Relatório Primeira Etapa

Relatório Primeira Etapa

Projeto Brasil Afroempreendedor

Convênio 042 (SEBRAE/IAB/CEABRA)

Relatório Primeira Etapa

Curitiba, 31 de maio de 2014

Instituições Executoras

Instituição Proponente

IAB – Instituto Adolpho Bauer
Rua Conselheiro Laurindo, 809/305 – Centro – Curitiba/PR – 80.060-100
Responsável: Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho
E-mail: institutoiab@institutoiab.org.br
Tel.: (41) 3029-0215

Instituição Co-Executora

CEABRA – Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros, de São Paulo/SP
Presidente: João Carlos Borges Martins
E-mail: martinsjcb@gmail.com; ceabrasp@uol.com.br
Tel.: (11) 3333-1066

Equipe

Coordenador Institucional
Adilton de Paula

Coordenador Executivo
João Carlos Nogueira

Consultores Nacionais
Amilcar Oliveira
Aparecida dos Santos
Maria Alice Silva
Consultores Estaduais
Carlos Aluízio Gomes Falcão Pereira (PB)
Carlos Roberto Soares Ferreira (RS)
Cleide Hilda de Lima Souza (MG)
Elisangela Aparecida Machado da Silva (GO)
Maria Domingas Lima Gomes (MA)
Maria Neusa dos Santos (AP)
Orlei Rodrigues da Silva (PR)
Osvaldo Rafael Pinto Filho (SP)
Pamela da Fonseca Pereira (SC)
Paulo Rogério Nunes (BA)
Rita de Cássia Fonseca Lessa (PE)
Ruth Pinheiro (RJ)

SEBRAE Nacional
Maria Angela Machado (gestora do projeto) – Unidade de Políticas Públicas
Antônio Thobias Júnior – consultor

 Apresentação

Este relatório visa apresentar os resultados obtidos na primeira etapa do Convênio 042 – SEBRAE/IAB/CEABRA – Projeto Brasil Afroempreendedor e auxiliar na definição das próximas etapas. O projeto Brasil Afroempreendedor foi concebido como uma estratégia de fortalecimento das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais afro-brasileiros. Já no período de elaboração, os indicadores apontavam diferenças significativas quando comparados o desenvolvimento de empresas de propriedades de negros e de não negros. Com base neste diagnóstico, os eixos orientadores do projeto foram construídos.

Indiscutivelmente, a questão do desenvolvimento econômico com inclusão social, revela-se como uma fronteira decisiva para a inclusão e emancipação de milhões de afro-brasileiros. Até então, as políticas públicas direcionavam-se mais fortemente para os mundos da educação, do trabalho, saúde e com um olhar mais focado nas comunidades remanescentes de quilombos. Faltavam ações mais consistentes para a inclusão tendo como base o fortalecimento de iniciativas de acesso aos meios produtivos.

Na fase de elaboração do projeto, vários dados foram elencados para mostrar a precariedade dos índices socioeconômicos que dizem respeito à população negra. A pesquisa do SEBRAE “Os donos de negócios no Brasil – Análise por raça/cor” veio reforçar o entendimento de que é necessário investir nesse segmento. Segundo o levantamento, mesmo que 49% dos empreendedores brasileiros sejam negros e negras, apenas 8% são empregadores, com negócios mais sólidos e em condições de se manter. Todos esses empreendimentos necessitam de ações de apoio e fortalecimento, com investimento em formação, qualificação, acesso a crédito e à inovação tecnológica. O projeto Brasil Afroempreendedor busca suprir essa lacuna, com ações de formação e de qualificação dos negócios de 1200 empreendedores negros e negras em 12 estados do País.

A execução do projeto foi dividida em três etapas, cada uma com uma série de ações, metas e resultados pretendidos. Em um momento inicial, a primeira etapa, com duração de um ano, deveria contemplar as seguintes ações: criação e atualização do banco de dados digital; publicação do livro “Desenvolvimento e Afroempreendedorismo no Brasil – Desafios e perspectivas para o século XXI”; seleção e capacitação de equipe para implantação da rede de afroempreendedores; e elaboração dos instrumentos de pesquisa. Além dos consultores que formam o núcleo central do projeto, com um Consultor Técnico Nacional (Coordenador Executivo) e três Consultores Nacionais, haveria a contratação de 12 Consultores Estaduais e o lançamento do Comitê Gestor Nacional. Na segunda e terceira etapas, seriam realizados os seminários estaduais e aferidos os resultados do projeto a partir dos instrumentos de pesquisa.

Em conformidade com o SEBRAE, foram alteradas as ações da primeira etapa, que contemplaram, além das atividades já previstas, a realização dos seminários estaduais, com base em uma leitura de cenário onde se considerou o período da realização da Copa do Mundo e o processo eleitoral, cuja avaliação parcial será apresentada neste relatório, levando-se em consideração os impactos da decisão em relação a uma agenda compacta para a conclusão dos 12 seminários estaduais em quatro meses. Outro aspecto que se levou em consideração foi a estratégia para o acompanhamento dos afroempreendedores ao longo das duas outras etapas do projeto. A antecipação dos seminários levou à alteração do planejamento elaborado pela equipe do projeto, com a supressão de algumas ações e o acréscimo de outras.

Sumário

  1. Análise dos Resultados
  2. Ações, metas e resultados
  3. Seminários Estaduais do Projeto Brasil Afroempreendedor
  4. Relatório Descritivo Financeiro
  5. Outras Ações
    1. Lançamento do projeto Brasil Afroempreendedor
    2. Instalação do Comitê Gestor
    3. Parcerias e Protocolos
    4. Ações nos Estados
    5. Revista Sustenta Brasil
    6. Reuniões de Planejamento Equipe Projeto Brasil Afroempreendedor
  6. ANEXOS

 

Análise dos Resultados

Breve análise do primeiro ano do projeto Brasil Afroempreendedor

Perfil dos afroempreendedores inscritos no PBAE

Um dos primeiros elementos a serem apresentados sobre o projeto Brasil Afroempreendedor é o nosso desconhecimento e das organizações negras tradicionais sobre quem são e onde estão os afroempreendedores brasileiros. Tivemos muita dificuldade em localizar e mobilizar nosso público. Apesar do grande esforço que fizemos, não mobilizamos o público alvo como desejávamos.

A população afroempreendedora do Brasil é uma população carente e ainda desassistida no que concerne à qualificação, capacitação, acesso a crédito e ao desenvolvimento organizacional. Em geral são mulheres de baixa renda e fora do mercado, buscando estratégias de sobrevivência, mas sem nenhum apoio organizacional ou institucional. O projeto Brasil Afroempreendedor aparece para estas pessoas como uma grande esperança e oportunidade. As pessoas que descobrem o projeto necessitam e acreditam nele.

Até o presente momento realizamos 10 dos 12 seminários previstos. Tivemos mais de 1460 inscritos no projeto, destes cerca de 70% participaram efetivamente dos seminários estaduais, chegando neste momento a um total de 871 Termos de Compromisso, devidamente assinados e registrados no projeto.

mailings

Fizemos um trabalho intenso de articulação de parcerias locais e de mobilização do público alvo (vide informações nos relatórios estaduais). Divulgação em mídias impressas e eletrônicas, visitas às comunidades, distribuição de folders e materiais de divulgação, convites em redes sociais, ligações telefônicas, horas e horas de trabalho e tentativa de organização e mobilização do público.

Sem dúvida alguma, tivemos grandes dificuldades de termos os(as) 100 afroempreendedores(as) participando de nossos seminários estaduais, o que nos fez repensar a estratégia e alterar algumas táticas do projeto. Foi neste sentido que elaboramos um Termo de Compromisso dos Afroempreendedores participantes do projeto para estabelecer a garantia de que teríamos público garantido ao longo dos 12 meses de acompanhamento, mesmo que estes não estivessem presentes no seminário. O Termo é um instrumento e um compromisso formal e legal e estabelece os direitos e deveres dos afroempreendedores junto ao PBAE. Isto nos dá uma grande segurança de que conseguiremos manter uma grande parte do grupo conosco ao longo de todo o processo formativo.

Os alunos serão monitorados e acompanhados passo a passo em sua trajetória em nosso projeto ao longo deste ano de trabalho a partir de um programa específico de gestão de alunos desenvolvido pelo Instituto Adolpho Bauer. O SEBRAE e os auditores do projeto poderão acessar e acompanhar em tempo real o avanço e participação dos afroempreendedores no projeto: cursos on-line do SEBRAE, curso sobre História e Cultura Africana, Elaboração e Implantação do Plano de Negócios, reuniões periódicas com os Consultores Estaduais, participação em grupos de estudos e inserção na Rede Nacional Brasil Afroempreendedor.

Importantes parcerias estão sendo desenvolvidas, como no caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estuda a implantação de uma linha específica de crédito e fomento ao afroempreendedorismo; como no caso da Caixa Econômica Federal, que já disponibilizou financiamento e assessoria técnica para todos os projetos e planos de negócios que tivermos, até o valor de 300 mil reais de investimentos; e como no caso do Fundo Baobá e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está construindo uma política específica de aceleração de crescimento de um empreendimento em cada um dos 12 estados de desenvolvimento do projeto.

De forma geral, podemos dizer que, apesar das dificuldades iniciais, o projeto Brasil Afroempreendedor hoje é um grande sucesso. Em todos os estados mobilizamos um grande número de pessoas e parceiros, lançamos o projeto com relativo êxito e conseguimos reunir um grande número de Termos de Compromisso (em média, 100 termos por estado). Conseguimos, assim, não só atingir, mas dobrar nossa meta inicial, que era de 50 afroempreendedores acompanhados pelo período de um ano. Insisto, ao invés de acompanharmos 600 afroempreendedores, como estava previsto incialmente, sem aumentar os custos e despesas do projeto, estaremos acompanhando 1200 pessoas, 1200 afroempreendedores/as.

