afroempreendedor tem uma diretoria responsável pela articulação nacional de jovens negros e estar envolvida com o projeto Juventude Conectada é uma oportunidade para organizá-los a partir da nossa rede

Ruth Pinheiro
Presidente REAFRO -

O Juventude Conectada será replicado nos 200 maiores municípios do país. A meta é reunir um número mínimo de 100 jovens (moças e rapazes), com obrigatoriedade de ter um mínimo de 30% de jovens negros. O projeto será realizado de 2016 a 2018. A capacitação acontecerá em 12 meses, com reuniões quinzenais a cada mês e carga horária de até três horas de duração a cada encontro presencial; também estão previstos palestras e cursos durante o processo de formação. A capacitação, qualificação e acompanhamento técnico dos jovens serão realizados por profissionais indicados pelo Instituto IAB, Wiboo e Reafro.

AGENDA DE ENCONTROS DO PROJETO JUVENTUDE CONECTADA

Rio de janeiro

  • Data: 17 de fevereiro
  • Local: Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do IBGE( DAP/IBGE)| Av. Rio Branco, 257 Salas 605 a 609, Centro – Rio de Janeiro / RJ
  • Horário: 14 às 18h

São Paulo

  • Data: 20 de fevereiro
  • Local: Sindicato dos Professores de São Paulo (Simpro) | Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino CEP 04038-000 – São Paulo – SP (próximo à estação Santa Cruz do Metrô)
  • Horário: 09h30 às 12h

Rio Grande do Sul

  • Data: 29 de fevereiro
  • Local: Sindicato Muncipal de Alvorada(SIMA) | Rua Venceslau Fontoura, 105, Nova Americana – Alvorada
  • Horário: 16h às 18h

Macapá

  • Data: 04 de março
  • Local:  Auditório do Museu Sacaca | Rua Feliciano Coelho, 1059, Bairro Trem  – Macapá
  • Horário: 14h às 18h

Inscrições  e Informações

A inscrição é gratuita e para participar o jovem deverá enviar e-mail para o coordenador do Instituto IAB: adilton@institutoiab.org.br.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você