Francisco Rodrigues, presidente do IAB, junto ao diretor médico do RBD, Dr. Gustavo Balthazar, e assessor de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Presidente do IAB busca parceria da área da saúde

O presidente do Instituto Adolpho Bauer, Sr. Francisco Rodrigues, visitou o parque tecnológico das unidades de imagem da  Parceria Público Privada (PPP) da Rede Brasileira de Diagnóstico, realizada junto ao Governo da Bahia.

Tomógrafo multislice de 16 canais

Tomógrafo multislice de 16 canais

Na primeira unidade inaugurada pela PPP, no Centro Estadual de Oncologia (Cican), há um tomógrafo, cinco mamógrafos, sendo dois digitais e quatro preparados para realizar estereotaxia (coleta de material para biópsia), um aparelho de raios-x e dois equipamentos de digitalização de imagens (CRs). Já a nova sala de raios-x do Hospital Ernesto Simões Filho passou a contar com dois aparelhos de raios-x e um CR. No Hospital Geral de Vitória da Conquista, o tomógrafo será de 64 canais, e outro de 128 canais será instalado no Hospital Geral Roberto Santos.

Segundo o diretor médico da RBD, Gustavo Balthazar, os tomógrafos serão todos multislice (múltiplos canais), sendo, no mínimo, de 16 canais. “Esses equipamentos proporcionam exames mais rápidos e com maior nitidez. É possível fazer reconstruções em outros planos, inclusive, reconstruções em 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explicou Balthazar. Para o paciente, a tecnologia representa rapidez, maior segurança nos resultados, doses de radiação melhor controladas e menos tempo no hospital.

O diretor médico informou que os novos mamógrafos adquiridos produzem resultado com mais nitidez, evitando procedimentos desnecessários e invasivos. Quanto às ressonâncias magnéticas, todas serão de alto campo (1,5 tesla) com um software capaz de fazer as sequências de imagens mais básicas às mais avançadas, como espectroscopia e perfusão. “Tudo isso é muito importante no diagnóstico de tumores. Com essas tecnologias mais avançadas, temos diagnósticos mais precisos”, comentou Balthazar.

Para os exames de raios-x, além dos aparelhos serem novos, todas as unidades terão equipamentos de digitalização de imagens (CR), excluindo a necessidade do processamento químico do filme. Balthazar informou que os profissionais lidam, atualmente, com tecnologia limpa, boa para os técnicos, que não vão manusear produtos químicos, e também para os médicos, que vão ter à disposição, no computador, as imagens de raios-x para avaliar. Eles poderão ampliar e manipular estas imagens para melhor visualização e diagnóstico.

Sobre a informatização da Central Remota de Laudos (CRL), o diretor médico ressalta que os exames urgentes são laudados em até duas horas por especialistas de diversas áreas. Com o exame feito, as imagens são enviadas para a CRL, onde são avaliadas, e o médico que solicitou o exame recebe online, além das imagens, o laudo. “A CRL já funciona 24h todos os dias e temos duas unidades em fase plena, Cican e Otávio Mangabeira, mas também fazemos laudos do HGE, Roberto Santos, do Ernesto Simões e do Hospital Geral de Camaçari”, concluiu Balthazar.

Francisco Rodrigues, presidente do IAB, e Waldomiro Santos, assessor de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Francisco Rodrigues, presidente do IAB, e Waldomiro Santos, assessor de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Compartilhe!

Um comentário, add yours.

gilkaerosantos

Parabéns pela parceria . Um grande passo para a promoção da saúde dos baianos.

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você