Como já sabido, por motivos da agenda eleitoral de 2014 e das atividades da Copa do Mundo de futebol, tivemos que antecipar a agenda do projeto e acelerar a realização dos seminários estaduais. Com certeza, este ato trouxe grandes dificuldades para nossa agenda e para a preparação e organização dos seminários, mas é fundamental demarcarmos que não tomar essa atitude acarretaria prejuízos e problemas ainda maiores. Os preços de passagens e a agenda eleitoral impediriam o pleno desenvolvimento do projeto como inicialmente previsto e reduziriam em muito o tempo de acompanhamento e capacitação dos afroempreendedores.

Hoje estamos com os seminários praticamente realizados em todos os estados (faltando somente o Paraná e a Paraíba), com o processo formativo em curso e com várias ações e programações sendo realizadas.

Importante salientarmos que, embora de forma geral tenhamos tido um apoio forte do SEBRAE nos estados, ainda existe muita resistência do próprio SEBRAE em apoiar e acompanhar localmente o desenvolvimento desta experiência. Nem sempre temos conseguido o devido apoio para a realização dos cursos e atividades formativas que necessitamos e necessitaremos realizar e existe ainda dificuldades pontuais de conseguirmos consultores que possam acompanhar e apoiar o desenvolvimento de nosso afroempreendedores em nível local.

Tivemos que reprogramar a pesquisa sobre o perfil dos Afroempreendedores do projeto Brasil Afroempreendedor. A pesquisa já foi contratada e a empresa contratada está com o trabalho em estágio avançado.

PostsEm relação aos sistemas de gestão e acompanhamento do projeto (PrestContas e SIGEOR) pelo SEBRAE, tivemos muitas dificuldades por parte do mau funcionamento do sistema (ver relatos e relatórios em anexo). Mas, conforme estabelecido e combinado, já estamos concluindo o processo de estruturação e atualização do sistema.

Dos produtos previstos para a primeira fase do projeto, podemos tranquilamente apontar a realização de 100% do previsto e estabelecido, se entendermos que os seminários foram realizados, embora não atingindo o número previsto de 100 afroempreendedores, cumprindo o papel de animação e organização inicial do processo.

Destaco ainda que os(as) consultores(as) estaduais foram selecionados por edital em um amplo, democrático e qualificado processo. O SEBRAE Nacional participou diretamente de todo o processo de inscrição, avaliação, seleção e contratação, por intermédio do consultor Antonio Thobias Junior. Os(as) consultores(as) estaduais são pessoas extremamente qualificadas, capacitadas e comprometidas com as questões e causas do afroempreendedorismo no Brasil e estão desenvolvendo seu trabalho com afinco, dedicação e competência.

O site do projeto foi estruturado e, conforme dados no corpo deste Relatório, tem se tornado uma grande referência nacional e internacional no trato do assunto do Afroempreendedorismo. O Banco de Dados, que passou a ser Banco de Conhecimentos (sobre a questão do afroempreendedorimo) foi concluído e já consta do site. Em alguns dias ganhará visibilidade e divulgação nacional e internacional.

Com relação ao uso dos recursos do projeto e às contrapartidas, colocamos no Relatório uma parcial da prestação de contas, comprovando que os recursos foram usados integralmente como previstos e que as contrapartidas previstas estão sendo desembolsadas. Ressalte-se aqui que, uma vez que o CEABRA não apresentou fonte própria de recursos e não conseguiu captar de terceiros os recursos estabelecidos em seu compromisso formal com o projeto, esses recursos estão sendo desembolsados pelo Instituto Adolpho Bauer.

Nossos seminários ainda estão distantes do que esperamos. Do mesmo modo, por alguns motivos que ainda precisamos entender, fica perceptível que parte desses 11 milhões de afroempreendedores não chegam ao SEBRAE. Nossos esforços visam a superar esses limites. Fortalecer o afroempreendedorismo é fortalecer a economia, o empreendedorismo, a cidadania e a democracia racial e social no Brasil.

Adilton José de Paula
Coordenador Geral do Instituto Adolpho Bauer
Coordenador Institucional do Projeto Brasil Afroempreendedor

João Carlos Nogueira
Consultor Técnico Nacional
Coordenador Executivo do Projeto Brasil Afroempreendedor

 

Ações, Metas e resultados

Ação 1
Livro Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-Brasileiro

Objetivos

  • Ampliar conhecimentos sobre o universo das micro e pequenas empresas e MEIs.
  • Divulgar estudos e dados produzidos sobre o empreendedorismo.
  • Divulgar análises de especialistas sobre empreendedorismo afro-brasileiro e desenvolvimento nacional.

Situação

  • 4 mil unidades do livro impressas, 3 mil distribuídas
  • Livro digitalizado e publicado no site
  • Distribuição para empreendedores participantes dos seminários
  • Distribuição para autoridades (órgãos de governos de estado, de municípios, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Correios e entidades públicas e privadas)
  • Distribuição para representantes instituições financeiras (BID, CEF, Banco do Brasil, BNDES)

Ação 2
Banco de Dados

Objetivos

  • Agregar informações sobre micro e pequenos empresários e microempreendedores afro-brasileiros em ambiente digital.
  • Ampliar os conhecimentos sobre o universo dos micro e pequenos empreendedores e microempreendedores individuais afro-brasileiros.
  • Subsidiar cursos de formação e qualificação para os afroempreendedores participantes do projeto, de forma a elevar e dar consistência ao processo de formalização dos empreendimentos de micro e pequenas empresas afro-brasileiros e MEIs.
  • Embasar a fundamentação das propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afro-brasileiros (PROAEAB).

Situação

  • Implantação da plataforma e adequação do framework à necessidade do projeto.
  • Correção da folha de estilos CSS, arquivos de bibliotecas externas e banco de dados MySQL criado para uso exclusivo, com backup diário e sem interferências por parte de outros aplicativos online do projeto.
  • Inserção inicial de conteúdos para capacitação das pessoas envolvidas.
  • Criação do índice de conteúdos por categoria, cujo objetivo é servir de referencia organizacional e documental de arquivos do projeto.
  • Observação: os conteúdos são de acesso público, enquanto a adição e edição são de responsabilidade absoluta dos usuários-chave do Instituto IAB.

Ação 3
Site do projeto

Objetivos

  • Dar ampla visibilidade ao projeto Brasil Afroempreendedor.
  • Divulgar dados sobre micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros.
  • Criar ambiente formativo e de capacitação técnica para os empreendedores afro-brasileiros participantes do projeto.
  • Possibilitar as inscrições para a participação no projeto.
  • Possibilitar a coleta de dados para a pesquisa com os afroempreendedores.
  • Criar ambiente virtual para o acompanhamento dos negócios dos afroempreendedores participantes do projeto.
  • Criar ambiente para fomentar a cultura empreendedora, a partir da interlocução das experiências das organizações da sociedade civil, em particular do Sistema SEBRAE, CEABRA e IAB, através dos cursos de capacitação e qualificação.
  • Replicar e expandir o projeto para todo o território nacional.

Situação

  • Site do IAB reestruturado para atender às necessidades do projeto
  • Criação de ambiente para inscrições nos seminários
  • Publicação no site de notícias e vídeos sobre os seminários e sobre assuntos correlatos
  • Materiais digitalizados (livro e revista sobre o projeto) e publicados no site, além de banners com convites para os seminários nos 12 estados
  • Espaço do Aluno criado, com cursos oferecidos aos afroempreendedores.
  • Criação de link para a realização da pesquisa com os participantes do projeto
  • Informações gerais sobre o Brasil Afroempreendedor
  • Acessos monitorados, com respostas imediatas às mensagens dos leitores.

Ação 4
Seleção e capacitação de 12 consultores estaduais

Objetivos

  • Estruturar equipe para a realização do projeto.
  • Construir a Rede Nacional de Empreendedores Afro-brasileiros.
  • Monitorar e acompanhar os negócios dos empreendedores nos estados, de forma a construir estratégias para o seu fortalecimento.
  • Conhecer o perfil e necessidade dos afroempreendedores.
  • Oferecer serviços e produtos de qualificação e melhoria do desenvolvimento da economia desse segmento.
  • Consolidar iniciativas empreendedoras em comunidades de remanescentes de quilombos participantes dos seminários estaduais.
  • Replicar e expandir este projeto para todo o território nacional.
  • Mobilizar parceiros nos estados e regiões.

Situação

  • Setenta (70) candidatos enviaram currículos, 36 (trinta e seis) foram selecionados para as entrevistas e 12 (doze) foram aprovados.
  • Nos dias 6 e 7 de fevereiro, realizado Seminário de Planejamento para a ação coletiva e para a qualificação da equipe com vistas ao trabalho a ser desenvolvido. A formação ocorreu a distância, via skype.
  • Consultores estaduais selecionados, contratados e capacitados (realização de atividades online) para o acompanhamento dos empreendimentos nos estados, construção da rede de empreendedores e mobilização de parceiros nos estados e regiões.
  • Consultores realizaram contatos com entidades públicas e privadas nos estados e municípios de sua área de abrangência, que se incorporaram ao projeto, dando apoio para a realização dos seminários e para a realização das ações do projeto em nível local e estadual.
  • Consultores entraram em contato com organizações de afroempreendedores em seus estados e municípios, para convidar esse público a participar dos seminários e se integrar ao projeto.
  • Consultores realizaram ampla divulgação do projeto e dos seminários em seus estados, obtendo espaços na mídia local e regional, criando perfis nas redes sociais e agregando entidades e pessoas representativas no mundo empreendedor e dos movimentos sociais.

