Por que se comemora o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora?

Todo dia 8 de março, o mundo comemora a luta das mulheres pela igualdade, reconhecimento e exercício efetivo dos seus direitos. É um pedido de justiça antipatriarcal, dentre as principais demandas deste #8M.

8 de março de 1908

Em 8 de março de 1908, um acontecimento transcendental marcou a história do trabalho e da luta sindical no mundo todo: 129 mulheres morreram em um incêndio em uma fábrica de algodão em Nova York, Estados Unidos, após entrarem em greve com permanência em seu lugar de trabalho. O motivo se deu pela busca da redução da jornada de trabalho para 10 horas, salários iguais aos recebidos pelos homens que exerciam as mesmas atividades e pelas más condições de trabalho que elas sofriam. O dono da fábrica mandou fechar as portas do prédio para que as mulheres desistissem e saíssem do local. No entanto, o resultado foi a morte das trabalhadoras que estavam dentro da fábrica. Nesse mesmo ano, em 3 de maio, foi realizado um ato para o Dia da Mulher em Chicago, prelúdio do dia 28 de fevereiro de 1909, em Nova York, sendo comemorado pela primeira vez como “Dia Nacional da Mulher”.

icone mulheres nações unidas

Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável

Com esse pano de fundo, um ano depois, em 1910, foi realizada a segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na capital dinamarquesa, Copenhague. O tema central foi o sufrágio universal para todas as mulheres, e por moção de Clara Zetkin, líder da “revolta das 20.000”, se proclamou oficialmente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, em homenagem às mulheres caídas na greve de 1908.

Mais perto no tempo, em 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Depois, em 2011, foi comemorado o centenário da comemoração, com a premissa da Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher (ONU Mulheres).

Uma linha do tempo que entende de luta

  • 1909: Em conformidade com a declaração do Partido Socialista dos EUA, 28 de fevereiro marca o primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos.
  • 1910: a Internacional Socialista, reunida em Copenhague, proclamou o Dia Internacional da Mulher como uma homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e para ajudar no sufrágio universal feminino. A proposta foi aprovada por unanimidade pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, incluindo as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês. Não foi definida uma data fixa para a comemoração.
  • 1911: Como consequência da decisão tomada em Copenhague no ano anterior, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez (19 de março) na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça, com a participação de mais de 1 milhão de mulheres e homens. Além do direito ao voto e ao exercício de cargos públicos, reivindicavam o direito ao trabalho, à formação profissional e à não discriminação no trabalho.
  • 1913-1914: Como parte dos movimentos de paz que surgiram às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as mulheres russas comemoraram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. No resto da Europa, as mulheres realizaram reuniões por volta de 8 de março do ano seguinte para protestar contra a guerra ou para mostrar solidariedade com as outras mulheres.
  • 1917: Em reação aos 2 milhões de soldados russos mortos na guerra, as mulheres russas mais uma vez escolheram o último domingo de fevereiro para entrar em greve exigindo “pão e paz”. Os líderes políticos criticaram a oportunidade da greve, mas as mulheres seguiram em frente mesmo assim. O resto é história: quatro dias depois, o czar foi forçado a abdicar e o governo provisório concedeu às mulheres o direito de votar. Aquele domingo histórico foi 23 de fevereiro, de acordo com o calendário juliano então usado na Rússia, ou 8 de março, de acordo com o calendário gregoriano usado em outros países.
  • 1975: Coincidindo com o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Mulher pela primeira vez em 8 de março.
  • 1995: A Declaração e Plataforma de Pequim, um roteiro histórico assinado por 189 governos há 20 anos, definiu a agenda para a materialização dos direitos das mulheres.
  • 2014: A 58ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW58), a reunião anual dos Estados para tratar de questões relacionadas à igualdade de gênero, centrou-se nos “Desafios e conquistas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para mulheres e meninas”.

Você sabia?

70% dos 1,3 bilhão de pessoas que vivem na pobreza são mulheres. Nas áreas urbanas, 40% das famílias mais pobres são chefiadas por mulheres.

As mulheres predominam na produção global de alimentos (50-80%), mas possuem menos de 10% da terra.

80% das pessoas deslocadas por desastres e mudanças climáticas em todo o mundo são mulheres e meninas.

A mudança climática pode levar a mais violência baseada em gênero, aumento de casamentos infantis e piora da saúde sexual e reprodutiva.

Fonte: www.un.org

Foto: Fred W. McDarrah/Getty Images

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você