Executiva Nacional do Brasil Afroempreendedor faz roda de conversa em BH

Setembro iniciou com bons ventos para os afroempreendedores de Minas Gerais. No dia 1º, João Carlos Nogueira, Coordenador Técnico do projeto Brasil Afroempreendedor, esteve na capital do Estado para conhecer de perto quem são os afroempreendedores mineiros que vão revolucionar o seu negócio. Nogueira demonstrou que a micro e pequena empresa no Brasil responde hoje por 99% da economia nacional. E com o treinamento que está sendo realizado, ele garantiu: “nós vamos mexer na micro economia brasileira de maneira inédita”.

Hoje estão em atividade em todo país mais de 11 milhões de afroempreendedores. E Minas corresponde a 9,6% desse universo: mais de um milhão de iniciativas, muitas delas ainda no mercado informal.  A ideia do projeto é criar subsídios, até fevereiro de 2016, para 1400 afroempreendedores de todo Brasil sair da informalidade e contribuir, efetivamente, para o reposicionamento das micro empresas no cenário econômico brasileiro. É também meta do projeto Rede Brasil Afroempreendedor criar a Associação Nacional de Brasileiros Empreendedores Negros, que vai identificar, criar subsídios de formação e recolocação no mercado, para os empreendedores negros e pardos dispostos a se requalificarem nesse programa.

Participaram desse primeiro contato com a executiva nacional 25 afroempreendedores mineiros. Na região metropolitana de Belo Horizonte, micro empreendedores já estão cadastrados e recebendo, desde julho, treinamento para aperfeiçoar os seus negócios. A meta é agregar, até o final do ano, 140 empresas ao projeto em todo Estado. E também selecionar em cada um dos 11 estados do país, 10 afroempreendedores por estado, para participar em 27 de novembro, em São Paulo, do Seminário Nacional, onde alguns deles receberão o Prêmio Brasil Afroempreendedor. Se você é um microempreendedor afro-brasileiro e quiser participar, ainda dá tempo de fazer a sua inscrição no projeto.

Contatos
Grupo/Facebook: Projeto Brasil Afroempreendedor MG
Redação: Por Carem Abreu, da ATOS Central de Imagens
Fotos: João Sales

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você