Ação 5
Realização de 12 seminários estaduais¹

Objetivos

  • Reunir empreendedores afro-brasileiros, instituições, especialistas e parceiros.
  • Utilizar os seminários como momentos para a realização de diagnósticos, para conhecer melhor o público alvo, oferecer serviços e produtos já existentes (sistema SEBRAE) e desenvolver novas estratégias, produtos e serviços colocados à disposição desse segmento a partir do acúmulo das organizações (IAB/CEABRA)
  • Acompanhar, monitorar e fortalecer 500 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasileiros.
  • Subsidiar a formação e capacitação sobre empreendedorismo em 12 comunidades negras remanescentes de quilombos, identificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC).
  • Elevar e dar consistência ao processo de formalização dos empreendimentos de micro e pequenas empresas afro-brasileiros e MEIs através da realização dos cursos de formação e qualificação
  • Criar a Rede Nacional de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros focada na troca de experiências, intercâmbios, desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico deste segmento.
  • Estruturar propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afro-brasileiros (PROAEABs).
  • Divulgar dados sobre micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros.
  • Promover e fortalecer o Empreendedorismo Quilombola.
  • Articular parcerias com iniciativas nacionais, locais e regionais, como feiras de negócios e outras iniciativas.
  • Ampliar o atendimento do SEBRAE às micro e pequenas empresas afro-brasileiras.
  • Mobilizar parceiros nos estados e regiões.

Situação

  • 10 seminários estaduais realizados.*
  • 920 participantes em 10 seminários estaduais (menos PR, PB)
  • 1276 inscrições feitas para a participação nos seminários estaduais (menos PR e PB)
  • 825 Termos de Compromisso assinados por empreendedores negros e negras participantes do projeto (menos PR e PB)
  • 772 empreendedores participando dos seminários estaduais (menos PR e PB)
  • 32 comunidades de remanescentes de quilombos participando dos seminários, com 18 Termos de Compromisso assinados.
  • Cursos de formação e qualificação em andamento.
  • Unidades do SEBRAE mobilizadas e prestando atendimento nos estados onde os seminários foram realizados.
  • Parceiros de entidades públicas e privadas mobilizados nos estados em que os seminários foram realizados.
  • Parceiros nacionais mobilizados para a prestação de apoio aos seminários e ao projeto.
  • Participação em feiras e eventos dos parceiros locais e regionais.
  • Execução de atividades decorrentes dos seminários, como palestras e outras ações sobre fomento e financiamento ao afroempreendedorismo.
  • Primeiras iniciativas de trocas de experiências e serviços entre os afroempreendedores participantes do projeto, com vistas à formação das redes.
  • Estímulo à formalização dos empreendimentos, através dos contatos com os SEBRAEs estaduais.
  • Contatos com os SEBRAEs estaduais para a elaboração dos planos de negócios.
  • Primeiras reuniões virtuais para as discussões dos conteúdos dos cursos ofertados pelo SEBRAE para os afroempreendedores.
  • Reuniões coordenadas pelos consultores estaduais com os afroempreendedores para organizar a elaboração dos planos de negócios e os estudos dos cursos e disciplinas ofertadas pelo SEBRAE e pelo IAB/CEABRA.
  • Livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-Brasileiro” distribuído para empreendedores, autoridades e participantes de todas as edições dos seminários.
  • Materiais gráficos produzidos e distribuídos em todas as edições dos seminários.
  • Informações sobre os seminários divulgadas para a imprensa (impressa e eletrônica) e para as redes sociais de entidades parceiras em todas as edições dos seminários.
¹ Esta ação foi antecipada da Segunda Etapa, bem como as ações que tiveram relação direta com a realização dos seminários estaduais (infraestrutura e logística, produção de materiais gráficos, diárias, passagens aéreas).
* Os seminários do Paraná e da Paraíba foram transferidos para agosto de 2014, e precedidos de seminários preparatórios.

Ação 6
Produção de materiais de apoio para seminários (cartilhas de apoio metodológico)

Objetivos

  • Formar e capacitar 1200 afroempreendedores participantes do projeto.
  • Através dos cursos de formação e qualificação, dar consistência ao processo de formalização dos micro e pequenos afroempreendedores e dos MEIs.

Situação

  • Substituição por número especial da revista Sustenta Brasil, com abordagem sobre desenvolvimento e afroempreendedorismo.
  • Versão digital da Revista Sustenta Brasil publicada no site e encaminhada para lista de contatos do IAB/CEABRA.

Ação 7
Elaboração e reprodução de instrumentos de pesquisa, monitoramento e avaliação

Objetivos

  • Monitorar os empreendimentos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasileiros participantes do projeto.
  • A partir da realização dos seminários estaduais, conhecer o perfil do público participante, de forma a estabelecer diagnóstico sobre sua situação antes e após a implementação das ações do projeto.
  • A partir dos estudos, estruturar propostas de políticas públicas para empreendedores negros e negras.

Situação

  • Instrumentos elaborados e disponibilizados em plataforma específica para realização da pesquisa (segue como anexo o espelho da estrutura da pesquisa).

Ação 8
Produção de papers para subsidiar os seminários estaduais

Objetivos

  • Formar e capacitar 1200 afroempreendedores participantes do projeto.
  • Através dos cursos de formação e qualificação, dar consistência ao processo de formalização dos micro e pequenos afroempreendedores e dos MEIs.

Situação

  • Será realizado na segunda etapa do projeto e incluído no Banco de Dados, como subsídio aos alunos.

Ação 9
Infraestrutura e logística para os seminários

Objetivos

  • Garantir a realização dos seminários estaduais, nos 12 estados escolhidos pelo projeto.
  • Articular parcerias de apoio à realização dos seminários, para futuras ações de apoio ao projeto.

Situação

  • Infraestrutura e logística assegurada com apoio dos parceiros locais e investimentos do IAB.

Ação 10
Elaboração e distribuição de folders, cartazes e banners sobre o projeto

Objetivos

  • Dar ampla divulgação à existência e às ações do projeto.
  • Mobilizar o público participante para os seminários estaduais.
  • Mobilizar parceiros e apoiadores, local, regional e nacionalmente.
  • Replicar e expandir o projeto para todo o território nacional

Situação

  • 2000 folders e 2 banners do projeto produzidos e distribuídos para empreendedores, parceiros e apoiadores
  • Banners eletrônicos divulgados no site do projeto e enviados para parceiros estratégicos e para o público em geral
  • Folders e convites impressos e divulgados no site do projeto e enviados para parceiros estratégicos e para o público em geral

Ação 11
Elaboração e distribuição de folder, cartazes e banners sobre os seminários estaduais

Objetivos

  • Dar ampla divulgação às ações do projeto e à realização dos seminários estaduais.
  • Mobilizar o público para a participação nos seminários estaduais.
  • Mobilizar parceiros e apoiadores, local, regional e nacionalmente, para participar das ações de execução dos seminários, com vistas à participação nos fóruns de gestão do projeto.
  • Replicar e expandir o projeto para todo o território nacional.

Situação

  • Banners eletrônicos sobre os seminários produzidos e distribuídos digitalmente.²
  • Folders eletrônicos sobre os seminários produzidos e distribuídos digitalmente.
  • Convites eletrônicos sobre os seminários produzidos e distribuídos digitalmente.
  • Banners sobre lançamento do livro do projeto confeccionados com recursos do IAB e, em alguns casos, apoio de entidades locais.
  • Faixas para os seminários confeccionadas com recursos do IAB e, em alguns casos, apoio de entidades locais.
  • Materiais gráficos divulgados no site do projeto e enviados para parceiros estratégicos e para o público em geral.
² Nem todos os materiais gráficos foram produzidos conforme a proposta inicial, uma vez que houve alteração no cronograma de ação, e muitos dos materiais foram confeccionados com o apoio de governos municipais, estaduais ou de entidades públicas e privadas.

Ação 12
Material de Escritório

Objetivos

  • Material de apoio para a execução dos seminários.

Situação

  • Material disponibilizado pelo IAB, SEBRAEs estaduais e pelos parceiros do projeto nos municípios e estados em que os estados foram realizados.

Ação 13
Passagens aéreas IAB/CEABRA

Objetivos

  • Garantir o deslocamento da equipe para organização e para a participação nos seminários

Situação

  • 76 passagens, 26 passagens a mais do que as 42 previstas na demanda original, pagas pelo IAB.

Ação 14
Diárias IAB/CEABRA

Objetivos

  • Garantir a organização e para a participação nos seminários.

Situação

  • 78 diárias disponibilizadas.

Ação 15
Assistente técnico (CEABRA)

Objetivos

  • Apoio à execução das atividades do CEABRA no âmbito do projeto.

Situação

  • Assistente contratado pelo IAB.

Ação 16
Assessoria de Comunicação e Divulgação (IAB)

Objetivos

  • Dar ampla divulgação às ações do projeto.
  • Aglutinar fontes de veículos e entidades públicas e privadas para a divulgação das ações e para a constituição do banco de dados do projeto.
  • Mobilizar o público alvo, parceiros e apoiadores para a participação nos seminários estaduais.
  • Dar ampla divulgação à realização dos seminários estaduais e aos seus produtos (diagnósticos, andamento dos cursos de formação e qualificação, elaboração dos planos de negócios, entre outros).
  • Replicar e expandir o projeto para todo o território nacional.
  • Auxiliar, a partir da divulgação das ações do projeto, dos seminários estaduais e dos diagnósticos, a constituir a Rede Nacional de Empreendedores Afro-brasileiros, a partir da aglutinação de entidades executoras, empreendedores, parceiros e apoiadores.

