Ministério da Saúde oferece curso sobre Saúde Integral da População Negra para profissionais de saúde

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES) e de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), lançará às 16h30 do dia 22 de outubro, no auditório Emílio Ribas, no Edifício Sede, o módulo sobre a ‘Saúde Integral da População Negra’ do curso de educação à distância ofertados pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

O curso foi desenvolvido pelos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP) e de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGETS) para profissionais da atenção básica vinculados ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e/ou ao Programa Mais Médicos, além de profissionais que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo central do curso, idealizado a partir de proposições do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, é debater e sensibilizar os profissionais de saúde para as questões e demandas específicas da população negra, bem como induzir e fomentar reflexões sobre o racismo institucional e suas consequências à saúde de mulheres e homens, pretas, pretos, pardas e pardos e, por meio disso, garantir atenção à saúde qualificada à população interessada.

Metodologia

Todos os módulos do curso ‘Saúde Integral da População Negra’, serão oferecidos pela plataforma de educação à distância (EAD) e terão 45h de duração. Os módulos ofertados são multiprofissionais e autoinstrucionais. Os cursistas não serão assistidos por tutoria virtual. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de outubro, na internet, clicando aqui.

Esta ação do Ministério da Saúde é validada pela diretriz de formação, comunicação e produção de conhecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) — Portaria MS 992, de 13 de maio de 2009 — pelas praxes reguladoras da educação permanente em saúde e consonante aos princípios fundadores do SUS de Universalidade, Integralidade e Equidade.

A PNSIPN “define os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão, voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população. Inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você