Gallery shortcode is invalid.

Parcerias fortalecem o afroempreendedorismo em Goiás

O seminário estadual do projeto Brasil Afroempreendedor em Goiás, encerrado na sexta (23), reuniu empreendedores e órgãos de fomento em parcerias que prometem alavancar as iniciativas de desenvolvimento no estado. Os participantes do seminário, de várias cadeias produtivas, principalmente moda, estética e de serviços, tiveram a oportunidade de ouvir palestras sobre iniciativas de fomento e financiamento. Tratativas foram encaminhadas para estabelecer programas de capacitação com os afroempreendedores goianos. O saldo dos dois dias de seminário é considerado extremamente positivo, pela qualidade das propostas apresentadas.

Na sexta, foi acertada parceria inédita e abrangente para o estímulo ao afroempreendedorismo entre a Secretaria da Indústria e Comércio do Estado de Goiás e o projeto Brasil Afroempreendedor. Reunião durante a tarde definiu a realização de cursos sobre Gestão de Negócios para afroempreendedores entre o projeto Brasil Afroempreendedor e a secretaria. Participaram da reunião, pelo projeto Brasil Afroempreendedor, o coordenador executivo, João Carlos Nogueira, e a consultora estadual para o estado, Elisangela Machado. Pela Secretaria da Indústria e Comércio do Estado de Goiás, participaram o superintendente Thiago de Souza Peixoto, e a gerente de Capacitação e Desenvolvimento, Liane Cunha. Os cursos serão ofertados pela secretaria em todos os municípios do estado, conforme a demanda, e versarão sobre Gestão de Negócios e Políticas de Fomento, Financiamento e Crédito. Terão duração de três dias, com quatro horas-aula, e atenderão pelo menos 50 afroempreendedores em cada edição. Os técnicos serão disponibilizados pela secretaria e a estrutura obtida com apoiadores locais. Quem participar da capacitação e ao final elaborar um plano de negócios terá acesso a uma linha de financiamento com valores entre R$ 2 mil e R$ 25 mil. Os cursos já podem começar a partir de junho, conforme a secretaria. Na quinta-feira, os participantes do seminário já haviam tomado conhecimento do programa da Secretaria. Também haviam assistido ao painel sobre oferta de crédito e de linhas de fomento, com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal (CRESCER), Banco do Brasil, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), através do Fundo Centro-Oeste, e a Goiás Fomento, entidade de financiamento do estado.

PUC/GO

Outra novidade do seminário de Goiás foi o encaminhamento das primeiras tratativas para parceria do projeto com o Programa de Fomento do Afroempreendedorismo (PROAFRO) da PUC/GO, iniciativa que envolve os cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis. Segundo as primeiras tratativas, serão ofertados cursos de capacitação para os afroempreendedores do projeto. A reunião foi feita entre o coordenador executivo João Carlos Nogueira e Janira Sodré Miranda, Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da PUC/GO e professora da universidade.

Seminário do PR

Nestes dias 29 e 30, quinta e sexta, o Paraná recebe o seminário estadual do projeto Brasil Afroempreendedor. O seminário acontecerá no auditório do Ministério Público do Estado do Paraná (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico – Curitiba/PR), entre 8h30 e 18h. É o décimo seminário, dos 12 constantes do cronograma do projeto. As inscrições devem ser feitas aqui.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você