Situação

  • Divulgação massiva para blogs e sites de entidades públicas e privadas e veículos de mídia impressa e eletrônica em nível nacional.
  • Divulgação dirigida para sites e blogs de parceiros e potenciais parceiros, com a finalidade de formar a Rede de Comunicação do projeto, uma das metas definidas ao longo desse primeiro ano de execução.
  • A divulgação extrapolou o território nacional, movimentando entidades internacionais como União Iberoamericana de Municipalistas (UIM) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
  • Consultores nacionais e estaduais mobilizaram mídia local, regional e nacional, com entrevistas em rádios, TVs e veículos impressos.
  • Material amplamente divulgado no site do IAB e de entidades parceiras, bem como, em entidades públicas e privadas, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, sites de parlamentares apoiadores do projeto, federações de trabalhadores, sindicatos, ONGs e páginas de lideranças do movimento social.

 

Seminários Estaduais Projeto Brasil Afroempreendedor

Números dos Seminários do Projeto Brasil Afroempreendedor

Seminário São Paulo

13 e 14 de fevereiro de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo – Netinho de Paula
  • Secretária adjunta – Matilde Ribeiro
  • Deputada Estadual – Leci Brandão (PC do B/SP)
  • Representante da presidência da Câmara Municipal e do gabinete do vereador Alfredinho (PT/SP)
  • Maria Angela Machado – SEBRAE Nacional
  • Sérgio Cerrada – representante da Superintendência do SEBRAE de São Paulo
  • Diretor do Instituto Adolpho Bauer (IAB) – Luiz Antonio
  • Presidente do CEABRA/SP – João Carlos Martins
  • Coordenador Institucional do Projeto Brasil Afroempreendedor – Adilton de Paula
  • Coordenador Executivo – João Carlos Nogueira
  • Eliane Barbosa – doutora em Economia pela FGV, palestrante, com o tema “Desenvolvimento Econômico do Afroempreendedor”

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • Deputado federal Vicente Cândido
  • Deputado estadual Adriano Diogo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
  • Vereador Alfredinho
  • Programa SOS Racismo, da ALESP
  • Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra que atuam no Estado de São Paulo

Reuniões com apoiadores nos estados

  • Reuniões com SOS Racismo (ALESP), discutindo apoio para o seminário estadual
  • Reuniões com integrantes do gabinete do deputado federal Vicente Candido
  • Reuniões com integrantes do Kultafro (rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra que atuam no Estado de São Paulo)
  • Reuniões com deputado estadual Adriano Diogo (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESP)
  • Contato com Fundação Perseu Abramo
  • Reunião com Afoxé Ile Omo
  • Reunião com Fabricio Camilo (Rádio Comunitária de São José dos Campos)
  • Reuniões Gabinete Vereador Nabil Bonduki e Subprefeitura da Sé
  • Reuniões com Benedito Cintra, da Associação de Equipes de Bailes Black do Estado de São Paulo
  • Reunião com Raimundo Bombril, ex-supervisor Estadual do INCRA/SP, para articular participação de quilombolas do Vale da Ribeira no projeto
  • Reunião com Diretor do Departamento de Comunicação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
  • Reunião com Antonio Pinto, futuro secretário da SMPIR, juntamente com Adriana Barbosa (Instituto Feira Preta) e Adriano José (Kultafro)
  • Participação no seminário do Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR), em Laranjal Paulista, com apresentação do PBAE para 120 pessoas. Diálogo com representantes institucionais de alguns municípios (Boituva, Laranjal, Sorocaba, Salto, Avaré) visando à mobilização de afroempreendedores locais para a Rede Nacional.

Divulgação na mídia

  • Criação da página no Facebook para acompanhamento e divulgação do PBAE
  • Entrevista TV Brasil
  • Releases enviados para divulgação em vários sites e blogs, entre eles: Dieese Nacional e unidades regionais, CUT Nacional e representações regionais, PT Nacional e representações em estados e municípios, Secretaria de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT Nacional, CDLs, SEPPIR/PR, FCP/MINC, SEBRAEs Estaduais e Nacional, Conselheiros Estaduais do Projeto Brasil Afroempreendedor, sites e blogs da imprensa, rádio CBN nacional, jornais O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Cursos oferecidos pelo projeto

  • Escola Eboni English

Seminário Maranhão

20 e 21 de fevereiro de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Valter Monteiro – SEBRAE/MA
  • Ana Amélia Mafra – Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC)
  • Marta Maria Andrade – Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes
  • Célia Pinto – Conselho da Igualdade Racial do Maranhão
  • Maria Ângela Machado – SEBRAE Nacional
  • Adilton de Paula – Projeto Brasil Afroempreendedor
  • Adnilson Pinheiro – Secretario Adjunto de Igualdade Racial
  • Ana Amélia Mafra – Fundação Cultural Palmares Gerente Regional
  • Marta Maria Andrade – Coordenadora Executiva do Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes
  • Vanessa Nathália Amorim da Silva – Secretaria da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Coordenadora de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Paz Social
  • Célia Pinto – Presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial (CEIRMA)

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • Secretaria de Estado Extraordinário de Igualdade Racial – SEIR
  • Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC
  • Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS
  • Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC)
  • Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes – COMAFRO
  • Centro de Formação Para a Cidadania – AKONI
  • Coordenação de Igualdade Racial dos Municípios de Codó, Bacabal e Alcântara

Divulgação na mídia

  • Entrevista ao programa “Território Livre”, na Rádio Timbiras
  • Redação e divulgação de materiais sobre o seminário estadual em vários sites e blogs, entre eles: Dieese Nacional e unidades regionais, CUT Nacional e representações regionais, PT Nacional e representações em estados e municípios, Secretaria de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT Nacional, CDLs, SEPPIR/PR, FCP/MINC, Sebraes Estaduais e Nacional, Conselheiros Estaduais do Projeto Brasil Afroempreendedor, sites e blogs da imprensa, rádio CBN nacional, jornais O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Alguns empreendedores já estão fazendo as oficinas para MEIs
  • Seis (6) empreendedores acessaram as oficinas oferecidas pelo SEBRAE na Semana do Empreendedor

Outras parcerias (entidades públicas e privadas)

  • SEBRAE/Bacabal e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Polo Bacabal

Seminário Santa Catarina

13 e 14 de março de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Luci Choinacki – deputada federal (PT/SC)
  • Sandro Silva – deputado estadual (PPS)
  • Angela Albino – deputada estadual (PCdoB)
  • Wilson Sanches Rodrigues – coordenador regional do SEBRAE/SC
  • Maria Ângela Rodrigues – SEBRAE Nacional
  • Nadir Cardoso – diretor da Federação dos Comerciários do Estado de Santa Catarina (FECESC)
  • Flávia Lima – coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis (COPPIR)
  • José Ribeiro – presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPA)
  • Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho – presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB)

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • SEBRAE/SC
  • Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis (COPPIR)
  • Federação dos Comerciários do Estado de Santa Catarina (FECESC)
  • Sindicato dos Bancários da Grande Florianópolis
  • Prefeitura de Florianópolis
  • Prefeitura de Brusque
  • Câmara de Vereadores de Itajaí
  • Câmara de Vereadores de Tubarão
  • Câmara de Vereadores de Laguna
  • Câmara de Vereadores de Camboriú
  • Câmara de Vereadores de Florianópolis
  • Câmara de Vereadores de Prefeitura de Lages
  • Movimento Negro Sul do estado
  • Clubes Sociais Negros
  • Coordenadoria Estadual da Igualdade Racial
  • Prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(ABPN) e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Coordenadoria da Igualdade Racial de Biguaçu
  • Coordenadoria da Igualdade Racial de São José
  • Vereador Adriano de Brito (São José)
  • Márcio Gonzaga, presidente do Conselho de Política Cultural de São José

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Diário Catarinense – Grupo RBS; Jornal Independente; Diarinho; Assembleia Legistativa; Informativo do Vereador Giovani Felix; Deputado Estadual Sandro Silva; Deputada Federal Luci Choinaki; Site do ClicRBS; Portal da Ilha; JI News; Associações empresariais; Site da COPPIR; Prefeitura de Florianópolis; Rádio Transamérica; TV Barriga Verde

Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Contato com Caixa Econômica Federal (CRESCER)

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Cerca de 20% dos inscritos já tiveram atendimento individual do SEBRAE, alguns para formalizar criando CNPJ e outros para encaminhar o Plano de Negócios. Participantes estão sendo cadastrados no Sistema SEBRAE.

Seminário Rio de Janeiro

27 e 28 de março de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Lellette Couto – coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Radial do município do Rio de Janeiro (Ceppir)
  • José Luis Souza Lima – SEBRAE do Rio de Janeiro
  • Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho – presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB)
  • Juliana Santos Cruz – chefe do Departamento de Relacionamento Institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • Márcia Ferreira – Incubadora Afro-brasileira do Rio de Janeiro
  • Ordenael da Silva – presidente do Círculo Olympio Marques (Colymar)
  • Edson Santos – deputado federal (PT/RJ)
  • Jurema Batista – subsecretária de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro
  • Antonio Thobias Júnior – SEBRAE Nacional
  • Neia Daniel – Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC)
  • Cátia Ângelo – assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), representando a Embaixada do Haiti

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON (base para a produção, comunicação, equipamentos e recursos humanos para apoio)
  • CEPPIR – divulgação e apoio Institucional
  • COMDEDINE – divulgação e sensibilização dos integrantes da Feira Africanidades –Artesanato e apoio institucional
  • SEBRAE/RJ – cessão de auditório, confecção de banner, divulgação, coofee breaks, consultor na área financeira, blocos e canetas.
  • COLYMAR – cessão de local para reuniões, divulgação e recurso humano para capacitação.
  • COISA DE MULHER – recursos humanos para a secretaria do seminário.
  • BNDES – participou da mesa de abertura e estamos em conversação para obtenção de crédito.
  • Fundação Cultural Palmares – apoio institucional
  • CASA DO PERDÃO – apoio institucional e divulgação.

