Passo a passo para abrir um negócio

Passo a passo para abrir um negócio

Quer abrir um negócio? Então você tem uma série de escolhas e decisões pela frente. Veja algumas delas.

 Definir qual é o negócio

Busque informações no mercado e identifique que oportunidades são viáveis. A escolha da área onde se quer atuar precisa combinar com suas características pessoais e as tarefas que desenvolve com mais habilidade. No site do Sebrae existem informações e Ideias de Negócios a disposição que podem ajudar na sua escolha, consulte e veja qual oportunidade se enquadra em seu perfil.

Gostar do que faz

Ninguém vai para frente sem paixão pela atividade que exerce. Pesquisar o mercado Antes de começar, conheça bem o ramo em que pretende investir. Estude a concorrência, leia artigos de especialistas, faça cursos, vá a eventos e feiras.

Saber se é viável

Já que falamos do apoio do Sebrae, o futuro empresário conta com um apoio profissional para avaliar se o negócio que pretende abrir é viável. Nos pontos de atendimento do Sebrae ou no nosso serviço de consultoria IAB, o empresário será atendido por um especialista e orientado com relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. Com as informações levantadas, poderá realizar simulações e analisar a viabilidade do seu negócio.

Ter um plano de negócios

Nós postamos tempo atrás os passos para traçar seu plano de negócios para os primeiros doze meses de operação. Não esqueça de três pontos importantes:

  1. autoavaliação,
  2. a razão de existir do negócio e
  3. a viabilidade econômico-financeira.

Levantar o investimento inicial Saiba quanto irá gastar na abertura e quais serão os custos fixos mensais. Ao calcular o tamanho do investimento inicial, considere o capital de risco e as despesas pessoais. Vai ser preciso apertar os cintos.

Encontrar o lugar

O bom lugar para sua empresa ficar é onde seu cliente está. Entretanto outras análises devem ser feitas, a depender do negócio que se pretende abrir, merecendo um análise criterioso.

Ter ou não ter sócios

É bom avaliar se você está disposto a encarar o desafio sozinho. Um sócio ajuda a levantar o dinheiro necessário para o investimento inicial. E as especialidades de cada um podem ser complementares.

Como elaborar um plano de negócio

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de sucesso ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa ou planejar uma viagem, para se abrir um negócio também é necessário fazer um cuidadoso planejamento do que se pretende fazer. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não se realizam por si só, é preciso planejamento. E assim também acontece com a abertura de uma empresa: é preciso planejar, levando em consideração diversos fatores, antes de decidir abrir um negócio.

Para isso, o futuro empreendedor deve elaborar o plano de negócio do empreendimento que deseja abrir. O plano irá orienta-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade de ideia e na gestão da empresa.

Ao final, o plano de negócios ajudará a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?“. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Para apoia-lo nesse momento, o Sebrae da sua região pode ajuda-lo na construção do seu plano de negócio.

Fonte: Sebrae PR

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você