Documentação do Sistema Digital Fenix

Acesso ao sistema

Para acessar ao Sistema de Gestão Digital de Alunos você poderá aceder nele clicando no link Projeto Brasil Afroempreendedor / Sistema de Gestão de Alunos

 

Acesso ao SDF

Ou digitando diretamente na barra de endereços do seu browser:

www.institutoiab.org.br/sdf

Após logar, o sistema apresentará uma tela de boas-vindas onde você terá acesso rápido aos principais elementos da gestão de alunos, e eles são:

  • Alunos: Relação completa dos alunos da sua carteira, dados pessoais, informações de cursos, planos e evolução individual de cada um deles;
  • Consultores: Relação de consultores por estado, sendo que você poderá alterar aqui os seus próprios dados e informações pessoais;
  • Contatos Úteis: Telefones e catálogo de endereços para ajuda e suporte ao consultor;
  • Agenda: quando entrar em contato com os alunos você poderá agendar aqui os seus horários e controlar a sua agenda em qualquer lugar.

Contudo existem mais elementos nos menus internos, sendo que dividimos eles nas seguintes categorias: Arquivo, Utilitários, Configurações, Ajuda e Sair.

Tela de login ao SDF

Alunos

O elemento mais usado do sistema, e onde centrará praticamente todas as suas operações, é a Área do Alunos, a qual você consegue acessar pelo link principal ou pelo menu Arquivo / Alunos.

Acesso dos coordenadores

Uma vez dentro você terá uma listagem ordenada alfabeticamente dos alunos que fazem parte do seu estado. Esta listagem total permite o filtro e o refino da pesquisa pelos campos multifuncionais localizados no topo do sistema

Campos de busca

O primeiro campo permite selecionar por qual método deseja-se achar as informações dentro do sistema, e o segundo campo permite refinar a pesquisa por meio da inserção de um critério de busca (dependendo do método selecionado).

Importante: A tecnologia com a qual o sistema foi desenvolvido prescinde do botão Buscar, isto quer dizer que basta eu selecionar alguma opção do primeiro campo Seleção ou simplesmente digitar no campo de Critério que o sistema executará uma consulta ao banco em tempo real e apresentará em tela os dados desejados.

Para visualizar ou editar um aluno basta só clicar no nome, destacado em negrito na cor azul, ou clicando no botão Editar/Ver.

Filtros

filtros

Sempre que acessar ao escopo Alunos será possível estabelecer uma série de filtros tais como:

  • Nome
  • Data de Nascimento
  • Código (de aluno)
  • Cidade
  • Estado
  • CEP
  • Telefone
  • Profissão
  • Ramo de atividade
  • Consultor responsável
  • Termo Assinado

Observe que, exceto a opção Termo Assinado, em todos os outros casos para o filtro funcionar você deverá escolher ou escrever alguma coisa no campo de critério. Se você não selecionar ou escrever nada, o sistema ficará em espera permanente pela sua ação mas não trará nada.

Por exemplo, se eu quiser procurar todos os alunos do estado do Paraná, eu primeiro preciso selecionar a opção Estado e na sequencia selecionar o estado do PR. Se eu só selecionar estado e não selecionar o PR nada será alterado.

Ficha do Aluno

A Ficha é um registro de informações do Aluno onde encontraremos dados tais como:

  • Informações do Aluno: Dados gerais do aluno;
  • Cursos: relação de cursos realizados e avanço do aluno através deles;
  • Evolução do Aluno: Registros sequenciais para registrar a evolução por matéria cursada; e
  • Dados do Empreendimento: informações da empresa que o aluno possui.

 

Informações do Aluno

Este é o elemento mais importante da ficha de cadastro pois nele não teremos só as informações cadastrais tais como nome, endereço ou data de nascimento assim como também informações estatísticas ou financeiras que servirão para determinar por meio de BI (Business Inteligence) na hora do Projeto Brasil Afroempreendedor encaminhar assessorias personalizadas, apoio ao microcrédito ou pesquisas de qualidade.

Sugere-se preencher TODOS os campos, porém os que são de preenchimento obrigatório são:

  • nome completo,
  • CPF,
  • sexo,
  • e-mail,
  • data de nascimento,
  • endereço completo com bairro, cidade e estado,
  • CEP,
  • ao menos 1 telefone de contato podendo ser celular, fixo ou comercial,
  • nome de usuário,
  • situação do aluno, e
  • termo de compromisso.

Sem preencher estes campos o sistema não dará continuidade até finalizar o preenchimento dos mesmos.

Todo novo usuário “nasce” sem uma senha preestabelecida, portanto na hora do primeiro cadastro sugere-se criar uma senha para permitir ao usuário acessar à Área do Aluno. As senhas são criptografadas num hash de 128 bits, portanto se o usuário esquecer a senha não há como saber qual era a senha anterior, nesses casos crie uma nova senha e repasse para o aluno.

O campo Nome de usuário deve respeitar a regra de não conter outros caracteres que não sejam os alfabéticos ASCII ou numéricos (cedilha, acentos, espaços, caracteres especiais). A mesma norma se repete para o campo nova senha.

Importante: O sistema reconhece a diferença entre maiúsculo e minúsculo (case sensitive) portanto se preencher um nome de usuário com caixa alta, lembre-se de sempre preencher em caixa alta, pois se tentar logar em caixa baixa o sistema negará o acesso.

Cursos

Neste ponto teremos uma listagem dos cursos realizados pelo aluno. O consultor só tem o dever de responder se o aluno realizou ou não a matéria (terceira coluna “Realizado”) e se quiser poderá anotar uma observação de até 150 caracteres). Por último teremos um campo de observações gerais e um campo referente ao Plano de Negócios. Estes dois campos não possuem limitação de tamanho sendo que o consultor poderá preencher o que melhor entender sem se preocupar pelo espaço.

Evolução do Aluno

Em todo longo acompanhamento de pessoas nós precisamos anotar qual é o avanço, a evolução no ensino, as dificuldades apresentadas e as melhoras observadas. Estas anotações estão disponíveis na área Evolução do Aluno, onde você poderá preencher a data da observação, quem foi o consultor quem analisou a situação (pode ser feita não só pelo consultor como também pelos coordenadores), a matéria onde observou a ocorrência e o próximo passo a realizar.

Após clicar em Salvar um novo registro com campos vazios será criado imediatamente abaixo do registro recém criado. Não existe limitação inicial de observações.

Dados do empreendimento

Tão importante como os dados do aluno são os dados do empreendimento. Como todos sabem, um pré-requisito para participar do Projeto Brasil Afroempreendedor é ser dono de uma empresa ou fazer parte de um empreendimento. Todas essas informações deverão ser inseridas nesta aba, destacando especial importância para os campos CNPJ (identificador único) e validadores de formulário.

Sempre que clicar no botão Salvar o sistema salvará não só a janela ativa assim como também todas as outras abas.

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