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Divulgação através mala direta das instituições parceiras, sites identificados e através a empresa Mídia Étnica.

Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Aguardando nova reunião com o BNDES, que acenou com a possibilidade de desenvolvimento de linha

específica de financiamento.

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Em fase de organização dos grupos por bairro para início do atendimento pelo SEBRAE.

Oito reuniões presenciais atendendo 72 empreendedores e vários atendimentos individuais na sede do CADON e
por telefone. Três visitas a empreendimentos no município do Rio de Janeiro.

Outras parcerias (entidades públicas e privadas)

  • Fundação Cultural Palmares
  • CEPPIR
  • COMDEDINE
  • SEBRAE/RJ
  • Incubadora Afro-brasileira
  • Colymar
  • CADON
  • Embaixada do Haiti
  • Coisa de Mulher
  • Usehuk

OBS: O CADON recebeu uma doação da empresa USEHUK no valor de R$ 20.000,00, que se encontra em fase de formalização.
Os recursos serão destinados para a manutenção da infraestrutura de atendimento aos empreendedores
no CADON, atendimentos em outros municípios (transporte, hospedagem e alimentação) e outras ações necessárias
ao projeto Brasil Afroempreendedor no estado do Rio de Janeiro.

Seminário Rio Grande do Sul

3 e 4 de abril de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Gabinete do Deputado Federal Paulo Ferreira (PT)
  • Adão Villaverde – deputado estadual (PT/RS)
  • Gabinete do Deputado Estadual Valdecir Oliveira(PT)
  • Núcleo de Negros da ULD (PT)
  • Núcleo de Negros do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
  • Revista “Coisa Está Preta”
  • Produtora de Eventos Karina Limeira
  • Ivonete Carvalho – Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALERGS)
  • Joel Souza dos Santos – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Aquicultura do governo do Rio Grande do Sul
  • Homero Cruz da Silva – gerente regional de Educação Corporativo e coordenador de Programa para a Equidade dos Correios no Rio Grande do Sul
  • Núcleo de Negros dos Correios
  • Marisa da Silva – coordenadora do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (CODENE/RS).
  • Eliene Amorim – diretora estadual de Direitos Humanos do governo do Rio Grande do Sul
  • Elisete Moretto – secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para o Povo Negro de Porto Alegre
  • Cláudia Cittolin – a gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS
  • Fundação Cultural Piratini de TV e Rádio FM TVE-RS
  • Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (Coordenadoria da Igualdade Étnica e Racial)
  • Secretaria da Economia Solidária e Apoio ao Microcrédito do RS
  • Antonio Carlos Thobias Junior – SEBRAE Nacional
  • Luiz Antonio de Almeida – Instituto Adolpho Bauer (IAB)

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • RBS/TV Globo (“Jornal do Almoço)
  • TVE /RS – “Programa Estação Cultura” – “Programa Nação” – “Programa Radar” – “Programa Radar)
  • TV ULBRA – “Programa Bibo Nunes Show”;
  • Jornal do Comércio (Porto Alegre)
  • Jornal Correio do Povo (Porto Alegre)
  • Jornal Diário Gaúcho (Porto Alegre)
  • RádioCom FM (Pelotas)
  • Rede Social de Colaboradores (facebook)
  • Site da Prefeitura de Porto Alegre
  • Site de Colaboradores (Revista A Coisa Está Preta)
  •  TV da Assembleia Legislativa do RS (Programa “Confraria Castro Alves”)

 Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Caixa Econômica Federal
  • Banrisul*
  • BRDE*

* Instituições que ainda estão em processo de negociação para adesão ao projeto.

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

Ações de atendimento do SEBRAE (unidade regionais) estão sendo programadas para mês de junho e a partir
do dia 23 de maio (unidade de Pelotas)

Foram realizadas 15 reuniões com grupos de 5 e 10 empreendedores para orientação inicial – sendo que as reuniões
de trabalho e orientação técnica (SEBRAE) estão sendo programadas para formalização de novos empreendedores e
reorientação de planos de negócios de empreendedores já formalizados.

Outras parcerias (entidades públicas e privadas)

  • BRDE, Banrisul, Secretarias e prefeituras municipais e entidade de classe em andamento.

Seminário Bahia

10 e 11 de abril de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Edival Passos Souza – Diretor Superintendente estadual do SEBRAE/BA
  • Bira Coroa – deputado estadual (PT/BA)
  • Silvio Humberto – vereador (PSB/BA)
  • Juci Santana – coordenadora de Empreendedorismo Negro da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
  • Trícia Calmon – subcoordenadora da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (SEPROMI)
  • Gilberto Leal – Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN)
  • Luana Ozemela – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Olivia Santana, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e militante histórica do movimento negro da Bahia
  • Valdo Lumumba – assessor da Secretaria Municipal da Reparação
  • Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho – presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB)
  • Antônio Thobias – SEBRAE Nacional

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI) – Governo da Bahia
  • Secretaria de Trabalho Emprego e Renda – Governo da Bahia
  • SEBRAE/Bahia
  • Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN)

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Site da SEPROMI – http://www.igualdaderacial.ba.gov.br/2014/04/afroempreendedor/
  • Correio Nagô – http://correionago.com.br/portal/projeto-brasil-afroempreendedor-sera-lancado-na-bahia/
  • Brasil.gov.br – http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/04/brasil-afroempreendedor-reuneempresarios-afrodescendentes-na-ba
  • Vermelho.org – http://www.vermelho.org.br/ba/noticia/239773-58
  • Portal Sebrae- Bahia – https://pt-br.facebook.com/sebraebahia/photos/a.191500050892585.44514.1914880708 93783/705159112860007/?type=1&theater
  • Unegro – http://www.unegro.org.br/site/conteudo.php?id=47&id_content=6071&id_secao=0 zz Salvadorcity – http://salvadorcity.com.br/projeto-brasil-afroempreendedor/
  • Salvadorcity – http://salvadorcity.com.br/projeto-brasil-afroempreendedor/

Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Contato com a Caixa Econômica Federal

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Ainda na fase de contatos com os empreendedores. Realizada reunião para nivelamento de informações com alguns empreendedores.

Seminário Pernambuco

15 e 16 de abril de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Humberto Jesus – Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania de Olinda
  • Vera Gomes – Comitê Gestor do projeto Brasil Afroempreendedor
  • Luiz Antonio de Almeida – Instituto Adolpho Bauer (IAB)
  • Jurandir Liberal – Câmara Municipal do Recife
  •  Teca Carlo – Fundação de Cultura de Pernambuco
  • Bernardete Lopes – gestora de comunidades tradicionais de Pernambuco e representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco
  • Eduardo Simplício (Assessor – Deputado Estadual Manoel Santos)
  • Samuel da Luz – gerente de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos do Recife
  • Roberto Moreira – Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE/PE
  • Marcelo Santa Cruz – vereador de Olinda (PT)
  • Jurandir Liberal (Vereador – Recife)
  • Antonio Thobias – SEBRAE Nacional
  • Ricardo Lopes – Assessoria da Secretaria de Emprego, Renda e Turismo de Olinda
  • Lucia dos Prazeres – Gerente de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos de Jaboatão dos
    Guararapes

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • SEBRAE/PE
  • FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco)
  • Governo do Estado de Pernambuco
  • Prefeitura Municipal de Olinda
  • Prefeitura Municipal de Recife
  • Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes
  • FETAPE (Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco)
  • FEMICRO-PE (Federação das Micro-Empresas de Pernambuco)
  • Associação dos Artesões do Alto da Sé – Olinda
  • Associação das Tapioqueiras do Alto da Sé – Olinda
  • Secretaria de Turismo, Emprego e Renda de Olinda
  • Secretaria da Fazenda de Olinda
  • Secretaria da Fazenda de Recife

Reuniões com apoiadores nos estados

  • Reuniões diárias, sem previsões exatas, mas estima-se que gire em torno de 8 reuniões semanais num período de 2 meses.

Divulgação na mídia (contatos e resultados) Portais

  • Prefeitura Municipal de Olinda – página principal e nas páginas das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Governo.
  • Prefeitura Municipal de Recife – página principal e na página da secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Governo
  • SEBRAE/PE – exposto na página principal do órgão

Rádios

  • Programa do Joaquim Júnior – Rádio Folha/PE – entrevista de divulgação
  • CBN/PE – entrevista de divulgação
  • Rádio Brasil – entrevista de divulgação
  • Associação das Rádios Comunitárias de Olinda – entrevista de divulgação

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Em tratativa com o SEBRAE local para cursos específicos para o grupo de Tapioqueiras da Sé.
  • Em tratativa com o SEBRAE local para palestras voltadas a economia criativa.
  • Grupo de artesões solicitou um curso de Gestão Financeira e Marketing para o negócio

Outras parcerias (entidades públicas e privadas)

  • FUNDARPE – Governo de Pernambuco
  • Fundação Cultural Palmares/MINC

Seminário Minas Gerais

8 e 9 de maio de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Jefferson Ney Amaral – gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE/MG
  • Glawerick Lobo – Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais
  • Bernardo Nascimento – presidente do CEABRA/MG
  • Palowa Mendes – Prefeitura de Belo Horizonte
  • Marcos Cardoso – Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen)
  • Betina Borges – empresária e militante da questão racial
  • Carlos Calazans – Petrobras e ex-dirigente da DRT/MG
  • Ibrahima Gaye – Cônsul do Senegal
  • Antonio Carlos Hilário – Escola Sindical Sete de Outubro
  • Maria Mazzarello Rodrigues – empreendedora negra proprietária da Mazza Edições
  • Rui Moreira – empreendedor negro no setor de produção cultural, proprietário da Seraquê
  • Antônio Thobias – SEBRAE Nacional
  • Adilton de Paula – coordenador institucional do projeto Brasil Afroempreendedor
  • Vereador Juninho Paim, único vereador negro na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mandou mensagem,
    bem como o ex-ministro do Ministério da Indústria e Comércio Fernando Pimentel e o deputado federal Nilmario
    Miranda

