Juventude Conectada Osasco

Equipe do Projeto Juventude Conectada se reúne com jovens de Osasco nesta quinta (11)

Nesta quinta-feira(11) acontece no município de Osasco, localizado na grande São Paulo, o primeiro encontro do Projeto Juventude Conectada – uma parceria entre o Instituto Adolpho Bauer (IAB), a Wiboo Commerce e a recém-criada Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). O projeto é voltado para a geração de trabalho e renda e inclusão digital e tecnológica para jovens moradores de periferias das maiores cidades brasileiras.  A atividade será realizada às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Osasco – Sala Multimídia (Rua Avenida Marechal Rondon, nº 260, centro).

Lançado no último dia 30 de janeiro, o projeto visa contribuir para o combate à mortalidade e violência contra a juventude brasileira, principalmente de jovens negros. Segundo o coordenador institucional do IAB, Adilton de Paula, um dos objetivos do projeto é capacitar, por meio da cultura do empreendedorismo, jovens em situação de vulnerabilidade social para o mundo do trabalho.  Para tanto, vai realizar atividades e ações de combate ao genocídio dos jovens, por intermédio de uma política de inclusão digital e geração de trabalho e renda.

Para a secretária geral da Reafro, Zélia Lucas Patrício, o Juventude Conectada é uma grande oportunidade para que jovens excluídos do mercado de trabalho possam abrir suas próprias empresas e desenvolver seus próprios negócios.  “O projeto é inovador audacioso. Além de causar um impacto positivo  na juventude,  ele  dá  visibilidade  aos jovens empreendedores, que são muitos no Brasil, mas pouco conhecidos pelo conjunto da sociedade”, pontuou Zélia.

Sobre o Juventude Conectada

O projeto será replicado nos 200 maiores municípios do país. A meta é reunir um número mínimo de 100 jovens (moças e rapazes), com obrigatoriedade de ter um mínimo de 30% de jovens negros. O recorte racial não é por acaso.  Segundo estimativas de População Residente do Datasus/Ministério da Saúde de 2012, o Brasil tem 52,2 milhões de jovens e 30 mil foram vítimas de homicídio naquele ano, o que corresponde a mais da metade dos homicídios no país inteiro (53,38%). Dentre as vítimas, 77,02% são negras. “O número de homicídios de jovens negros é três vezes maior que de jovens brancos. Dados como esses denunciam não apenas a violência, mas um genocídio silenciado de jovens afrodescendentes, associado a um racismo estrutural que ainda está presente na nossa sociedade e no sistema de segurança do país. Por conta de uma visão estereotipada, muitos policiais reproduzem preconceitos a respeito dos jovens negros, pobres e moradores de periferia e estes se tornam as maiores vítimas de violência. No entanto, chegou a hora de por fim ao aniquilamento desses jovens cidadãos. Essa violência não pode continuar”, defende Adilton de Paula.

O Juventude Conectadao será realizado de 2016 a 2018. A capacitação acontecerá em 12 meses, com reuniões quinzenais a cada mês e carga horária de até três horas de duração a cada encontro presencial; também estão previstos palestras e cursos durante o processo de formação. A capacitação, qualificação e acompanhamento técnico dos jovens serão realizados por profissionais indicados pelo Instituto IAB, Wiboo e Reafro.

SERVIÇO

  • Data: 11 de fevereiro de 2016
  • Horário: 18 horas
  • Local: Biblioteca Municipal de Osasco – Sala Multimídia (Rua Avenida Marechal Rondon, nº 260, centro).
  • Mais informações
  • Instituto IAB: Adilton de Paula |  (41) 9812 8733
  • Reafro Nacional: Zélia Lucas Patrício | (11) 9 7386 6152
  • Wiboo: Pedro Alexandre Santos | (12) 99171 8555
  • Clique aqui e conheça o projeto na íntegra
Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você