Monumentos Junho Vermelhos

Junho Vermelho chama população para doar sangue

Em virtude da chegada do período de férias e mudança de estação, o número de doações de sangue cai significativamente. Por isso, o movimento “Eu dou sangue pelo Brasil” lançou neste mês, em todo o País, a campanha Junho Vermelho com o objetivo de incentivar a população a fazer doações de sangue.

Sob os hashtag #JunhoVermelho e #DoeSangueDoeVida o Instituto Adolpho Bauer também aderiu ao movimento e segundo o diretor do Instituto, Luiz Antônio de Almeida, o período frio pelo qual a região Sul do Brasil atravessa é preocupante. “O Paraná atravessa momentos de escassez devido à alta incidência de doenças respiratórias, isso acrescentado ao fato dos nossos hospitais sempre precisarem de sangue para atender outras ocorrências tais como acidentes viários, cirurgias, etc.”, reitera, destacando que em caso de cirurgias ou tratamentos, por exemplo, só se pode contar com a solidariedade dos doadores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população seja doadora. Já o Ministério da Saúde preconiza que, para manter os estoques regulares de sangue, é preciso obter 3 a 5% da população como doadora.

Vale lembrar que grande parte do estoque do Estado vem de doações chamadas de reposições, onde pacientes que vão realizar cirurgias eletivas trazem doadores e colaboram com a manutenção do estoque. No caso da doação de reposição o médico dá um pedido de reserva e o paciente leva esse pedido para os Hemocentros, de acordo com a cirurgia se informa quantas doações ele deve precisar. Em alguns casos, não se consegue todas as bolsas exigidas, independente disso o hemocentro libera o sangue. A maioria das pessoas se sensibiliza e acaba mobilizando outras pessoas para fazer doações.

Doe Sangue

Qualquer indivíduo saudável entre 16 e 69 anos e acima de 50 kg pode ser doador de sangue, sendo que a idade máxima para realizar a primeira doação é 60 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no ato da doação.

Está interessado em doar? Clique no botão abaixo e saiba onde você poderá realizar a sua doação.

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você