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades públicas e privadas)

  • SEBRAE/MG
  • Caixa Econômica Federal
  • Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas)
  • Coordenadoria de Promoção de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte/MG
  • Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais
  • Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Nova Lima
  • Prefeitura Municipal de Nova Lima
  • Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves
  • CEABRA/Minas
  • CENARAB/MG
  • CONEN/MG
  • Jornal Hiper Centro
  • Edições Mazza
  • Nandyala Livraria
  • Restaurante Pretória
  • Casa África
  • Mobiliária Dedicação
  • Salão Beleza Negra
  • Conselho Regional de Engenharia – CREA MG

Reuniões com apoiadores nos estados

  • Reunião com empresário da Construtora Dimas Lamonier
  • Reunião com a empresária Maria Mazzarello – Edições Mazza
  • Reunião com Júlio Gomes – empresário e dono do Jornal Hiper Centro
  • Reunião com Terreiro de Candomblé – Nebanvula – cidade de Contagem
  • Reunião com representante do Conselho Regional de Engenharia – CREA/MG
  • Terreiro de Candomblé Bantu Bakisse Kassanje
  • Edilberto Pinto – Gabinete do eeputado estadual Almir Paraca
  • Reunião Centro de Cultura da Prefeitura de Ribeirão das Neves
  • Reunião com a Empreendedora Izabel Goes Cupertino
  • Reunião com o CEABRA/MG
  • Reunião no Escritório de Roberto Carvalho (parceiro que concedeu o ônibus para o deslocamento para o local do evento pós-abertura do dia 7/5)
  • Reunião em Nova Lima com 12 empreendedoras negras e que contou com a presença do ex- prefeito Carlinhos
  • Reunião de apresentação do projeto durante a reunião da diretoria da ACMinas, após a realização do seminário nos dias 6, 7 e 8 de maio, em Belo Horizonte/MG, com um significativo corpo de empresários de Minas Gerais, entre eles, o banqueiro do Banco Bom Sucesso.
  • Reunião com a Escola Sindical Sete de Setembro, onde foi realizado o seminário.

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Jornal Hiper Centro – 40 mil exemplares
  • Faceboock e email, entre outros.
  • Release apresentando o projeto para várias redes de jornais e rádios de Minas Gerais
  • Rádio Autêntica FM
  • Distribuição de panfletos durante a Feira do Empreendedor do SEBRAE/MG, Mercado Central, Feira de Arte e Artesanato de Belo Horizonte e em diversos corredores comerciais de BH

Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Através da parceria com a ACMinas, estamos em negociação com os bancos Bom Sucesso, BDMG e Caixa Econômica Federal

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  •  Atendimentos prestados a empreendedores pelo SEBRAE/MG em processo de realização, com agendas marcadas para a formalização da inscrição dos microempreendedores individuais e microempresas, sendo que o SEBRAE é convidado para a reunião do dia 25 de maio na sede da ACMinas.

Outras parcerias (entidades públicas e privadas)

  • Casa África
  • Salão Beleza Negra
  • Restaurante Pretória
  • Jornal Hiper Centro
  • CONEN/MG
  • CENARAB/MG
  • CEABRA/MG
  • Cia. Seraquê
  • Edições Mazza
  • Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Nova Lima
  • Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais
  • Associação de Mulheres Empreendedoras e Filhos
  • Federação Estadual de Quilombos de Minas Gerais
  • Rádio Autêntica Favela FM

* No dia 26 de maio, no Auditório da ACMinas, será realizada reunião com os empreendedores que participaram do seminário, ampliada com a presença dos que se inscreveram mas que não puderam comparecer. Nesta reunião, será formalizada a assinatura de vários termos de compromissos e organizada Oficina de Planejamento e Planos de Negócios.

Seminário Amapá

15 e 16 de maio de 2014

Autoridades presentes na abertura dos seminários

  • Jorge Alberto de Souza – Presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – IMPROIR (representante do prefeito)
  • Neucirene Almeida – Secretaria Estadual de Políticas pra Afrodescendentes – SEAFRO (representante do governador)
  • Jaezer Dantas – representante da Deputada Federal Dalva Figueiredo
  • Maria Angela Machado – SEBRAE Nacional
  • Silvia Farias – representante do SESC/AP
  • Carlos Piru – representante dos Afroempreendedores
  • Gilberto da Silva – representante do Comitê Estadual Brasil Afroempreendedor
  • Adilton de Paula – Coordenador do Instituto Adolpho Bauer e Coordenador Institucional do projeto Brasil Afroempreendedor
  • Jorge Maciel – representante do Gabinete Social da Prefeitura de Macapá
  • Elisângela Ramos – Superintendência do SEBRAE/AP

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Diário FM – 90,9. Macapá1, Café com Noticia, Ana Girlene
  • Rádio Difusora de Macapá. Tambores no Meio do Mundo – João Ataíde – toda sexta – feira (mês abril e maio)
  • Radio Difusora
  • TV GLOBO
  • Amazonsite

Atendimentos prestados a empreendedores pelos SEBRAEs estaduais

  • Três atendimentos até o momento.

Seminário Goiás

22 e 23 de maio

Autoridades presentes na abertura do seminário

  • José Eduardo da Silva, representando a Prefeitura de Goiânia
  • Márcia Alencar Santana, representando a reitoria da PUC/GO
  • Adilton de Paula, coordenador institucional do projeto Brasil Afroempreendedor
  • Rogério Rodrigues do Nascimento, da Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC)
  • Lucilene dos Santos, gerente de projetos de Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA)
  • Antônio Thobias, consultor do SEBRAE Nacional
  • Marco Antonio de Melo e Cunha, representando o SEBRAE/GO
  • Luiz Carlos Ribeiro da Costa, presidente do CEABRA/GO

Iniciativas em curso de financiamentos a empreendimentos (com bancos)

  • Oferta de crédito e de linhas de fomento, com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal (CRESCER), Banco do Brasil, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), através do Fundo Centro-Oeste, e a Goiás Fomento, entidade de financiamento do estado.

Programa de capacitação em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio. A partir do programa, os empreendedores serão capacitados para a elaboração de planos de negócios. Quem participar da capacitação e elaborar o plano de negócios terá acesso a uma linha de financiamento com valores entre R$ 2 mil e R$ 25 mil.

Seminário Paraná

29 de maio de 2014

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades
públicas e privadas)

  • Câmara Municipal de Curitiba
  • Gabinete do Vereador Jorge Bernardi
  • Gabinete do Vereador Mestre Pop
  • Gabinete da Vereadora Carla Pimentel
  • Caixa Econômica Federal
  • Ministério Publico do Paraná
  • SEBRAE/PR
  • Prefeitura de Colombo
  • Prefeitura da Lapa
  • Associação Beneficente S. Jorge e S. Jerônimo
  • CEPAT
  • Liga das Escolas de Samba de Curitiba
  • Prefeitura de Jacarezinho
  • Prefeitura de Ortigueira
  • Secretaria Municipal de Trabalho de Curitiba
  • Agência Curitiba Empreendedora
  • SESI/Curitiba
  • Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Fundação Cultural de Curitiba
  • APP Sindicato
  • CGTB/Curitiba
  • Sindicatos dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
  • Sindicato dos Fumageiros
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP)
  • Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPR (NEAB/UFPR)
  • COMPER
  • Casa Civil Paraná – PBQ
  • Lideranças do Movimento Negro no PR
  • Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP)
  • Centro Cultural Humaitá

Divulgação na mídia (contatos e resultados)

  • Entrevista em Radio Paraná Educativa
  • Site da Prefeitura de Curitiba
  • Agência Curitiba Empreendedora

Seminário Paraíba

3 de junho de 2014

Parceiros locais mobilizados para os seminários (entidades
públicas e privadas)

  • Secretaria de Gestão e Articulação Política
  • Secretaria de Comunicação Social
  • Secretaria de Trabalho, Emprego e Produção
  • Coordenadoria de Mulheres, LGBT e Negros e Negras
  • SEBRAE/PB
  • CDL/PB
  • Quilombo Guruji, na cidade de Conde
  • Agência Municipal de Desenvolvimento de Campina Grande
  • Conselho de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa
  • Secretaria de Assuntos Institucionais de Caapora
  • Associação Quilombola de Paratibe
  • Banco Cidadão de João Pessoa
  • OAB/PB
  • Correios

4 Relatório Descritivo Financeiro

O presente relatório Descritivo Financeiro segue acompanhado dos respectivos comprovantes dos gastos realizados,
com as especificações correspondentes aos itens de natureza econômica e financeira conforme prevê o Convênio
042 (SEBRAE/IAB/CEABRA). Todos os itens financeiros e econômicos estão devidamente inseridos no Sistema Preste-
Contas do SEBRAE Nacional para os procedimentos técnicos de verificação e aprovação.
Segue abaixo a descrição dos itens previstos para desembolso de cada uma das Instituições (SEBRAE/IAB/CEABRA),
com a designação das contrapartidas.

