Projeto Brasil Afroempreendedor tem seminário preparatório no Paraná

Neste dia 29 de maio, quinta-feira, o projeto Brasil Afroempreendedor realizará seminário preparatório ao seminário estadual, que foi transferido para agosto, em Curitiba (PR). A transferência de data deve-se ao número de participantes inscritos, que não atingiu a meta para a realização da atividade, conforme previsto inicialmente. O mesmo acontecerá com o seminário da Paraíba, também transferido para agosto, e com seminário preparatório marcado para o dia 3 de junho. A atividade de Curitiba está mantida para o auditório do Ministério Público do Estado do Paraná (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico – Curitiba), entre 8h30min e 18h. Com a transferência de datas, as inscrições para participar do seminário e do projeto no Paraná e na Paraíba continuam abertas, e devem ser feitas no site aqui .

Empreendedores afro-brasileiros no Paraná

Dos três estados da região Sul do Brasil, o Paraná é o que apresenta o maior número de afroempreendedores. São 3% de negros e negras que se dedicam ao empreendedorismo no estado, aproximadamente 330 mil pessoas, de um total de 11 milhões no País, contra 2% no Rio Grande do Sul e 1% em Santa Catarina. Esse número corresponde a 29% do total de empreendimentos do estado que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), tem 1,1 milhão de empresários. Os pequenos e microempresários são maioria. O perfil dos empreendedores negros e negras do Paraná corresponde ao dos afroempreendedores brasileiros, a maioria com pequenos negócios, sem empregados (92%), com negócios carentes de políticas de fortalecimento. Esses dados, que constam de pesquisa do SEBRAE, mostram a importância da realização do projeto no Paraná, com políticas de inclusão para empreendedores negros e negras.
São 100 vagas para empreendedores negros e negras que tenham empresa formalizada (com CNPJ) participarem do projeto. Para se inscrever, basta acessar o site do IAB e preencher o formulário. A confirmação da inscrição será mandada para o e-mail dos inscritos. Depois, é necessário estar presente nos dois dias do seminário, receber informações detalhadas sobre o projeto, com as primeiras orientações para o fortalecimento de seu negócio, e preencher o Termo de Compromisso, documento que confirma efetivamente a participação dos empreendedores. A participação é totalmente gratuita, e garante formação avançada durante um ano com técnicos do SEBRAE e da equipe do projeto Brasil Afroempreendedor.

Programação Seminário Estadual Paraná

29 de maio de 2014 

Manhã

8h30 – Credenciamento e acolhimento

9h30 – Mesa de abertura com autoridades

10h15 – Apresentação do Projeto Brasil Afroempreendedor (Adilton de Paula – Coordenador Institucional)

10h30 – Palestra: “Desenvolvimento e o papel das micro e pequenas empresas no Paraná” – João C. Andrade/Consultor SEBRAE/PR)

11h15 – Lançamento do Livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro – Desafios e perspectivas para o século XXI”

11h30 – Mesa-debate: “Desenvolvimento e empreendedorismo afro-brasileiro”

12h30 – Almoço

Tarde

14h – Apresentação do projeto aos participantes do seminário (afroempreendedores) – Adilton de Paula (Coordenador Institucional)

15h – Palestra temática: Palestra Microcrédito (Patricia Sueko Nakanishi/CEF)

15h30 – Coffee-break

17h – Relatos de casos de sucesso

18h – Encerramento

Cronograma dos Seminários Estaduais

Compartilhe!

Deixe o seu comentário, queremos ouvir você