Compre do Pequeno Negócio

IAB e Projeto Brasil Afroempreendedor apoiam Movimento Compre do Pequeno Negócio

As micro e pequenas empresas administradas por afro-brasileiros fazem parte do público atendido pelo Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE), uma iniciativa do Instituto Adolpho Bauer (IAB Curitiba) e do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Ceabra – São Paulo)  em parceria com o Sebrae nacional. Assim, apoiar Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae é incentivar os 1.200 afroempreendedores brasileiros que estão incluídos nos 11 estados onde o PBAE está sendo desenvolvido.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa da sociedade civil organizada, liderada pelo Sebrae, para apoiar os pequenos segmentos empresariais nesse momento de dificuldades na economia. O Movimento busca conscientizar o consumidor de que a decisão de compra envolve uma escolha e que o ato de comprar dos pequenos negócios contribui para fortalecer os segmentos que mais geram empregos no país, resultando em ganhos para todos.

Para o coordenador executivo do PBAE e coordenador institucional do IAB, Adilton de Paula, integrar o Movimento é reconhecer a potencialidade dele para a geração de emprego e renda, bem como para o desenvolvimento social e econômico do país. “As atividades dos pequenos negócios respondem por 27% do PIB e geramos mais de 52% dos empregos do país. Apoiar o Movimento Compre do Pequeno Negócio é apoiar os empreendimentos do país e também os mais de 11 milhões de afroempreendedores negros que, conforme dados da pesquisa realizada em 2013 pelo Sebrae, também fazem parte desse grupo”, destaca Adilton.

Afroempreendimentos brasileiros

O Projeto Brasil Afroempreendedor foi lançado em de agosto de 2013 e está sendo realizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá, Paraíba, Bahia, Maranhão e Pernambuco. No ano passado, o projeto realizou seminários estaduais e promoveu cursos e outras atividades de capacitação.

Atualmente, os coordenadores do PBAE estão realizando encontros estaduais com os afroempreendedores com o objetivo de fomentar o fortalecimento e desenvolvimento dos negócios geridos por eles, além de convidá-los para outras ações do projeto. “Estão previstas, nesta etapa, a finalização da pesquisa do Perfil Nacional dos Afroempreendedores  – que pode ser respondida no site do IAB por qualquer afro empreendedor do país – e a realização do “Seminário Nacional: Brasil Afroempreendedor”, a ser realizado no dia 27 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que contará com a presença dos afroempreendedores que fazem parte do projeto”, revela o coordenador do PBAE.

Dia Nacional da Pequena e Micro Empresa e Dia de Compra Consciente

A iniciativa do Sebrae é alusiva à comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, que ocorre no dia 5 de outubro. Segundo o Sebrae, o slogan do movimento “esse negócio também é seu” convida a sociedade a refletir sobre o papel dos pequenos negócios para a economia do país. A ideia do Movimento não é estimular o mero consumo, mas promover a reflexão sobre o ato da compra. “Quando o consumidor faz uma compra consciente, quando leva em consideração que está adquirindo um produto ou um serviço de um micro ou pequeno empresário, ele contribui para vários ramos de atividades e reconhecem a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento do país”, defende Adilton.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você