SEBRAE (valores contratados e executados)

O repasse realizado pelo SEBRAE foi no valor de R$ 962.100,00 (novecentos e cinquenta e oito mil e quinhentos
reais). O referido recurso foi utilizado para pagamento das seguintes despesas:

  • Coordenador Técnico no período de junho a dezembro de 2013 e janeiro a abril de 2014……….R$ 198.000,00
  • 3 Consultores Nacionais no período de junho a dezembro de 2013 e janeiro a abril de 2014………R$ 396.000,00
  • 12 consultores estaduais de fevereiro a maio de 2014……………………………………………………………..R$ 230.400,00
  • Contratado: compra de passagens aéreas (unidades da Federação/Seminários Estaduais)…………R$ 21.600,00
  • Contratados: 36 diárias/ realização: Seminários Estaduais e Reunião do Comitê Gestor – BSB……..R$ 13.320,00
  • Contratado: projeto, diagramação, revisão, impressão e distribuição do livro: Desenvolvimento e empreendedorismo afro-brasileiro – perspectivas para o século XXI…………………………………………………. R$ 102.780,00.

IAB (Valores contratados)

Econômico

  • Coordenador Institucional……………………………………………………………………………………………………R$ 198.000,00

Financeiro

  • Assessoria de Comunicação……………………………………………………………………………………………………R$ 60.000,00
  • Diárias…………………………………………………………………………………………………………………………………..R$ 11.100,00
  • Passagens……………………………………………………………………………………………………………………………..R$ 24.000,00
  • Banco de Dados……………………………………………………………………………………………………………………..R$ 26.633,40
  • Papers…………………………………………………………………………………………………………………………………..R$ 25.333,20
  • Folders projeto………………………………………………………………………………………………………………………R$ 66.880,00
  • Cartazes projeto…………………………………………………………………………………………………………………….R$ 14.362,00
  • Banners Projeto……………………………………………………………………………………………………………………….R$ 1.392,88

CEABRA (Valores contratados)

Econômico

  • Assistente técnico…………………………………………………………………………………………………………………..R$ 18.000,00

Financeiro

  • Cartilha…………………………………………………………………………………………………………………………………R$ 44.940,00
  • Pesquisa………………………………………………………………………………………………………………………………R$ 340.666,68
  • Diárias…………………………………………………………………………………………………………………………………….R$ 4.440,00
  • Passagens……………………………………………………………………………………………………………………………….R$ 7.200,00

Valores Executados (IAB)

Valores executados referentes a contrapartidas do IAB + CEABRA (todas foram pagas com valores de desembolso do IAB)

Econômico

  • Coordenador Institucional ………………………………………………………………………………………….. R$ 198.000,00 (IAB)
  • Assistente técnico …………………………………………………………………………………………………………. R$18.000,00 (IAB)

Financeiro

  • Assessoria de Comunicação………………………………………………………………………………………….. R$ 60.000,00 (IAB)
  • Passagens……………………………………………………………………………………………………………………. R$ 36.462,97 (IAB)
  • Diárias…………………………………………………………………………………………………………………………. R$ 29.785,00 (IAB)
  • Banco de Dados……………………………………………………………………………………………………………. R$ 26.633,40 (IAB)
  • Cartazes projeto…………………………………………………………………………………………………………… R$ 66.880,00 (IAB)
  • Folders projeto……………………………………………………………………………………………………………… R$ 14.362,00(IAB)
  • Banners Projeto……………………………………………………………………………………………………………… R$ 1.392,88 (IAB)
  • Pesquisa…………………………………………………………………………………………………………………….. R$ 225.862,18 (IAB)
  • Cartilha……………………………………………………………………………………………………………………….. R$ 44.940,00 (IAB)

5. Outras Ações

5.1 Lançamento do projeto Brasil Afroempreendedor

No dia 5 de agosto de 2013, na Câmara Municipal de São Paulo, em um evento que reuniu mais de 450 pessoas,
entre micros e pequenos empresários, autoridades e apoiadores da promoção da igualdade racial, o Instituto Adolpho
Bauer (IAB) e o Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), em parceria
com o SEBRAE Nacional, lançaram o projeto Brasil Afroempreendedor. A presença maciça de pequenos e microempreendedores
foi a marca maior do lançamento do projeto. Os empreendedores, a maioria afro-brasileiros, acompanharam
com atenção as manifestações das autoridades que compuseram a mesa do evento, saudando com aplausos em
várias oportunidades as palavras de apoio ao projeto e oferecendo a maior prova do potencial deste segmento para
contribuir com o novo ciclo de desenvolvimento sustentável por que passa o Brasil.

Primeiras iniciativas

Em decorrência do lançamento, surgiram várias ações para a elaboração de projetos congêneres ao Brasil Afroempreendedor,
com disseminação da iniciativa em estados e municípios. A primeira iniciativa desse tipo ocorreu durante
o lançamento do PBAE em São Paulo, com a apresentação do projeto de lei 505, de 01.08.2013, do vereador Alfredinho
(PT/SP), que institui o Programa Municipal São Paulo Afroempreendedor. Há também em curso o projeto de lei
1.620/2013, de autoria do deputado distrital Claudio Abrantes (PT/DF) que institui o Programa Afroempreendedor do
Distrito Federal. Houve também assinatura de protocolos de intenções e a formação de parcerias em vários municípios
e estados do País.

Data: 5 de agosto de 2013
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (SP)
Participantes: 450 pessoas
Autoridades presentes: Ministro da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos; Diretor-
presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto; Deputado federal Vicente Cândido (PT/SP); Deputada estadual Leci
Brandão (PC do B/SP); Secretária adjunta da Secretaria de Políticas de Promoção Racial de São Paulo e ex-ministra da
SEPPIR/PR, Matilde Ribeiro; Vereador José Américo; Vereador Alfredinho; Presidente da Associação Nacional dos Coletivos
de Empreendedores do Brasil (ANCEABRA), João Bosco Borba; Presidente do IAB, Francisco Rodrigues da Silva
Sobrinho; Presidente do CEABRA/SP, João Carlos Borges Martins.

5.2 Instalação do Comitê Gestor

Data: 22 de outubro de 2013
Local: Auditório Multiuso Sebrae Nacional Brasília (DF)
Participantes: Adriana Barbosa, do Instituto Feira Preta, Sérgio Melo, reverendo da Igreja Azusa, João Maria, do
Instituto Maria Comunicação, Cristiane Sobral, da Fundação Cultural Palmares (FCP/MINC), e Graça Santos, da Associação
Nacional da Moda Afro-brasileira (Anamab), além dos representantes do IAB, CEABRA/SP e SEBRAE Nacional. Os
representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e da Secretaria de Políticas de Promoção
da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), justificaram a ausência. A Casa Civil da Presidência
da República e a Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq) ainda não definiram os nomes que
integrarão o comitê.
Resultados: foram criados grupos de trabalho para a execução do projeto e definiu-se que serão elaborados instrumentos
virtuais para a comunicação entre os participantes, para o seu funcionamento e o dos grupos de trabalho, a
partir da constituição de redes on-line. Ficou definida a criação dos GTs Rede Brasil Afroempreendedor, Metodologias
do Afroempreendedorismo, Fundo Brasil Afroempreendedor, Economia Criativa e Comunicação Social.

5.3 Parcerias e Protocolos

Protocolo de Intenção SEBRAE/SEPPIR

Data: novembro de 2013
Local: III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), em Brasília (DF)
Participantes: SEPPIR/PR e o SEBRAE Nacional
Resultados: Protocolo de Intenções que tem como objetivo geral o “fomento ao empreendedorismo negro, de pessoas
e organizações da comunidade negra, junto a potenciais empresários, microempreendedores individuais, micro e pequenasempresas, com vistas à formalização e desenvolvimento de pequenos negócios e consequente geração de emprego e renda, no contexto das ações de prevenção e enfrentamento do racismo institucional e fortalecimento de políticas de promoção
da igualdade racial”. Entre os objetivos específicos, o termo prevê a priorização de medidas voltadas para as mulheres e a
juventude negra, formação e capacitação e compartilhamento das boas práticas nacionais e internacionais.

Rodadas de Negócios e Financiamento (BNDES)

Data: Novembro de 2013
Local: Rodadas de Negócios e Financiamento para Empreendedor@s Afro-brasileir@s, em Brasília (DF)
Participantes: BNDES e Brasil Afroempreendedor
Resultados: primeiras negociações para o financiamento dos investimentos dos micro e pequenos empreendedores
e dos microempreendedores individuais afro-brasileiros.

Reunião com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Casa Civil do Palácio do Planalto

Data: 8 de abril de 2014
Local: Casa Civil da Presidência da República, Palácio do Planalto – Brasília (DF)
Participantes: BID: Daniela Carrera Marquis, diretora da instituição no Brasil; Luana Ozemela, especialista em Desenvolvimento
Social, Divisão de Gênero e Diversidade; e Luciano Schweizer, especialista em Mercados Financeiros,
Mercados de Capitais e Instituições Financeiras. Governo Federal: Vera Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais;
Delcimar Pires, da Secretaria Geral; Natália Fontoura, Coordenadora de Igualdade, Gênero e Raça do Instituto
de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA); Verônica Maia e Eduardo Crois de Oliveira, da Secretaria de Políticas para
Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR); Rogério Rodrigues, da Fundação Cultural
Palmares (FCP). Projeto Brasil Afroempreendedor: Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho, presidente, e Adilton de
Paula, coordenador, do Instituto Adolpho Bauer (IAB); João Martins, do Coletivo de Empresários e Empreendedores
Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP); João Bosco Borba e Carlos Trindade, da Associação Nacional dos Coletivos
de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (ANCEABRA); Marcos West, governo do Distrito Federal e da ANCEABRA.
Pelo SEBRAE Nacional: gestora Maria Angela Machado. Conduziram a reunião os coordenadores Executivo, João
Carlos Nogueira, e Institucional, Adilton de Paula, do projeto Brasil Afroempreendedor.
Resultados: Continuidade e fortalecimento das parcerias entre governo e sociedade civil; realização de pesquisa sobre
mercados e produtos consumidos pela população negra brasileira; a partir de dados pesquisados, focar nos setores e cadeias
produtivas para acelerar os negócios dos afroempreendedores; verificar os impactos dos negócios empreendidos por negros
e negras no conjunto da economia; construir mecanismos para diminuir o nível de risco dos empreendimentos de afro-brasileiros;
constituir equipes técnicas para construir um consistente programa de apoio a empreendedores negros(as); e estudar
a viabilidade de criar uma Incubadora de Programas e Projetos apoiados pelo BID no campo do afroempreendedorismo.

Parceria com Caixa Econômica Federal (Programa CRESCER)

Data: 10 de abril de 2014
Local: Brasília
Participantes: Coordenador Executivo do projeto Brasil Afroempreendedor, João Carlos Nogueira, o Gerente Nacional
de Microcrédito da Caixa, Samuel Crespi, a Consultora Nacional da Área de Negócios, Marissol Maria Soares, e
Gerente de Clientes e Negócios, Enéias Francisco Lino.
Resultados: direção do banco orientará todos os seus gerentes de Negócios de Microcrédito a participar dos seminários
estaduais do projeto Brasil Afroempreendedor. Consultores estaduais do projeto entrarão em contato com a
Caixa e seus representantes. Nos estados em que o Caixa Crescer já opera, serão atendidos todos os empreendedores
que o projeto indicar, ou seja, os 100 empreendimentos, somando-se os 1200 empreendimentos do projeto. O objetivo
é fortalecer a educação financeira e aportar os recursos necessários de crédito junto aos empreendedores.

5.4 Ações nos Estados

  • Estado de São Paulo

Palestra Fomento e Financiamento do Empreendedorismo no Brasil (BID)

Data: 14 de abril de 2014
Local: Auditório Teotônio Vilela, Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
Participantes: 71 pessoas (50 empreendedores inscritos no PBAE)
Resultados: Elevou a expectativa em relação ao projeto e encaminhou solicitação de financiamento para alavancagem
de negócio

I Encontro de Afroempreendedores da Baixada Santista

Data: 22 de maio de 2014
Local: Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (SICON)
Participantes: 31 pessoas – representantes de Coordenadorias de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão, Santos,
São Vicente, SEBRAE Regional, CEF, sociedade civil e afroempreendedores
Resultados: fortalecimento do relacionamento entre os empreendedores, que resultaram em parcerias para realização
de negócios, como também uma apropriação do projeto. No café da manhã, realizado na SMPIR/SP para a apresentação
do projeto AfroFestSP, referente às atividades afroempreendedoras voltadas para a Copa, compareceram 26
inscritos no PBAE, diante de um público de 60 presentes no evento.

  • Estado do Amapá

Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIM)

Data: 15 de maio de 2014
Local: Macapá (AP)
Participantes: Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIM) e Projeto Brasil Afroempreendedor
Resultados: apoio à realização de atividades do Brasil Afroempreendedor no estado

Polo Universitário Equador

Data: 15 de maio de 2014
Local: Macapá (AP)
Participantes: Polo Universitário Equador, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e Projeto Brasil Afroempreendedor
Resultados: apoio à realização de atividades do Brasil Afroempreendedor no estado

  • Estado da Bahia

Fundo Estadual de Combate à Pobreza
Data:
17 de abril
Local:
Salvador (BA)
Participantes:
Governo do Estado da Bahia e Projeto Brasil Afroempreendedor
Resultados:
propostas de cooperação entre o projeto e o Governo da Bahia em iniciativas de fomento ao empreendedorismo
negro, através de um sistema de financiamento que destinará 10% do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para as políticas de inclusão, em torno de R$ 50 milhões ao ano.

  • Estado de Goiás

Fomento ao microcrédito

Data: 22 de maio de 2014
Local: Goiânia (GO)
Participantes: CEF/CRESCER, Banco do Brasil, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e Goiás Fomento e Projeto Brasil Afroempreendedor
Resultados: Oferta de crédito e de linhas de fomento, com a participação de representantes da Caixa Econômica
Federal (CRESCER), Banco do Brasil, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), através do
Fundo Centro-Oeste, e a Goiás Fomento, entidade de financiamento do estado. Programa de capacitação oferecido
pelo projeto Brasil Afroempreendedor em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio. A partir do
programa, os empreendedores serão capacitados para a elaboração de planos de negócios. Quem participar da capacitação
e elaborar o plano de negócios terá acesso a uma linha de financiamento com valores entre R$ 2 mil e R$ 25 mil.

Programa de capacitação

Data: 22 de maio de 2014
Local: Goiânia (GO)
Participantes: Secretaria Estadual da Indústria e Comércio de Goiás e Projeto Brasil Afroempreendedor
Resultados: programa de capacitação ara a elaboração de planos de negócios. O empreendedor que participar da
capacitação e elaborar o plano de negócios terá acesso a uma linha de financiamento com valores entre R$ 2 mil e R$ 25 mil.

5.5 Revista Sustenta Brasil

A quarta edição da Revista Sustenta Brasil discute os desafios da construção de uma política de ação afirmativa e
de combate ao racismo no Brasil a partir da dimensão socioeconômica do afroempreendedorismo. Tendo como fun32
damento a economia criativa e o novo ciclo de desenvolvimento econômico do país, investiga como negros e negras
podem se beneficiar deste momento. A revista é uma das iniciativas do projeto, parceria do Instituto Adolpho Bauer
(IAB), Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), Associação Nacional dos
Coletivos de Afroempreendedores (ANCEABRA) e o SEBRAE Nacional. Com entrevistas, matérias e artigos de opinião,
buscou-se apontar elementos e diretrizes para a construção de uma Rede Nacional de Afroempreendedores e para a
formulação de uma Política Nacional de Afroempreendedorismo.

Lançamento: dezembro de 2013
Elaboração: Amilcar Oliveira (redator e editor); Laercio Castro (designer)
Resultados: revista publicada no site do IAB e encaminhada digitalmente para equipe do projeto, empreendedores,
parceiros e apoiadores do projeto. Foram enviados e-mails para 16.078 endereços eletrônicos desde a postagem,
com mais de 500 visualizações e downloads no site do projeto.

5.6 Reuniões de Planejamento Equipe Projeto Brasil Afroempreendedor*

Data: 20 de agosto de 2013 (reunião virtual)
Participantes: Adilton José de Paula, Maria Alice da Silva, Amilcar Alexandre Oliveira da Rosa, João Carlos Nogueira,
Aparecida Conceição dos Santos
Resultados: planejamento estratégico e da organização dos trabalhos da equipe, tendo como base os seguintes
itens: livro Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro, revista Sustenta Brasil 4, Seminários Estaduais, pesquisa,
seleção de consultores estaduais, banco de dados, Comitê Gestor, captação de contrapartidas, parcerias e relações
institucionais e elaboração de calendário para o próximo período.

Data: 3 e 4 de setembro de 2013
Local: Instituto Adolpho Bauer – Curitiba/PR
Participantes: Adilton José de Paula, Maria Alice da Silva, Amilcar Alexandre Oliveira da Rosa, João Carlos Nogueira,
Aparecida Conceição dos Santos, João Carlos Martins, João Bosco Borba, Maria Angela Machado, Antonio Carlos
Thobias, Luiz Antonio de Almeida, Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho
Resultados: Repactuação – papéis e responsabilidades dos sujeitos do projeto; diálogos iniciais, entendimentos e
sugestões para a organização e estruturação do Comitê Gestor; Prestação de contas dos andamentos do trabalho da
equipe: livro, revista Sustenta Brasil – Brasil Afroemepreendedor, captação de contrapartidas, pesquisa, sites e banco
de dados, preparação dos seminários estaduais, contratação dos consultores estaduais; diálogos sobre a Rede Brasileira
de Afroemepreendedores: O que é a rede? Como vai funcionar?; diálogos sobre a construção da Metodologia do
Afroempreendedorismo, Grupo de Trabalho criado para ampliar a agilidade de processo; reordenamento das prioridades
de trabalho dos membros da equipe; cronograma, calendário e agenda de trabalho.

Data: 12 e 13 de novembro de 2013
Local: Escola Sindical Sul – Florianópolis/SC
Participantes: Luiz Antonio de Almeida, Adilton José de Paula, Maria Alice da Silva, Amilcar Alexandre Oliveira da
Rosa, João Carlos Nogueira, Aparecida Conceição dos Santos, Antônio Thobias
Resultados: atualização do planejamento estratégico e da organização dos trabalhos da equipe, tendo como base
os seguintes itens: livro Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro, revista Sustenta Brasil 4, Seminários
Estaduais, pesquisa, seleção de consultores estaduais, banco de dados, Comitê Gestor, captação de contrapartidas,
parcerias e relações institucionais e elaboração de calendário para o próximo período. A principal alteração foi referente
às datas dos seminários estaduais, antecipados para o primeiro semestre de 2014.

Data: 17 e 20 de dezembro de 2013 (reunião virtual)
Participantes: Adilton José de Paula, Aparecida Conceição dos Santos, Amilcar Oliveira da Rosa, Maria Alice da
Silva, João Carlos Nogueira.
Resultados: organização dos trabalhos da equipe, tendo como base os seguintes itens: entrega dos relatórios de
trabalho, pesquisa sobre afroempreendedorismo, detalhamento dos critérios de inscrição e da formação de comissão
para acompanhar o processo seleção de consultores estaduais, mobilização para os seminários estaduais de São Paulo
e do Maranhão.
* A equipe reúne-se virtualmente às terças-feiras, entre 10h e 11h, para dar encaminhamento às demandas do projeto.

Compartilhe!

Um comentário, add yours.

edy

Inacreditável! Que Bom!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você